O sonho de todo desenvolvedor indie é um dia poder lançar seus jogos para todas as plataformas possíveis!
Mas, para algumas plataformas, como por exemplo os consoles, isso só é possível com um DevKit.
O que são DevKits?
São compostos por várias ferramentas e hardwares que visam auxiliar o desenvolvedor a implementar seu jogo em determinada plataforma.
Normalmente, esses Kits se assemelham bastante com os próprios consoles ou portáteis na sua aparência, mas, uma grande diferença é que em sua maioria não existe a possibilidade de se instalar games, pois são versões feitas especificamente para testes.
Entretanto eles facilitam demais ao desenvolvedor na hora de testar e portar a sua aplicação para essa plataforma, pois com o auxílio de um Devkit.
O desenvolvedor tem a noção real de como as mecânicas e implementações dos seus jogos irão se portar na mão do jogador.
Hoje em dia é permitido ao desenvolvedor até mesmo publicar direto na plataforma, como no caso do Nintendo Switch e PlayStation 4, por serem extremamente otimizados e já trazerem incluso todos os softwares necessários.
Como conseguir um DevKit?
Conseguir um DevKit não é tão simples como ir em uma loja e simplesmente comprar o seu, normalmente, você precisa recorrer a alguma publisher, indo lá e negociando uma parceria dela com o seu projeto.
Caso seja bem sucedida a sua parceria, basta apenas disponibilizar o código fonta à elas para que façam a portabilidade do seu jogo, já que elas dispõem de vários DevKits para portar os jogos que irão publicar.
Outra forma seria você publicar seu jogo para pc ou mobile, e torcer para que ele faça um baita sucesso com os jogadores, e assim chamar a atenção das empresas donas dos consoles, principalmente, que poderiam estar te enviando um DevKit com a proposta de você portar seu game para a plataforma deles.
Então você teria todo o trabalho com a ajuda desse kit, de adaptar seu game para essa nova plataforma.
Problemas enfrentados pelos Devs brasileiros
No Brasil é muito mais complicado do que o normal para se receber os DevKits , pois na maioria dos casos, eles são enviados de fora do país para os desenvolvedores daqui e como existe muita burocracia tributária, muitos desses kits acabam ficando por meses presos na alfândega, chegando ao ponto de, em alguns casos, a desenvolvedora ou o desenvolvedor indie perder o contrato com a publisher.
Por outro lado, quando são aprovados na alfândega, os impostos são absurdos já que devido à falta de padrão de preço nos DevKits, eles acabam não sendo produtos comerciais.
Muitas vezes eles acabam optando em mandar um membro da equipe ir para o exterior buscar o DevKit e trazê-lo consigo, declarando no próprio aeroporto para agilizar todo esse processo de taxação.
Podemos dizer que hoje em dia com todas as GameEngines disponíveis no mercado de forma gratuita, possibilitando qualquer pessoa a começar a criar seus jogos, somando isso ao fato de que com o crescimento das redes sociais e plataformas como o Youtube, que facilitam demais o acesso ao conhecimento, recheado de aulas gratuitas e tutoriais.
A tendência é a cada dia crescer mais e mais o número de desenvolvedores atuando de forma indie ou com pequenos studios e é natural que as grandes empresas também facilitem o acesso aos DevKits incentivando cada dia mais o crescimento do mercado de games.
Atualmente, as formas mais comuns de se ter acesso aos DevKits são as que foram citadas neste artigo.
Seja o primeiro a comentar.