A Unity enfrentou uma série de polêmicas recentes e que abalaram sua reputação na comunidade de desenvolvedores.
E isso tudo após o anúncio de diversas alterações no seu modelo de negócio pelo até então CEO John Riccitiello.
Mas que eventualmente deixou o cargo após toda a repercussão, e a agora a Unity vem revertendo toda essa situação.
Unity e a polêmica Taxa Runtime Fe
Em setembro de 2023, a Unity anunciou algumas alterações no seu modelo de negócios.
E que afetariam retroativamente até mesmo jogos feitos em versões anteriores.
E uma das alterações mais criticas era: começar a cobrar desenvolvedores de jogos por cada instalação.
A Taxa Runtime Fe previa a cobrança de US$ 0,20 por instalação para jogos que ultrapassassem a marca de 200 mil downloads.
E a reação foi imediata e negativa, com estúdios de renome, como os criadores de Terraria e Cult of the Lamb, ameaçando retirar seus jogos da Unity.
E crítica girava em torno do impacto financeiro que essa medida teria sobre estúdios menores.
A Saída de John Riccitiello da Unity
Diante da repercussão negativa e da pressão da comunidade, a Unity recuou.
A nova proposta indicava que apenas jogos com mais de US$ 1 milhão em receita anual.
E 1 milhão de “primeiros engajamentos” seriam taxados.
Além disso, a Unity Personal, voltada para desenvolvedores iniciantes, continuaria gratuita e sem taxas adicionais.
Em meio a esse cenário de controvérsias, John Riccitiello, que liderava a Unity desde 2014, deixou seus cargos de CEO
Esse movimento foi um esforço para tentar amenizar as tensões, mas a confiança da comunidade já estava abalada.
Fim de um modelo de cobrança duvidoso!
Recentemente a Unity anunciou uma medida crucial para restaurar sua relação com a comunidade.
Através de email e postagem publicaram o cancelamento definitivo da controversa Taxa Runtime.
Matt Bromberg, o novo CEO da empresa, comunicou que, após um extenso diálogo com desenvolvedores, clientes e parceiros, a taxa seria descontinuada.
E a decisão veio acompanhada de uma série de ajustes em seus modelos de assinatura.
E que prometeu manter o Unity Personal gratuito, aumentando o limite de receita para US$ 200 mil.
Mas também tornando a exibição da tela “Made with Unity” opcional para a versão Unity 6.
E para usuários do Unity Pro e Enterprise, a empresa anunciou um aumento nos preços das assinaturas, com ajustes aplicáveis a partir de 2025.
Com o objetivo declarado de continuar investindo na plataforma, mas de uma forma que seja vista como justa e sustentável.
Confira a publicação oficial clicando neste texto!
Confira também os planos e preços oficiais clicando aqui!
Decisão assertiva!
O cancelamento da Taxa Runtime é um passo importante para a Engine.
E traz mais confiança para os desenvolvedores atuis, e facilita a entrada de novos desenvolvedores.
Mas a empresa ainda enfrenta o desafio de reconstruir sua imagem e confiança dentro da comunidade .
E manter sua posição de destaque ao lado de concorrentes como a Unreal Engine.
Saiba mais a respeito desse assunto nesse video completo logo abaixo!
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