O que você faria se fosse dono de um jogo ou franquia muito famosa? e se fossem diversas franquias famosas?
E se você fosse uma empresa gigantesca dona não só de jogos e franquias famosas, mas também de grandes estúdios?
Você venderia tudo? Pois, foi exatamente isso que a Square Enix fez recentemente com franquias como Tomb Raider.
Square Enix vendendo estúdios famosos
Recentemente a Embracer Group anunciou a compra de estúdios e suas franquias, da Square Enix por 300 milhões de dólares.
E os estúdios são Eidos Montreal, Square Enix Montreal e Crystal Dynamics junto com suas IPs .
E são mais de 50 jogos do catálogo da SQUARE ENIX HOLDING, como Tomb Raider e Deus ex, Thief, etc.
E já prometeram ao público que criarão de jogos Triple AAA com as franquias recém adquiridas da Square Enix.
Enquanto isso, a Square Enix disse em suas declarações, que utilizará o dinheiro das negociações para se organizar internamente.
Porque possuem planos de investir em BlockChain (Nfts, Criptomoedas, etc), e maximizar suas receitas.
Mas essa notícia, vem dividindo opiniões, pois, muitas dessas franquias são queridas pelos gamers.
E até mesmo a própria Square Enix faz parte da infância de muita gente, porém, muitos pensam que foi algo positivo.
Pois, a empresa deixou diversas franquias de lado e talvez agora elas possam ser revividas novamente.
Square
Fundada no começo dos anos 80 por Masafumi Miyamoto, sendo uma extensão da loja de brinquedos de seu pai.
Porém, Masafumi queria se aventurar no mercado de desenvolvimento de jogos, e assim seguiu atrás de profissionais.
E com a ideologia de que esse trabalho deveria sempre ser feito em equipe para que todos ganhassem.
Pois, assim, cada um teria sua responsabilidade, programação, artes, sons, level design, acelerando o processo de criação de seus jogos.
E a longo prazo lhe rendeu excelentes jogos como Final Fantasy , e uma grande parceria com a Nintendo.
Enix
Fundada em 1975, trabalhando inicialmente publicando jornais sobre imóveis e depois sendo uma corretora.
Mas, como acabou não dando muito certo, ela se interessou no emergente mercado de jogos da época.
E seu game com maior sucesso nessa época foi Dragon Quest, que serviu de inspiração até mesmo para Final Fantasy.
E vendeu mais de 1 milhão de cópias, se tornando o game mais lucrativo da época, sendo sucesso no mundo inteiro.
Pois, ao chegar nos Estados Unidos, ganhou até mesmo um anime, que contava a sua história.
A fusão da Square e Enix
O tremendo sucesso de Final Fantasy, fez o game se tornar uma franquia que revolucionou a empresa.
E com a chegada do Playstation, a Square abandou sua parceria com a Nintendo e começou a desenvolver para a nova plataforma.
Mas a Enix também estava crescendo muito, e em abril de 2003, as empresas fecharam um acordo e se uniram.
E pouco tempo depois a Square Enix adquiriu a Taito e também a Eidos Interactive, dando direito sobre Tomb Raider.
E assim a Square Enix fez grandiosos jogos e se tornou uma das maiores desenvolvedoras do mundo.
Porém, de uns anos pra cá, mesmo vendendo milhões de cópias em jogos como Tomb Raider.
A empresa alega não estar conseguindo lucrar e estar insatisfeita com suas franquias.
E o prejuízo parece ter agravado com o fracasso de seus jogos recentes como Guardiões da Galaxia.
O que leva a muitas pessoas acreditarem que o real problema não está nas franquias ou em seus jogos desenvolvidos.
Mas sim na estruturação da empresa, seus gastos, tempo de desenvolvimento muito grande e suas escolhas.
Seja o primeiro a comentar.