While é um laço de repetição muito utilizado na programação, e extremamente útil em diversas situações.
Mas, que pode ser um pouco complexo para o programador inicialmente.
E principalmente precisa ser usado com muita cautela por trazer grandes riscos de performance!
O que é um While?
É uma estrutura que permite que um bloco de código seja executado repetidamente enquanto uma condição for verdadeira.
E literalmente a palavra While significa” Enquanto “, e isso já define muito bem o seu propósito.
E ele é frequentemente usado para automatizar tarefas repetitivas.
Mas, principalmente controlar o fluxo do programa com base em condições dinâmicas.
Pois, sempre que você precisar que determinados comandos se repitam em um momento específico, o While será útil.
Por exemplo, enquanto o player, correr, quero que partículas de poeira sejam spawnadas em cena.
E aqui, perceba que você tem uma condição específica, onde deseja que algo aconteça, enquanto algo for verdadeiro.
E nesse exemplo simples, você usaria um boll “isRunning”, associada ao While, para poder spawnar as partículas.
Pois, sempre que for verdadeira, o Spawn seria feito, e este é um exemplo simples, mas muito claro.
While: Vantagens e Desvantagens
O While é altamente flexível, e muito simples também de usar, mas tem que ser usado com cuidado.
E em suas vantagens o While permite que você atualize continuamente comandos, quando uma condição específica é atendida.
E permitindo um controle preciso, e prático para executar funções que seriam complexas.
Por exemplo, criar loops ou fazer varreduras completas em Arrays e Lists, em tempo de jogo.
Embora o laço while seja uma ferramenta poderosa, ele também apresenta desvantagens que os desenvolvedores de jogos devem considerar:
Mas, podem haver perigos reais no uso errado desse comando, que prejudicam diretamente a performance do jogo.
Por exemplo, criar uma condição que nunca se torna falsa, resultando em um loop infinito.
E isso pode até mesmo travar o jogo e causar problemas sérios.
Por serem, executados continuamente, podem consumir recursos significativos do sistema, como CPU e memória.
E isso pode prejudicar o desempenho do jogo, especialmente em dispositivos mais fracos.
É importante otimizar o uso de laços while para minimizar o impacto nos recursos do sistema.
Portanto, o laço While pode não ser a melhor escolha para todas as situações, podendo ser melhor o For ou condicionais.
Por isso, é importante escolher a estrutura certa para cada tarefa específica no jogo.
Como usar?
Para usar o laço while de forma eficaz, é necessário seguir algumas regras simples.
E primeiro certifique-se de que as condições para a execução do while sejam claramente definidas e controladas.
E principalmente garantir que as variáveis condicionais, possam inverter seus valores em algum momento.
Pois, isso ajuda a evitar loops infinitos e garante que o laço seja encerrado quando necessário.
E após tomar essas precauções, basta declararem While, abrir e fechar parenteses, aonde adicionaremos a condição.
E dentro das chaves é onde executaremos os comandos desejados no momento.
Mas, de forma alguma coloque esse loop em um Update, sem ter uma condição que impeça de ser chamado constantemente.
E basicamente é essa a forma de se usar o While, muito simples, porém, com cautela.
Os laços de repetição são extremamente úteis, e existem outras opções como o For, por exemplo.
E cada um será mais eficiente e melhor usado em determinadas situações.
Por isso, vale muito a pena, analisar o caso, e sempre estudar outras opções recomendadas!
Logo abaixo você poderá ver uma aula mais detalhada sobre esse tópico:
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