Já parou para pra pensar como o computador funciona?
Parece que não, mas isso é crucial para quem quer aprender a programar.
Isso porque linguagem de programação não tem esse nome a toa.
A língua portuguesa tem esse nome porque ela serve para nós conversarmos com as pessoas e a linguagem de programação serve para nós conversarmos com o computador.
E para nós conversarmos com o computador nós precisamos mandar ele fazer o que ele sabe, para isso é importante entender como ele funciona.
Caso você queira saber como aprender a programar jogos temos um artigo completo explicando:
Como aprender a programar jogos
Variáveis Unity | O que são e como usá-las?
1 – O que são variáveis
2 – Os diferentes tipos
3 – Como usar variáveis na Unity
O que são variáveis
Variáveis são uma forma da gente mandar o computador guardar informações.
Essas informações podem ser textos, números ou coordenadas.
Isso é muito importante para o computador fazer contas ou comparar informações.
Pense comigo, se você quer fazer uma soma, você vai escrever no papel os números para fazer os cálculos.
O computador também precisa saber quais são os números que ele precisa para fazer contas e para isso existem as variáveis.
Elas servem então para mostrar para o computador as informações que ele deve guardar e depois você pode modificar essas informações da forma que quiser.
Os diferentes tipos de variáveis
Declarar uma variável então é mostrar pro computador que tipo de informação ele deve guardar e qual o nome ele deve atribuir a ela.
Isso é muito importante para nós conseguirmos usar e modificar essas informações depois.
A forma de declarar a variável depende da linguagem, mas a ideia é sempre a mesma: colocar o tipo de variável, o nome e qual o valor que ela terá.
Entre os diversos tipos de variáveis existem:
Inteiro: Esse tipo de variável guarda números inteiros como -1, 0, 2 e 5.
Float: Esse tipo de variável guarda números inteiros e quebrados como -2.45, 3.1415, 0.12 e 10.79.
String: Essa é a variável que serve para textos, os números também serão lidos como texto. Exemplo: “Teste123”, “Comida”, “52,4 toneladas”.
Bool: Essa variável serve para guardar ações binárias e ela só tem valor de verdadeiro ou falso.
Para declararmos uma variável é importante também lembrarmos que o nome não pode ter acentos, espaços e nem caracteres especiais.
Ao declarar uma variável também não somos obrigados, dependendo da linguagem, colocar o valor dela.
Isso porque o próprio computador coloca para nós os valores padrão de cada tipo de variável:
Inteiro = 0
Float = 0.0
String = ” “
Bool = false
Como usar variáveis na Unity
Como eu disse, cada linguagem tem a sua forma de declarar variável.
Na Unity nós usamos o C# e para declararmos uma variável seguimos essa estrutura:
Tipo Nome = Valor;
Os tipos se escrevem da seguinte forma nessa linguagem:
int inteiro = 2;
float nao_inteiro = 3.45f;
string texto = “Meu texto”;
bool boleano = true;
Na Unity, ainda, temos algumas variáveis específicas para a criação de jogos como:
GameObject: Armazena objetos dentro da cena.
Color: Armazena cores para você usar em diversas situações.
Material: Armazena materiais que podem ser usados em objetos.
Vector3: Armazena coordenadas em 3 dimensões: x, y, z.
Vector2: Armazena coordenadas em 2 dimensões: x, y.
Light: Armazena o componente Light dentro de um objeto.
Camera: Armazena o componente Camera dentro de um objeto.
MeshRenderer: MeshRenderer é um componente para renderizar objetos, ele também pode ser armazenado para ser modificado.
UI.Text e UI.Button: Esses são botões e textos utilizados para fazer menus, você pode guardar eles em variáveis para poder modificar depois.
Gostou desse artigo? Temos mais em nosso blog: www.crieseusjogos.com.br
Também temos vídeos toda semana em nosso canal do Youtube: Crie seus jogos – Youtube
Baixe gratuitamente: os passos para desenvolver jogos de sucesso
Seja o primeiro a comentar.