Uma das dúvidas de quem esta começando é, qual o melhor lugar para colocar o meu jogo?
Será que é melhor escolher uma plataforma ou publicar em todas?
Por outro lado, também existe um desejo, o seu jogo ser divulgado para centenas de milhares de pessoas.
Para isso, muitos desenvolvedores tentam recorrer a uma Publisher, para fazerem todo o trabalho de divulgação.
Mas e se eu te dissesse que existe um jeito muito mais acessível e prático do seu jogo ser divulgado para centenas de milhares de pessoas?
É sobre isso que nós iremos falar hoje.
A primeira semana do lançamento
390.533
Esse foi o número de pessoas que conheceram o meu jogo na primeira semana do lançamento.
Para se ter uma ideia, se eu fosse tentar divulgar meu jogo no Facebook e quisesse alcançar a 390.000 pessoas em 1 semana, eu teria que gastar 450 reais por dia, totalizando 3.150 reais para divulgar meu jogo.
A minha sorte, é que eu tive que gastar muito menos que isso.
Mas então, qual foi o segredo?
O segredo foi publicar na plataforma certa.
A melhor plataforma para publicar jogos
Muitos tem medo de publicar na Steam, pois pagarão uma taxa de 390 reais.
Com isso tentam recorrer a alternativas como a Google Play.
A grande verdade que eu tenho para te dizer é: os 390 reais é um investimento e não um gasto.
O meu jogo foi divulgado para 390.000 pessoas simplesmente porque eu paguei a taxa da Steam e publiquei o meu jogo lá.
E você viu que, se eu fosse tentar de outra forma, como divulgando no Facebook, eu teria que investir muito mais dinheiro para o meu jogo chegar para as pessoas.
É claro que o seu jogo pode dar errado, pode até acontecer dele não vender nada, mas você só vai descobrir isso quando seu jogo chegar para uma quantidade grande de pessoas.
E isso é o que não acontece quando você publica em outras plataformas como na Google Play ou no Itch.IO.
E de uma forma ou outra você vai ter que investir algo para o seu jogo chegar nas pessoas, mas você é quem decide, pagar 390 reais de taxa na Steam ou investir mais de 3000 reais em anúncios no Facebook.
O seu jogo chegando para as pessoas certas
Além dessa diferença de visibilidade que a Steam te dá, existe um outro fator que é muito favorável pra você publicar na Steam.
Compare 2 tipos de pessoas:
- Uma tem um celular e quer baixar um aplicativo para passar o tempo
- A outra tem um computador e quer comprar um jogo para se divertir
Você percebeu uma diferença entre as 2?
Uma esta disposta a investir dinheiro para se divertir, a outra quer somente passar o tempo.
Essa é uma diferença crucial quando você esta escolhendo uma plataforma para publicar seus jogos.
Proporcionalmente, o público da Steam é o que mais consome jogos, pois lá existem pessoas dispostas a investir o seu dinheiro no seu entretenimento.
Já em outras plataformas isso não acontece, a maioria das pessoas esta lá para jogar jogos gratuitos.
Isso de longe faz o investimento na Steam ser muito mais vantajoso, mesmo que você ache outra forma mais barata do seu jogo ser divulgado para muitas pessoas.
Com toda a certeza, a proporção de pessoas que vão encontrar seu jogo na Steam e gastar um dinheiro nele, é muito maior do que a proporção de qualquer outra plataforma.
Mesmo que você gaste a mesma quantidade de dinheiro para o seu jogo ser divulgado para a mesma quantidade de pessoas, na Steam é onde você vai encontrar mais compradores.
Quer aprender desenvolvimento de jogos?
Siga o nosso blog: www.crieseusjogos.com.br
Temos vídeos toda semana em nosso canal do Youtube: Crie seus jogos – Youtube
E também baixe gratuitamente: os passos para desenvolver jogos de sucesso
Seja o primeiro a comentar.