Ao criarmos nossos jogos, existem alguns conceitos de level design que precisam ser considerados.
Pois, por melhor que seja a arte e a programação do seu jogo, elas não são garantias de diversão.
E mesmo tendo extrema importância, o que deixa seu jogo divertido são os laços de jogabilidade bem aplicadas.
O que são Laços de Jogabilidade?
A jogabilidade em jogos é definida analisando mecânicas que se completam e interagem, de forma a se complementar.
Mas uma das missões do level design é utilizar e organizar da melhor maneira as mecânicas disponíveis.
E fazer com que a gameplay do jogador seja a mais agradável e divertida possível, e para isso, é necessário algumas análises.
Por exemplo, os Laços de jogabilidade, que facilitam ainda mais a construção do seu game como um todo.
E para isso você precisará definir quais são as mecânicas centrais do seu jogo, e como elas unidas, podem formar um laço.
E esse laço em loop, precisa ser natural e divertido, para que o jogador não enjoe do seu game logo de cara.
Sendo assim, seu trabalho inicial é selecionar as mecânicas principais, e refina-las, até que a jogabilidade central esteja completa.
E depois você pode formar um laço secundário, que venha a reforçar e complementar o principal.
E por fim, um último laço de mecânicas de complemento, mas que não necessariamente precisam estar ligadas aos laços anteriores.
Porque devo organizar mecânicas em laços?
Note, que fazendo assim, fica muito mais claro de visualizar a estrutura de gameplay de um jogo.
E com isso você consegue separar muito bem as mecânicas necessárias para sua gameplay funcionar bem.
Porque, diferente de como muitos fazem, que apenas vão adicionando mecânicas aleatórias em seu game.
Utilizando laços, você dará um sentido real para cada mecânica presente no seu jogo, e poderá excluir outras desnecessárias.
Pois, se analisarmos o laço principal, ele funcionará perfeitamente sem a necessidade dos outros laços complementares.
Além de facilitar a criação de um jogo, pois, você saberá exatamente quais são as mecânicas prioritárias.
E seu jogo não será como outros, que possuem dezenas de mecânicas diferentes, mas muitas nem são úteis.
Um protótipo faz toda a diferença!
Os laços de jogabilidade podem ser definidos antes mesmo de criar seu game, ao criamos um GDD.
Pois, você pode anotar e separar as mecânicas em grupos, analisar as interações delas e criar um protótipo.
E com o protótipo você poderá realmente ver o que está fazendo sentido, e definir de vez o que será implementado.
Porque após validar suas ideias, você cria um GDD, já com o laço central, secundário e complementar, definidos.
E ai sim começa a fazer de fato seu game, porém, isso não é uma regra, pois, você pode testar apenas um laço especifico.
Em resumo, os laços de jogabilidade podem facilitar demais na hora de criar seus jogos.
Porque você irá abordar as mecânicas do seu game de forma mais estruturada e amarra-las com mais facilidade.
E isso trará ao jogador a sensação de um jogo mais realista, onde tudo se encaixa perfeitamente e faz sentido.
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