Em muitos jogos você precisa de uma maneira de armazenar dados e para isso a Unity nos disponibiliza os Scriptable Objects ou Objetos programáveis.
Nesse artigo eu vou te mostrar o passo a passo para você criar o seu próprio Scriptable Object para usar no seu jogo.
1 – Definindo os dados
A primeira coisa de tudo é nós definirmos o que queremos armazenar.
Em um jogo de cartas podemos armazenar todas as cartas de um jogo com todas as informações dela lá dentro para poder usar essas cartas depois.
Um jogo com muitos personagens pode ser útil usar o Scritable Object para colocar todas as informações de cada personagem.
Nesse artigo faremos um exemplo com jogos de carta.
2 – Criando um Scriptable Object
A primeira coisa de tudo é criar um script como outro qualquer, mas dentro dele faremos algumas alterações.
using System.Collections; using System.Collections.Generic; using UnityEngine; [CreateAssetMenu(fileName = "Nova carta", menuName = "Carta")] public class Carta: ScriptableObject { public string nome; public Sprite Imagem; public int Forca; }
A primeira alteração é que ele não é um MonoBehaviour, trocaremos por Scriptableobject.
Depois tiraremos as funções e colocaremos dentro as variáveis que vão compor cada carta.
Observe o [CreateAssetMenu(fileName = “Nova carta”, menuName = “Carta”)].
Ele vai permitir aparecer uma nova opção no menu da Unity, no mesmo lugar onde criamos um script ou um prefab.
3 – Criando as cartas
Agora você pode criar as cartas como criaria um prefab e servirá para salvarmos todos os dados e usar no jogo.
4 – Usando no jogo
Agora você pode usar desses Scriptable Objects como quiser, criando um script para gerenciar todos eles.
Para usá-los é só criar uma variável com o nome do Scriptable Object:
public Carta CartaDoDragão;
Ela será criada como uma variável como qualquer outra e você pode usar como listas ou como quiser.
public Cartas[] ListaDeCartas;
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