Ensinar ao jogador como ele pode jogar nosso jogo, pode vir a ser um grande desafio.
Afinal não existe nada mais frustrante para o jogador do que ter que ler textos enormes a respeito dos comandos!
E mesmo sendo extremamente importante, tutoriais longos demais podem fazer seu jogador perder o interesso no jogo.
Porque devo me preocupar com isso?
O maior objetivo que buscamos entregar com nossos jogos, é uma experiência única e divertida!
E para isso, além de excelentes mecânicas, o jogo precisa ser bastante imersivo, prendendo a atenção do jogador.
E precisamos passar a sensação de que suas ações realmente têm impacto, nesse mundo que está sendo apresentado a ele.
Porém, existem alguns erros que logo de cara, quebram totalmente essa imersão, que buscamos levar ao jogador.
E o primeiro é apresentar muitos comandos de uma só vez, confundindo e sobrecarregando a cabeça da pessoa.
E o segundo erro que agrava a situação, é colocar textos enormes e obrigando o jogador a ler tudo!
Isso tira ele totalmente do jogo, e acaba frustrando e estragando a experiência dele.
O que posso fazer?
Uma boa opção seria criar no menu, uma parte totalmente dedicada aos comandos do jogo.
E aqui sim, cabe um breve texto explicando mais sobre como funciona esse comando, e suas ações dentro do jogo.
E dessa forma o jogador pode consultar sempre que quiser, esses comandos no menu, para lembrar de algo em específico.
Mas, outra opção muito utilizada, são os tutoriais jogáveis, e que normalmente se encontram logo no início do jogo.
E assim você faz o jogador executar todos os comandos, como se fosse uma mini aula preparatória.
Porém, aqui também é crucial não exagerar no tempo desse tutorial e também na quantidade de textos a serem lidos!
Por exemplo, em Cuphed, temos o uso desse estilo de tutorial jogável, logo no inicio do game.
E lá os desenvolvedores ensinam todos os principais comandos, e com pequenos textos e desenhos ilustrativos.
Estude level Design!
Se aprofundar no estudo de level design é de extrema importância, pois é possível criar Tutoriais Orgânicos!
E assim podemos até mesmo retirar totalmente o uso de textos explicativos, logo de cara em seu jogo.
Pois é possível ensinar ao jogador os comandos e as regras do jogo, de maneira mais gradativa e suave!
E utilizando de diversos elementos que não precisam ser textos, mas fazendo uso do próprio cenário.
Por exemplo, analisando o level design de Hollow Knight, percebemos o uso de tutoriais orgânicos em diversos momentos.
Pois logo no início do jogo, os desenvolvedores colocam o pequeno cavaleiro para cair de um penhasco muito alto.
Essa cena além de muito bela, também traz uma sacada genial e que muitos podem não ter percebido.
Pois, ela já ensina ao jogador, que podemos pular de grandes alturas sem tomar nenhum dano ao colidir com o chão.
Aproveite o seu cenário como parte do tutorial.
Um dos diversos momentos que poderíamos citar como exemplo, seria quando derrotamos a Hornet pela primeira vez.
Pois aqui o jogador recebe o Dash como uma nova habilidade, e os desenvolvedores apenas colocaram uma breve descrição.
Mas, em seguida eles usam o cenário para forçar o jogador a utilizar o Dash, dando apenas um caminho para seguir.
E como a passagem é estreita, não permitindo o pulo, para seguir em frente, a única forma é usando a habilidade adquirida.
Jogue, jogos analisando o level design deles!
Então evite parar a Gameplay do jogador, evite forçar a leitura de textos enormes e cansativos.
E também evite ensinar vários comandos de uma só vez, não adicione mecânicas aleatoriamente, sem preparar o jogador.
E escolha bem o posicionamento dos botões, ou teclas, para trazer mais conforto para o jogador durante a gameplay.
Trouxemos algumas dicas que podem ajudar você na hora de criar um tutorial mais atrativo em seus jogos.
E que ensine o jogador sem precisar tirar a imersão dele, na gameplay.
Mas você precisa ir além da teoria e tentar colocar em prática, tudo que viu, o quanto antes.
Pois, sempre que precisar ensinar os comandos do seu jogo ao jogador, deixe textos em última opção.
E procure criar novas propostas e maneiras diferentes de ensina-lo.
Por fim, uma ótima maneira de aprender soluções novas, é jogar os jogos com um olhar mais analítico.
E buscar entender o que levou os desenvolvedores a adotarem determinadas soluções para seus games.
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