Surgindo em meados da década de 80, o termo conhecido como “Refatoração de código” ou “Code Refactoring”.
É muito comum quando vamos criar uma mecânica nova em nossos jogos, usarmos mais linhas de códigos do que o necessário.
Com o passar do tempo, e com a experiência a tendência é melhorarmos nossa lógica e a aplicação dela em código.
Mas ainda assim, existe uma prática comum até mesmo para quem é mais experiente chamada de “Refatoração”.
O que é refatoração?
Refatoração é um termo utilizado para se referir a uma reestruturação do seu código, mesmo ele estando pronto.
De forma a trazer uma melhor organização das funções, reduzindo o máximo possível de linhas de códigos desnecessárias.
Pois, é comum quando programamos uma nova mecânica, o foco ser totalmente em fazer ela funcionar.
Já uma Refatoração tem como foco manter a funcionalidade das funções, porém, polindo e otimizando o máximo possível.
Dessa forma, quando bem aplicada o resultado será um código mais limpo e mais fáicil de se ler e compreender.
Qual a importância para o desenvolvimento de jogos
A medida em que o desenvolvimento do jogo vai avançando, é comum adicionarmos novas mecânicas e retirar outras.
E isso meche diretamente no código fonte do projeto, adicionando novas linhas de códigos, ou até novas funções.
Fazendo assim o código perder sua integridade, mesmo utilizando boas práticas, pois, sempre algo acaba passando despercebido.
Fazer uma Refatoração e reestruturar seu código se torna fundamental, principalmente para projetos médios e longos.
Pois, além de te ajudar a compreender com mais clareza como tudo está se interconectando, e trazer mais organização.
Seu game também terá uma vida longa, sendo mais fácil adicionar novos conteúdos caso ele venha a ter sucesso em vendas.
Sem contar com a facilidade que outros programadores terão de ler nosso código e entender o mesmo de forma prática.
Qual o foco deve ter uma refatoração?
É basicamente como fazer um resumo de um texto, mantendo o sentido com o mínimo de palavras possíveis.
Devemos retirar o máximo possível de trechos de códigos duplicados, funções longas demais sem muito uso.
Trazer um padrão claro, objetivo e intuitivo das nomenclaturas utilizadas nas funções, classes, métodos, etc.
Tentar reduzir o número de métodos em subclases que executam a mesmo coisa, e se possível uni-las em uma só.
Listas de parâmetros muito longas e classes muito extensas, também precisam ser reanalisadas e reestruturadas.
Códigos muito complexos e difíceis de entender, quando possível devem também ser refeitos de formaintuitiva.
Em resumo, é sempre muito bom separar um tempo no meio do desenvolvimento para Refatorar o código do projeto.
Ou até mesmo próximo da conclusão do game, podendo ainda ser feito a cada versão teste lançada.
Pois, as chances de você identificar possíveis bugs e já corrigi-los, é bem maior, evitando insatisfações futuras dos jogadores.
E tornando bem menor o custo de manutenção do seu código, quando seu jogo já estiver no mercado.
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