Com o tempo, entendemos que alguns precisamos extrair e lidar com alguns dados a respeito de nossos jogos.
E uma das métricas mais importantes na Steam sem dúvidas é a lista de desejos (Wishlist).
Pois, com base nela é possível ter uma base estimada de como seu jogo irá performar dentro da loja.
O que é uma Wishlist?
E ela funciona de maneira simples, você cria a sua página de jogo dentro da loja, meses antes do lançamento.
E nesse período a Steam faz uma certa divulgação e você também pode trabalhar divulgando seu jogo.
Pois, todos os usuários que colocaram seu jogo na lista de desejos receberão um e-mail, informando quando for lançado.
E o algoritmo da Steam faz um excelente trabalho de divulgação nas primeiras semanas após seu game ser lançado.
E seu jogo é até mesmo recomendado, para pessoas que tenham comprado jogos semelhantes ao seu.
Alcance páginas de destaques dentro da loja!
Mas, conseguir colocar o seu jogo a mostra em páginas de destaques dentro da loja, é um grande feito.
Pois o algoritmo da Steam faz uma busca e um ranqueamento de jogos que serão lançados em um determinado período.
E os jogos com mais listas de desejos nesse apanhado de páginas, são considerados como possíveis jogos de sucesso.
E por consequência são colocados em páginas de destaques dentro da loja.
E isso faz o jogo atingir milhares de usuários, que estão navegando na loja em busca de jogos interessantes.
Um dado importante para as Publishers!
Outro ponto importante é que ter uma boa Lista de desejos, ajuda diretamente na negociação com as Publishers.
Pois, esse é um dos únicos dados mais concretos e sólidos á respeito do potencial de venda do seu jogo.
E mostra o quanto o público está ansioso pelo lançamento, ajudando a convencer a publisher de que vale o investimento.
Mas outra grande vantagem é a conexão com os possíveis compradores do seu jogo.
Por exemplo, nem sempre a quantia total da lista de desejos é convertida em vendas, por diversas razões.
Porém, quando você faz uma promoção, é reenviado um e-mail para os usuários que tem seu jogo na WishList.
Evite esses erros:
Não peça reviews para seus jogos, isso vai totalmente contra as regras da loja, e você pode tomar severas punições.
E evite lançar seus jogos em períodos de grandes promoções dentro da loja, ou lançamentos de jogos grandes.
Pois, você estará disputando atenção com diversos outros jogos mais relevantes e muito mais aguardados que o seu.
Crie uma boa página na Steam:
É fundamental criar a página na Steam assim que já tiver materiais suficientes.
Pois, assim você já pode começar a capturar listas de desejos o mais breve possível.
E a princípio ela pode não ficar 100% completa, mas é sua missão atualizar a página conforme o desenvolvimento avançar.
Mas também crie boas capsulas respeitando as regras da Steam, com logo clara e que se destaque das demais.
E descrições breves sendo claras e objetivas, e as longas focadas em contar ao usuário sobre as mecânicas.
E vantagens que seu jogo traz, de preferência ilustrando com bons gifs.
Porém os trailers precisam ser objetivos, contendo os melhores momentos da gameplay.
E capturas que mostrem variedades de cenários e ambientes do game.
Independente se você terá dinheiro ou não para investir em marketing, é muito importante criar uma comunidade.
Pois ter uma comunidade irá ajudar diretamente na divulgação orgânica do seu jogo.
Por isso use e abuse de todas as redes sociais possíveis, crie conteúdo, vídeos, postagens, tutoriais.
Pois isso manterá sua comunidade unida e engajada em seus trabalhos!
Seja o primeiro a comentar.