A Unity dia 12 de setembro de 2023, fez um anúncio de alterações em seus planos.
Mas, o que eles não esperavam era que isso tudo se tornaria uma grande polêmica.
E após se desculparem e recuarem, nessas alterações, finalmente eles trouxeram uma nova proposta.
Unity e a sua nova proposta!
No dia 22 de setembro de 2022, a Unity finalmente se pronunciou após toda a polêmica envolvendo seus planos.
E apresentaram uma nova proposta muito mais interessante do que a que foi feita inicialmente.
E a primeira grande mudança é que nenhum dos jogos já lançados ou até em desenvolvimento atualmente serão afetados.
Pois, a nova taxa Runtime Fee só passará a valer em versões LTS 2023 ou superior.
Ou seja, podemos ficar despreocupados, pois, essa versão não foi nem lançada ainda, afinal atualmente estamos na versão 2022 LTS.
E outra grande mudança foi no limite obrigatório para a troca de plano de Personal/Student para Pro.
Pois, saiu de 100 mil dólares para 200 mil dólares de receita com seu jogo, para finalmente migrar de plano.
E a taxa é de aproximadamente 12 mil reais por ano, então realmente ficou bem mais interessante.
E para evitarmos a nova taxa, basta criar seus jogos nas versões que temos atualmente disponíveis no mercado.
Nova Taxa a partir da LTS 2023
Como ficará a situação quando você atualizar para as versões LTS 2023 ou superior?
E primeiramente você só passa a ser Pró a partir de 200 mil dólares de receita, pagando a taxa anual.
E antes disso você não pagará nada a Unity, e removeram também a obrigatoriedade da tela inicial em seus jogos.
Porém, a taxa só é aplicável após seu jogo ter 1 milhão de dólares em receita bruta nos últimos 12 meses.
E também ter um milhão de “Compromissos iniciais”, que foi o termo por eles usados para desfazer confusões.
Pois, eles irão realmente contar apenas a primeira interação do jogador com o jogo.
Ou seja, não serão validos cópias piratas, reinstalações, instalações em máquinas diferentes, etc.
Mas, outro detalhe é que será o desenvolvedor o responsável por contabilizar e entregar esses relatórios.
E a Unity só fará essa contagem por conta própria, caso o desenvolvedor não entregue os relatórios.
E ela usará de dados dos serviços que você concorda em integrar ao seu projeto e dados externos disponíveis.
Unity resolveu o problema?
Dessa vez aparentemente a comunidade como um todo aceitou de maneira mais pacífica os novos planos.
Pois, eles melhoraram demais a proposta inicial, e também ouviram aos apelos dos principais afetados.
Mas, encontraram um ponto de equilíbrio entre implementar o que eles desejavam e respeitar os desenvolvedores.
Pois, ninguém atualmente será afetado, mas a longo prazo todos se tornarão elegíveis para essa taxa.
Mas, ainda que isso aconteça, os limites mínimos são imensamente maiores a serem batidos.
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