Na parte artística do desenvolvimento de um jogo, é preciso lidar com diversos conceitos e principalmente com animações.
Pois, todos os personagens precisarão ter diversos tipos de animações, e que precisam ser muito bem elaboradas.
E dentre elas têm a animação de andar ou caminhada, ao qual vamos conversar mais a fundo nesse artigo.
Você precisa de uma base
Se você se arriscar a criar essa animação de cabeça, sem ter experiencia, é bem possível que você falhe.
Pois, apesar de parecer algo simples, existem alguns detalhes importantes para trazer uma caminhada mais fiel ao mundo real.
E estes detalhes fizeram Walter Disney e sua equipe, sentir a necessidade de criar os 12 princípios da animação.
E que você pode saber mais clicando na imagem ao lado, mas são detalhes que trazem mais realismo para a animação.
Então vamos tentar entender melhor como criar um ciclo de caminhada de maneira mais simples e prática!
Simplificando os Quadros
Normalmente um padrão amplamente seguido por grandes artistas é desenhar 12 quadros para animações.
Mas, para a caminhada é possível fazer com apenas 8 frames, mantendo a facilidade e a qualidade da animação.
Contato e Passada:
Podemos começar com duas poses chaves, que é a de contato e passada, sendo o contato a primeira.
E no contato a perna de trás faz o contato com o chão, ou seja, a perna de trás está pisando.
E a pose de passada trazemos a perna de trás que fez o contato anteriormente, mais pra trás.
E a perna da frente agora passa por ela como no exemplo da imagem ao lado.
E agora vamos duplicar esses 2 quadros iniciais, mas invertendo os braços e pernas agora, para fechar um ciclo simples.
Pois, onde antes era o braço direito, você colocará o esquerdo naquela posição, fazendo o mesmo para os outros membros.
Cima e baixo:
Por mais que já tenhamos um efeito de caminhada simples, ainda precisamos de mais duas poses.
Pois, a animação está muito estática e robótica, mas quando caminhamos nosso corpo sobe e desce frequentemente.
E são justamente os quadros de subir e descer que precisamos, pois, após o contato, descemos.
E após a passada, temos o frame de subir como na imagem ao lado.
E esse quadro de descer e subir, precisa posicionar os braços em posições intermediarias também.
E agora basta duplicar esses novos quadros, e inverter suas posições também.
Pois, dessa forma eles encaixarão perfeitamente nos quadros de contato e passadas invertidos.
E assim fechando os 8 quadros principais, como na imagem de exemplo com um boneco de palitinho!
Criar animações pode ser um pouco complexo a princípio, mas com algumas dicas e conceitos fica bem mais fácil.
E no curso Aprenda Pixel Arte, você encontrará diversas outras dicas valiosas como estas para seus desenhos.
Contando com um módulo inteiro sobre animação, que te ajudará a dar vida aos seus desenhos.
Clique agora na imagem ao lado e conheça todos os segredos dos maiores, pixel artistas do mercado!
Seja o primeiro a comentar.