No mercado existem diversas engines para ajudar os desenvolvedores indies e studios a desenvolverem seus jogos.
Contudo, pode se dizer que as mais populares e líderes nesse ramo são a Unity e a Unreal.
Recentemente, saiu a notícia de que a Unity fez uma grande aquisição que poderá tornar ainda mais acirrada essa disputa.
Ela comprou Weta Digital de Peter Jackson por US$ 1,6 bilhão!
Quem é a Weta Digital ?
Weta Digital é uma empresa de efeitos especiais cofundada por Peter Jackson em 1993.
Eles foram responsáveis pelos efeitos visuais da trilogia de O Senhor dos Anéis, em meados dos anos 2.000.
Já receberam seis Oscars e diversos prêmios por inovarem a indústria dos efeitos visuais nos cinemas.
Sua tecnologia desenvolvida para aplicar os efeitos visuais nos filmes vem moldando a indústria.
Grandes aplicativos de VFX foram desenvolvidos no studio ou até mesmo por ex-funcionários, o que mostra o nível de seus profissionais.
Softwares como 3D Mary, ModeBox e Massive, são exemplos de potentes ferramentas desenvolvidas por eles e vendidos como produtos comerciais independentes.
O que exatamente a Unity adquiriu?
Neste pacote, vem toda a equipe de engenharia, softwares poderosos para os VFX e uma biblioteca de ativos internos imensa.
Contando com softwares de criação, animação, simulação, cenografia, renderização, produção virtual, gerenciamento de produção de ativos!
Também inclui Framework de simulação, ferramentas de iluminação, um conjunto de ferramentas de personagem e uma vasta diversidade de texturas para ambientação.
Quais as vantagens para os desenvolvedores de jogos?
Com essa aquisição de agora, a Unity conta com diversos engenheiros à disposição e poderosas ferramentas de efeitos visuais.
Ela pretende incorporar todas estas ferramentas e efeitos e potencializar ainda mais a Engine.
Isso significa que milhares de desenvolvedores tem a possibilidade de cada vez mais criar projetos com recursos gráficos absurdos.
Nos próximos anos, a Unity irá passar por diversas mudanças e melhorias e dar um passo a mais para ser uma das ferramentas mais completas do mercado.
Com milhares de desenvolvedores tendo à sua disposição ferramentas de ponta, a possibilidade de jogos inovadores surgirem é imensa.
Buscando o Metaverso
Disponibilizando essa tecnologia aos milhares de desenvolvedores, a Unity acredita deixar cada vez mais próxima a criação do metaverso.
O termo “Metaverso” vem ganhando muita relevância ultimamente, em resumo, seria uma realidade virtual alternativa.
Muitos acreditam que em breve o Metaverso será o futuro, com possibilidades reais de diversas empresas migrarem para lá.
Seria como um jogo de realidade aumentada, onde você trabalharia, teria sua vida, e inclusive receberia em criptomoedas e por aí vai.
De fato, com a possibilidade de criar mundos tão belos e vivos quanto a vida real e a ideia de um mundo virtual fictício não fica tão distante assim.
É muito animador ver que as maiores Engines que abrem as portas para nós indies, vem a cada dia mais se aprimorando e trazendo diversas ferramentas para que possamos dar vida as nossa ideias e sonhos, com uma qualidade muito alta.
Seja o primeiro a comentar.