A Steam é uma das maiores plataformas, focada especialmente em vendas de jogos, e tem um alcance Mundial!
E bate recordes ano após ano, de usuários ativas e compradores dentro da plataforma.
E nesse artigo você conhecerá os hacks que fazem seus jogos venderem mais nessa plataforma gigantesca.
Steam Democrática
O que justifica ela ser a principal plataforma escolhida principalmente por desenvolvedores indies é que ela é mais justa.
E no sentido de que o seu algoritmo funciona para todos os jogos.
E isso independente se é indie ou triple A, todos receberão visibilidade no lançamento.
Porém, essa visibilidade é influenciada por alguns dados que o algoritmo recolhe sobre o jogo.
E como as pessoas reagem e interagem com seu jogo, podendo ou não recomendar ainda mais seu game.
E aproximadamente um mês antes do lançamento, o algoritmo começa a entrar em ação recomendando o game pela loja.
Mas, essa recomendação se intensifica a medida que se aproxima do lançamento.
E o período de mais impulsionamento é dentro os primeiros 7 a 15 dias após ser lançado.
E é considerado o momento mais importante para o seu game dentro da plataforma.
Porém é também onde o algoritmo da Steam está mais suscetível as alterações, a depender da performance do seu jogo.
Steam e a Tríade do lançamento
Após estudos, podemos acreditar fortemente, que as principais métricas são: Lista de desejos, quantidade de vendas e reviews.
E não dá pra saber exatamente qual a mais relevante.
Mas jogos que conseguem números equilibrados entre esses tópicos, vendem melhor dentro da plataforma.
Lista de desejos
Essa é a principal métrica que você começará a dar atenção e trabalhar antes mesmo do lançamento.
E você precisa priorizar a criação da página do seu jogo quanto antes.
E isso assim que tiver já material suficiente para uma boa página.
Pois, a partir dai é possível acumular ao longo do desenvolvimento, mais e mais listas de desejos.
E quanto mais você tiver, mais seu jogo será relevante para a Steam
Crie uma Comunidade
Independente se é responsabilidade sua ou de uma publisher, seu jogo precisará de uma comunidade.
E assim conseguirá obter mais listas de desejos e relevância.
E mesmo que não tenha grana e esteja cuidando por conta, é crucial fazer o uso das redes sociais. para criar essa comunidade.
Pois, as redes sociais te darão um alcance orgânico gigantesco.
E bastando apenas que você gere conteúdo para o público, e a longo prazo o resultado pode ser muito satisfatório.
Página na Steam impecável
Sua página na Steam precisa estar impecável, para converter o máximo possível do interesse dos visitantes em listas de desejos.
E aqui faça trailers curtos, sem enrolação, com cortes rápidos, mostrando o máximo de mecânicas possível.
E de atenção para boas capsulas e descrições objetivas, reforçando as mecânicas e o diferencial do seu jogo.
Mas, obviamente no início da criação da página, você não terá os melhores materiais ainda.
Porém é seu dever atualizar sempre que possível a página, ao longo do desenvolvimento.
E assim que possível, vá liberando versões jogáveis do seu jogo, como alphas, betas, Demos, etc.
Pois, isso vai te ajudar a amadurecer seu jogo com os feedbacks, corrigir bugs.
E melhorar drasticamente a experiência final antes do lançamento.
E sem contar que essas versões jogáveis abrem novas oportunidades como participar de eventos, acesso antecipado, etc.
Mas, adicionando idiomas em seu jogo, além do inglês e Português, você estará aumentando drasticamente o alcance de seu jogo.
E você pode começar adicionando japonês, chinês e coreano, para atender a um número gigantesco de usuários.
Porém, certifique de que essas traduções sejam feita com muita qualidade.
E vale a pena até contratar algum tradutor, caso seja um jogo com muitos diálogos e você tenha grana também.
Reviews
Essa é uma métrica extremamente importante no período do lançamento.
E aqui será o reflexo de ter uma boa comunidade e polir o jogo com as versões jogáveis lançadas anteriormente.
Pois, conseguir 10 ou mais reviews no dia do lançamento, pode incentivar o algoritmo.
E assim ele começa a impulsionar ainda mais a recomendação do seu jogo.
Mas, as reviews negativas podem sim impactar na performance do jogo.
E jogá-lo em um limbo, portante deixe o game o mais polido possível no dia do lançamento.
A Steam sem dúvidas é a mlehor plataforma para quem sonho em trabalhar com desenvolvimento de jogos.
Pois, ela permite você começar sozinho, lhe entrega inúmeras ferramentas, e te dá alcance mundial!
Mas, para isso você precisa sempre fazer um bom trabalho e entregar o melhor jogo possível.
Clique Aqui para mais Hacks de como vender bem seus jogos na Steam:
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