A Unity recentemente fez anúncios de mudanças que vão ocorrer no seu sistema de cobrança.
E o fato repercutiu mundialmente, gerando uma insatisfação completa de todo o mercado.
Mas, quais os motivos para esse descontentamento e como está a situação até o momento?
Unity e o grande anúncio
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No dia 12 de setembro de 2023, a Unity fez o anúncio de mudanças que serão feitas no seu modelo de planos.
E a partir de 1 de janeiro de 2024 esse sistema sofrerá algumas mudanças em relação ao que temos atualmente.
Pois, quem usa Unity Personal e Plus, e fizer mais de 200 mil instalações e 200 mil em arrecadação receberia uma nova taxa.
Ou seja, assim que atingir esses 2 requisitos, passaria ser cobrado uma nova taxa, de 20 centavos dóllar por instalação.
E para Unity Pro e Enterprise, os limites para os 2 requisitos sobem para 1 milhão.
E segundo estimativas, essa notificação não afetará nem 90% dos usuários e desenvolvedores indies da Unity.
Pois, apenas 9% dos jogos feitos na Unity, conseguem chegar a ultrapassar esse limite de 200 mil em arrecadação.
E existem alguns detalhes, pois, para usuários Pro e Enterprise, essa taxa vai caindo quanto mais instalações.
E para países emergentes, como o Brasil, por exemplo, o valor cai de 20 para 2 centavos dolar.
Mas quais os motivos das Insatisfações?
Por mais que a maioria dos desenvolvedores não sejam afetados com essa mudança, esse sistema gerou muitas dúvidas.
E isso fez até mesmo a Unity criar um fAQ, só para sanar todas as dúvidas geradas.
E existiram inúmeros pontos levantados pela comunidade que apontam como um sistema extremamente problemático.
Pois, não se sabe como eles efetuarão a contagem precisa e transparente do número de instalações que o jogo terá.
E eles mesmo não revelaram comom fariam isso, gerando ainda mais insegurança por parte da comunidade.
E como diferenciariam instalações piratas de originais, demos gratuitas, jogos de caridade, jogos web, jogos freemiun, etc.
Mas, além disso, jogos em serviços como gamepas, quem pagaria é a Microsoft? Eles concordaram?
E poderia até resultar em plataformas e publisher recusarem jogos feitos em Unity, afetando todos os desenvolvedores.
E outro ponto é que foi uma mudança, retroativa, que afeta até jogos lançados no passado.
Porém, eles nem sabiam dessa politica, podendo incorrer em processos jurídicos.
Em resumo tem inúmeras situações problemáticas e negativas levantadas pela comunidade.
E a Unity tentou responder algumas, mas as soluções apresentadas não agradaram em nada o público.
Um pedido de desculpas da Unity
E como visto essa mudança feita a força sem nenhum aviso prévio foi um verdadeiro caos para a Unity.
Pois, desenvolvedores mobile, boicotaram a empresa de desativando seu sistema ADS de anúncio.
E estúdios declararam que irão mudar de engines, e até tiras seus jogos do mercado.
E sem contar o grande número de desenvolvedores que agora estão de fato migrando de Engine.
Mas, o maior problema aqui foi a quebra de confiança, e não dá pra mensurar o quanto isso afetou a Engine.
Pois, suas ações caíram e pedidos para a demissão do CEO se tornaram recorrentes.
E em meio a todo esta situação, no domingo dia 17 de setembro, eles soltaram uma nota de pedido de desculpas.
E comunicaram que repensariam esse modelo, em conjunto com a diretoria, levando em conta a opinião da comunidade.
Mas, que ainda essa semana anunciaria mudanças oficiais, e que muito provavelmente respeito a comunidade.
Porém, não deram uma data, e não disseram em quais pontos da proposta inicial, fariam modificações.
E agora resta apenas aguardar para ver qual será o próximo capítulo, e o quanto isso afetará o mercado!
Logo abaixo você pode ver um vídeo completo sobre o assunto:
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