Antes de sair programando a versão final de um projeto, o recomendado é se criar um protótipo para validação das mecânicas e funcionalidades do game, a fim de se evitar perda de tempo e eliminar conceitos que não funcionarão bem.
Mas você sabia que existe um tipo de prototipagem que você pode criar antes mesmo de programar o protótipo digital? Trata-se do protótipo de papel.
O protótipo de papel nada mais é do que um conceito de jogo explicado usando um papel. Então basicamente ele serve para criar a estética e mecânica de um projeto somente usando lápis e papel.
Mas porque ele seria importante?
Se você adotar o protótipo de papel em seus jogos, poderá avaliar alguns conceitos básicos e mecânicas de jogabilidade que, de outra forma, implementar diretamente em seus jogos levaria muito tempo.
O protótipo de papel é simples e rápido de se fazer
Um protótipo de papel é muito fácil e rápido de fazer, você só precisa esboçar suas idéias no papel, é realmente uma questão de minutos.
Nenhuma habilidade técnica é necessária
Você não precisa conhecer nenhuma linguagem de programação ou outras coisas técnicas. Saber segurar um lápis será o suficiente.
Fácil de fazer
Você não precisa de nenhum equipamento especial; papel e lápis serão suficientes.
Fácil de validar
Se você olhar para o seu protótipo de papel uma vez feito, você terá imediatamente feedbacks sobre ele. Avaliar a mecânica básica do jogo e a estética será incrivelmente fácil e rápido.
Fácil de mudar
Se você perceber que algo está errado em seu protótipo de papel, fazer algumas alterações será extremamente fácil e rápido.
Quando criar um protótipo de papel?
É bom deixar claro que esse tipo de prototipagem possui algumas desvantagens. A limitação que um papel dá em não permitir testes visuais simples e complexos, tais como resoluções, gráficos e até mesmo usabilidade, pode sim ser considerado um ponto fraco desse tipo de técnica.
Entretanto, a prototipagem de papel é perfeita para a conceituação em estágio inicial. Sua velocidade, facilidade e simplicidade, o tornam muito mais adequado para experimentar novas ideias do que protótipos digitais mais complexos.
Como criar um protótipo de papel?
Aqui vão algumas dicas básicas para criação:
1. Uso de papel e lápis/caneta
Tenha em mente que você vai usar muito papel e lápis/caneta. Então usar aquela caneta Bic simples no processo criativo, por exemplo, pode ser uma boa.
2. Solte sua criatividade
Talvez você precise pegar uma folha de papel e rabiscar tudo. Ou talvez você precise apenas começar a esboçar pensamentos e ideias em sua cabeça o mais rápido que puder. O que quer que funcione para você, comece a se soltar. Isso tornará suas linhas mais confiantes e seus esboços mais fortes.
3. Crie um esboço por tela
Não importa quão grandes ou pequenos sejam, desenhe um esboço separado para cada tela.
4. Anote todas as ideias
Não questione suas ideias ou como elas vêm, apenas as deixe sair. Você pode questioná-las depois. Lembre-se, às vezes grandes idéias podem vir de um pequeno detalhe dentro de uma ideia terrível.
5. Reúna todo material de antemão
Certifique-se de ter papel e utensílios suficientes antes de sair criando. Como dica, você pode usar tesouras, cola, post-its e fita adesiva. Mas claro, não se limite a isso e use quaisquer ferramentas adicionais que você possa precisar.
O objetivo
Ao fazer um protótipo de papel, você será capaz de criar obstáculos e definir a mecânica de jogo central de cada obstáculo. Além disso, você pode combinar mais obstáculos para criar padrões, assim o protótipo de papel te ajudará muito a definir a dificuldade desejada de cada padrão e permitirá que você economize muito tempo.
Se em um protótipo de papel você percebe que algo está errado, refazê-lo ou mudá-lo é realmente uma questão de alguns segundos. As mesmas mudanças no protótipo digital iriam te custar pelo menos 10 vezes mais em termos de tempo investido.
Outro uso para protótipos em papel
O protótipo de papel pode ser bom não apenas para avaliar a mecânica do jogo, mas também pode ser usado para o level design de seus projetos. Na verdade, é crucial se criar level design no papel antes de criar as artes.
Você pode conferir um tutorial no qual eu mostro como criar level design, clicando aqui.
Conclusão
O protótipo de papel é um instrumento que pode ajudá-lo a economizar muito tempo antes de entrar no ciclo de desenvolvimento. Basicamente não há desvantagens tão grandes de usá-lo, então antes de começar a desenvolver seu próximo jogo, certifique-se de começar fazendo um bom protótipo de papel dele.
Seja o primeiro a comentar.