Você já ouvir falar em Scope Creep?
Sabia que no ramo dos jogos isso é mais comum de acontecer do que imagina?
Você precisa entender o que é e principalmente como evitar isso, então bora conversar mais sobre…
O que é Scope Creep ?
Scope Creep é um termo que se refere ao fato de um projeto fugir do escopo inicial proposto ou estipulado.
E isso é bastante comum em jogos, visto que ao andar do projeto é normal querermos adicionar novas features.
Mas, está pratica está longe de ser boa, muito pelo contrário, ela pode atrapalhar e muito o gerenciamento do projeto em si.
E em muito casos trazem mais contratempos, atrasos na entrega do jogo, um aumento nos custos, e trabalho desnecessário.
Em grandes estúdios, isso afeta diretamente no gasto que o projeto terá e prazos, podendo até terminar em cancelamento.
E para os indies as coisas podem ser até piores, trazendo riscos reais de o desenvolvedor desistir até da carreira.
Já que muitos desenvolvem em tempo livre, e ter uma rotina cansativa por anos é muito prejudicial.
Em qualquer caso Scope Creep é algo que precisa ser evitado para a segurança e a conclusão do jogo!
Tenha certeza de quais mecânicas valem a pena!
Uma das principais causas para o aumento do escopo é aquela sensação de que sempre falta algo no jogo.
E então, como forma de preencher esse vazio, é comum decidirmos acrescentar mais e mais mecânicas sem necessidade.
Mas, muitas vezes essas mecânicas trazem uma complexidade desnecessária, tomando horas preciosas de desenvolvimento.
E um fato que muitos se esquecem é que quanto mais complexo o jogo, mais polido ele precisará ser no final.
E é nesse momento que o escopo do projeto ganha facilmente meses e até anos, estourando prazos e custos.
Porque é difícil definir precisamente o tempo do projeto?
Imprevistos são inevitáveis, desde uma mecânica mais difícil de ser desenvolvida até acontecimentos do dia a dia.
Muitas coisas afetam diretamente no desenvolvimento dos jogos, por isso é importantíssimo se manter no escopo proposto.
Nós desenvolvedores indies, nos primeiros jogos sempre queremos criar algo inovador sem pensar no tempo que isso levaria.
Porque só com o tempo que entendemos que menos é mais, e que a evolução vem de um passo de cada vez.
Digo por experiência própria, quando quis criar meu primeiro jogo, eu queria fazer meu próprio Hollow Knight.
Mas, depois de seis meses desenvolvendo, entendi que levaria anos e muito provavelmente o jogo seria bugado e ruim.
Então me desafiei a criar um jogo Shoot ‘Em Up em um mês, e publica-lo de fato na Steam.
Mas, só terminei em quatro meses por conta do Scope Creep, por inserir mais e mais mecânicas no jogo.
Como posso evitar?
Existem alguns passos básicos e clichês que muitos ignoram, mas que salvam seus jogos do Scope Creep.
Uma boa prática seria você anotar as mecânicas e a proposta do jogo, quando a ideia nasce de foma breve e clara.
Porque no próximo passo vai te ajudar a criar um protótipo do jogo, apenas para validar as mecânicas que funcionaram.
Mas esses protótipos não precisam ter gráficos avançados e mecânicas perfeitamente polidas.
Após enviar para as pessoas testarem, e validar tudo que funcionou, você precisa criar um GDD completo.
E então analisar e definir o escopo proposto, quanto será investido, se precisará de mais pessoas desenvolvendo, etc.
Após ter já feito todas essas validações e definições, o próximo passo é seguir a risca tudo que foi definido.
Sem dúvidas durante o desenvolvimento você precisa fazer ajustes no projeto e até incluir algumas mecânicas.
Mas só de ter feito todo o processo anterior, já vai reduzir drasticamente isso!
Quer mais dicas sobre como se planejar melhor? Assiste este vídeo logo abaixo:
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