O Sistema de Renderização, é responsável por renderizar todos os gráficos de um jogo, seja pixel arte, até 3D realista.
E essa é uma das grandes vantagens de se utilizar Game Engines, pois entregam diversos sistemas já prontos.
E a Unity te entrega um sistema de renderização completo, mas que está dividido em: Built-in, URP e HDRP.
Sistema de Renderização: Built-in
O Built-in Render Pipeline é o pipeline de renderização padrão do Unity.
Pois, todo projeto novo criado, usa esse tipo de renderização.
E ele oferece uma solução versátil para a maioria dos projetos, principalmente mais simples ou apenas para estudos.
E, ele é mais fácil de se usar, por não trazer esquemas de renderizações complexas como o URP e principalmente o HDRP.
Porém, o Built-in tem como vantagem o fato de que é compatível com todas as plataformas suportadas pelo Unity.
E se tornando uma opção viável para projetos multiplataforma, que podem ser jogados no navegador, celular, computador, etc.
E também por ser o pipeline padrão, muitos desenvolvedores já estão familiarizados com sua interface e funcionalidades, facilitando no desenvolvimento.
Desvantagens
O Built-in não é tão otimizado quanto o URP ou HDRP, o que pode resultar em um desempenho inferior.
E isso principalmente em dispositivos móveis e plataformas de baixo desempenho.
E comparado ao URP e HDRP, ele possui recursos gráficos mais limitados, como iluminação, sombras e efeitos de pós-processamento.
Mas, não oferece o mesmo nível de personalização que o URP e HDRP.
E isso, pode ser uma desvantagem para projetos que exigem mais efeitos de renderização únicos.
E se você está desenvolvendo um projeto para várias plataformas.
Mas a compatibilidade é uma prioridade, o Built-in pode ser uma boa opção.
Também para projetos simples que não exigem gráficos avançados, por exemplo.
Ou recursos de renderização, como, por exemplo jogos minimalistas.
Sistema de Renderização: URP
O Universal Render Pipeline (URP) é um pipeline de renderização otimizado no Unity.
E foi projetado para oferecer gráficos de alta qualidade em uma ampla variedade de plataformas e dispositivos.
E, o URP é o meio do caminho, uma solução para quem busca gráficos mais avançados que o Built-in.
Porém, menos pesados do que o HDRP.
Mas, o URP é otimizado para oferecer melhor desempenho em comparação com o Built-in.
E especialmente em dispositivos móveis e plataformas de baixo desempenho.
E também é compatível com uma ampla gama de plataformas e dispositivos, sendo uma opção viável para projetos multiplataforma.
Porém, ainda oferecendo gráficos de alta qualidade, incluindo iluminação, sombras e realismo.
E, se você está desenvolvendo um projeto para várias plataformas e deseja manter uma alta qualidade gráfica.
E principalmente jogos de alta qualidade para dispositivos móveis, otimizando o desempenho sem sacrificar a qualidade gráfica.
Se precisar de gráficos de alta qualidade, 3D, por exemplo, mas para um celular, o URP é mais indicado.
Sistema de Renderização: HDRP
O High Definition Render Pipeline (HDRP) é um pipeline de renderização avançado no Unity.
E foi projetado para oferecer gráficos de ponta em PCs e consoles de última geração.
E assim, oferecendo a mais alta qualidade gráfica, com recursos avançados de iluminação, sombras, reflexões e pós-processamento.
Mas taambém, o HDRP suporta efeitos volumétricos, decalques projetados, transparência de alta qualidade.
E até refração, proporcionando maior realismo e detalhes visuais.
E permite a maior personalização do pipeline de renderização dentro da Unity.
Pois, dará aos desenvolvedores mais controle sobre a aparência e o nível de realismo.
E se você está desenvolvendo um projeto que exige gráficos de ponta.
E efeitos visuais avançados, o HDRP pode ser a melhor opção.
Principalmente se está desenvolvendo um jogo para PCs e consoles de última geração, por exemplo.
E deseja aproveitar ao máximo suas capacidades gráficas.
Porém, ele é voltado para hardware de alto desempenho, como PCs e consoles de última geração.
E pode não ser adequado para dispositivos móveis, e também ser bem mais complexo para aprender e configurar.
Cada sistema de renderização da Unity entregará vantagens e desvantagens.
E no fim você precisa entender qual se enquadra melhor ao seu projeto atual.
Pois, cada projeto pode exigir soluções e ferramentas diferentes que um sistema de renderização em esepecifico te entregará.
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