Muitos podem estar se perguntando: “Mas Game Designer não é um só?”, e a resposta é sim e não!
A verdade é que isso vai depender muito do tamanho do estúdio que está produzindo o jogo.
Pois, indies e pequenas equipes, podem ter apenas uma pessoa para lidar com tudo relacionado a Game Design.
Mas, conforme o estúdio cresce, esse cargo recebe diversas ramificações e responsabilidades mais específicas, que iremos conhecer logo abaixo!
Designer de Gameplay
Este designer é responsável por toda a parte de gameplay do jogo em si.
E ele precisará lidar com as câmeras do jogo, com os inputs do jogador, habilidades que ele venha a ter.
Por exemplo, em um jogo de tiro ele define como as armas irão funcionar, quais tipos de armas.
E quais bulletts diferentes poderão ter, como atirar, recarregar, habilidades passivas, etc.
E em resumo, ele cuiradrá de sistemas principais relacionados ao gameplay do jogador.
Pois, cada tipo de jogo terá suas mecânicas principais como jogos de corrida, fps, plataforma 2D ou 3D, etc.
Designer de Sistemas
Responsável pelos sistemas que não estão inclusos na área de gameplay, mas que também fazem parte do core do jogo.
E aqui entram sistemas como: um sistema de Level up no game, sistemas de skill tree (árvore de habilidades).
E até sistemas como: crafting, sistemas de dia e noite, etc, isso varia com base no estilo do jogo que está sendo desenvolvido.
Por exemplo,em Forza Horizon, podemos dirigir carros, mas um Designer de sistemas cuidaria de mecânicas como personalizar os carros.
Pois, a parte de dirigir o carro em si, é responsabilidade do designer de gameplay.
Designer de Progressão
Um designer de progressão é quem cuidará como as mecânicas irão funcionar ao longo do jogo.
E balancear essas mecânicas, suavizando a progressão do jogador e sua trajetótia evolutiva na gameplay.
Por exemplo, idealizando como a economia do jogo funcionará, como o jogador conseguirá os recursos que precisa.
Para se curar, comprar suprimentos, como conseguirá xp para evoluir, por exemplo.
E esse profissional precisa garantir um bom balanceamento e interação entre as mecânicas presentes no game.
E dessa forma fazendo uma ligação entre as mecânicas criadas pelos Designer anteriores, e balanceando elas.
Designer de UX
Esse profissional vai trabalhar pensando na experiência do usuário que irá jogar o game.
E se preocupando em refinar ao máximo, os sinais e feedbacks que o jogo precisa passar para o jogador.
Porém, isso acontece na parte da gameplay em si, quanto na navegação de menus, interações com lojas no jogo.
E até durante batalhas onde aparecem comandos na tela, em jogos de corrida onde setas apontam o caminho, etc.
E sempre entregando informações claras e precisas, tudo que para refinar e melhorar a experiência do usuário.
Designer de UI
Um designer de UI, é responsável por cuidar de toda a Interface do jogo.
E isso abrange desde a navegação nos menus, até dentro da gameplay em mapas, minimapas, legendas, diálogos.
E tudo que fizer parte da User Interface, escolhendo o melhor posicionamento, melhores fontes, melhores cores.
Pois, ele garante um bom funcionamento e preciso, com todas as mecânicas do jogo.
Level Designer
Este talvez seja um dos mais conhecidos, e também possui uma importância tamanha dentro do jogo.
Pois, um level designer vai elaborar os leveis do jogo, desde o percurso do jogador, tipo ambientes, tipos de inimigos.
E até posicionamento de armadilhas e recompensas no cenário, elaborando tutoriais orgânicos, etc.
Ou seja, boa parte do seu percurso dentro de um jogo está nas mãos de um level designer.
Narrative Designer
Responsável por elaborar toda a narrativa, criar a histórias, elaborar e trabalhar os personagens, e acontecimentos ao longo do jogo.
Em God Of War Ragnarok, por exemplo, a história contada nos dois jogos, passou pelas mãos desse tipo de Designer.
E em jogos que não possuam história, ele pode definir a sequência de acontecimentos que o jogador ira passar.
Product Designer
Basicamente esse profissional irá pensar no jogo como um produto, o que não está errado.
Mas, dessa forma, suas responsabilidades estão mais relacionadas a idealização do game.
E em elaborar GDDs, análise de mercado, prazos e metas, definir preços.
Mas, posteriormente as vendas do jogo, gerir gastos e despesas, marketing, lidar com investidores, etc.
Ou seja, lidando mais com as partes burocráticas do game em si, e menos com as áreas criativas.
Cada empresa define sua necessidade!
Estes foram alguns dos tipos diferentes de Game Designer, mais encontrados em estúdios de jogos.
Mas, vale lembrar que podem existir diversas outras ramificações, pois, cada empresa tem sua forma de trabalhar.
E tem cargos específicos para as suas próprias demandas de trabalho.
Mas, isso muda muito a depender do tamanho do jogo, indo desde um único Game Designer para gerir tudo.
E até 10 ou mais tipos de Designers diferentes em um só projeto.
Mas você pode aprender os segredos mais usados pelos Game Designers profissionais para tornar seu jogos ainda mais divertidos e viciantes.
Como criar um GDD completo? como descobrir o perfil de um jogador? Como criar diagramas e Fluxograas em seus jogos?
Você aprende isso e muito mais no curso Game Design Experience!
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