Voxel vem ganhando muito espaço no desenvolvimento de jogos recentemente, por ter um estilo mais simples.
E existem diversos estilos visuais que podemos escolher para aplicar em nossos jogos, como a pixel arte.
E neste artigo você conhecerá tudo sobre esse estilo que pode ser considerado a Pixel Arte 3D da atualidade.
Voxel
Enquanto que na Pixel arte a menor unidade é um pixel, no voxel a menor unidade se torna um cubo.
E como na Pixel Arte, uma Voxel arte é feita através de organização de diversos cubos.
Sendo a base para criar formas e estruturas mais complexas, por exemplo.
Mas, a vantagem aqui é que as artes ganham proporções tridimensionais de relevo e profundidade.
E trazem um realismo a mais do que a Pixel arte tradicional.
Surgimento
Não se sabe ao certo qual foi o start inicial para o surgimento da Voxel arte.
Mas acredita-se que uma das principais inspirações e base, foi o nosso adorado Minecraft.
Pois, o mundo de Minecraft é totalmente baseado em cubos e permite uma liberdade gigantesca de criação aos jogadores.
E os jogos que usam desse estilo de arte trazem muito dessas características de liberdade criativa misturada com Pixel Arte.
Voxel e física
Uma das vantagens de estruturas feitas em Voxel é que cada bloco é tratado como um objeto único dentro da engine.
E isso permite a criação de mecânicas muito interessantes de construção e demolição dentro do jogo.
Pois, a física atua de maneira independente em cada bloco.
Permitindo, por exemplo, explosões realistas com chuvas de objetos por todo lado.
Comunidade
Devido a fã base de Minecraft, existem milhares de pessoas que adoram jogos no estilo Voxel, pelo fator, nostalgia.
E obviamente cada jogo fará um uso e aplicação diferente dos voxels.
Mas em sua grande maioria, tiram vantagens da fácil manipulação dos blocos.
Por exemplo, construir e destruir estruturas, ou move – las dentro do jogo.
E interações físicas em cada bloco, e até personalização de Skins e equipamentos.
Como criar?
O processo de criação é uma mistura de Pixel Arte com modelagem basicamente.
Pois, você precisará estruturar o desenho como fazemos normalmente em Pixel arte.
Mas, a diferença é que você precisará lidar com o desenho, seja um personagem ou um objeto, em um ambiente 3D.
Rotacionando e adicionando relevo e profundidade como em um modelo 3D por exemplo.
E posteriormente animar esse modelo.
Qubicle Voxel Editor 8
Este é software é ótimo para a criação de artes nesse estilo.
Mas, ele é vendido com expansões, onde a base sai a partir de 29 reais na Steam.
E a versão completa por 206, que inclui sua licença de comercialização.
E apesar de ser um excelente software, ele compensa apenas para quem consegue tirar lucros trabalhando na área.
Magica Voxel
Este possivelmente é o mais conhecido e utilizado para a criação de Voxel arte, por ser extremamente completo e gratuito.
E permitindo pintar, criar, renderizar modelos em voxel e exportar para: Obj, Mc, QB e Bake.
E sua interface é bem parecida a programas de Pixel Arte, como o Aseprite por exemplo.
Mas focando na produção de modelos e animações simples (com até 126³ voxeis por imagem).
E além de iluminação e alguns filtros simples.
Pivo
Pivo é um jogo casual de quebra cabeças e resoluções de puzzles porém, alternando entre um ambiente 2D e 3D para avançar.
E o mais bacana é que por conta do uso de Voxel, ao alternar para a visão 2D, temos a sensação visual de um jogo feito em pixel art quando.
E isso traz uma imersão e uma experiência bem única para o jogo em si, sendo mais uma dica de como poderíamos usar de forma inteligente esse estilo de arte.
Faça uma análise do seu projeto!
Assim como todo estilo de arte, o Voxel traz vantagens e desvantagens.
E você precisa analisar quando realmente vale a pena fazer o uso em seus jogos.
Pois, nas desvantagens temos o fato de que lidar com cada cubo contendo uma física única. E pode exigir muito experiencia, principalmente em otimização e performance.
Mas, uma das vantagens é que sem dúvidas é um estilo visual que traz uma identidade única ao projeto.
E permitindo inúmeras possibilidades não só visuais, mas de mecânicas de jogo mais complexas.
Como uma vasta manipulação do ambiente do jogo, por exemplo.
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