A Ubisoft é sem dúvidas um dos grandes estudios Triple A do mundo como um todo.
Mas nos últimos anos vem enfrentando uma queda assustadora e se envolvendo em diversas polêmicas.
O que nós indies precisamos notar, em casos como este, de empresas consolidadas se destruindo aos poucos?
Ubisoft : Jogos genéricos
A Ubisoft é dona de inúmeras franquias de sucesso como Assassin’s Creed, Watch Dogs, Far Cry, etc.
Porém, nos últimos anos a empresa vem recebendo muita critica dos seus jogadores por lançarem jogos genéricos.
Pois, ao que parece, eles encontraram uma fórmula de game, e replicam exaustivamente essa fórmula a cada novo título.
Por exemplo, um jogo de tiro em primeira pessoa de mundo aberto, onde você enfrenta uma facção poderosa.
Essa descrição resume praticamente toda a franquia Far Cry, onde basicamente o que muda são os personagens.
Sem falar nos gráficos e jogabilidades extremamente semelhantes, parece muito que os jogos são feitos a partir da mesma base.
Ubisoft: Monetização agressiva
Outro ponto de descontentamento é com relação à fórmula de monetização utilizada pela empresa.
Pois, seus jogos vêm a preço cheio, em seu lançamento custando para nós brasileiros entre 250 a 300 reais.
Com versões Complete Edition chegando a 500 reais, como Assassin’s Creed Valhalla, por exemplo.
E que ainda contém microtransação dentro do próprio jogo para vender Skins, upgrades, etc.
E que não é novidade que jogadores não aprovam muito esse tipo de prática em jogos que já são pagos.
Decisões anti consumidor
Recentemente uma decisão da Ubisoft irritou demais fãs da franquia The Crew e acendeu um alerta.
Simplesmente a empresa decidiu fechar os servidores do jogo, o que praticamente impossibilita jogar o game.
Pois, os jogadores só podem jogar conectados aos servidores, e a empresa não fez um update para jogar offline.
Ou seja, o jogo poderia facilmente ser atualizado para rodar offline, mas a Ubisoft simplesmente ignorou o pedido dos fãs.
Logo, isso ascendeu um alerta na comunidade de que essa prática pode vir a ser comum em títulos futuros.
E basicamente pagaríamos por um jogo que não seria nosso, dependendo da boa vontade da empresa atualizar ou não para jogar offline.
Polemicas e adiamentos
Diversas polêmicas vem afastando os jogadores da empresa nos últimos anos.
E uma das maiores queixas da comunidade, além de jogos “bugados” no lançamento, é a notável adição de pautas ideológicas em seus jogos.
E que muitas vezes recebem mais atenção e prioridade do que de fato a experiência e diversão do jogador.
Culminando nesse último ano em lançamentos extremamente abaixo do esperado, comprovando uma insatisfação do público.
Assassin’s creed shadows, por exemplo, é um jogo que vem sendo alvo de muitas criticas justamente nesse tópico.
E que recentemente foi adiado, muito por conta do lançamento ruim de Star Wars Outlaws.
Custos altos e investidores
Devido e estes e inúmeros outros fatores e polêmicas a Ubisoft vem “derretendo”, por assim dizer.
Pois, seu valor de mercado está caindo assustadoramente e em pouco tempo, o que mostra uma insatisfação de investidores também.
E suas ações chegaram a cair 20% em um só dia com a adiamento de Assassin’s creed shadows.
E o maior problema em empresas triple A é que o custo de produção de um jogo é altíssimo.
Fazendo assim com que os últimos jogos lançados, por mais que faturem bem, não paguem o custo da empresa.
E não trazem o retorno financeiro esperado pelos investidores, que por sua vez, vendem ações e encerram investimentos.
Qual são as lições para Dev indies
As maiores lições que podemos tirar de toda essa situação é que a experiência e diversão do jogador sempre vem em primeiro lugar.
Pois, todas essas polemicas e fracassos, se iniciam na insatisfação do seu público.
Quando as empresas param de dar ouvidos ao que o seu público espera e deseja jogar, ela precede a queda.
E isso independente de ser um estúdio pequeno ou uma empresa multibilionária, todos caem sem o seu público.
Por isso, nós desenvolvedores indies precisamos entender que o principal é entregar um bom produto para seus jogadores.
Ouça seu público alvo, acolha suas críticas e dores, e trabalhe para entregar a melhor experiência de jogo possível.
Afinal o jogador comum apenas quer chegar em casa do trabalho, e esquecer dos problemas jogando um bom jogo divertido.
Seja o primeiro a comentar.