Refatorar o código de um jogo não é uma tarefa isolada, ela é constante e evolui com o progresso do projeto.
Mas muitos programadores se esquecem de realizar esse processo em seus códigos.
E nesse artigo vamos entender a importância da Refatoração, e quando você deve realizar em seu código!
Refatorar de forma recorrente
Uma situação comum para refatoração acontece quando terminamos de implementar uma nova mecânica.
E com a funcionalidade testada, é essencial analisar o código para identificar pontos que podem ser otimizados.
E para deixar o trecho mais organizado e eficiente, essa análise é especialmente importante quando o projeto começa a crescer.
Pois, com mais implementações repetimos certos trechos de código em várias partes, como ao programar diversos inimigos ou habilidades.
Observe esse sinal
Imagine que, ao criar três tipos diferentes de inimigos, você percebe que escreveu várias vezes o mesmo código.
Por exemplo, para calcular um valor de dano ou para definir as movimentações básicas dos inimigos.
E ao invés de duplicar esse código para cada novo inimigo, uma prática melhor é refatorar esse trecho.
E criando assim, uma classe específica que encapsule essas operações, dessa forma, você consegue simplificar o desenvolvimento.
Pois, agora basta anexar a classe ou função a novos inimigos, sem a necessidade de reescrever o código.
E mantendo dessa forma, uma estrutura mais limpa e organizada em seus scripts.
Refatorar para Manter o Código coeso!
À medida que você implementa mais mecânicas, o código do jogo tende a crescer e a se diversificar.
E mesmo com boas práticas, é comum que novas funcionalidades acabem se entrelaçando, dificultando a compreensão do todo.
E refatorar com o objetivo de manter a coesão, ajuda a dividir o código em partes que têm funções claras e específicas.
Por exemplo, se você tem uma mecânica de pontuação que se relaciona diretamente com o sistema de combate.
É uma boa prática separá-los em scripts independentes, para que o sistema de pontuação seja atualizado conforme o combate ocorre.
Mas, sem afetar o funcionamento de outros elementos, pois, isso pode quebrar seu jogo em algum momento.
Códigos Repetidos e Redundantes
Outro motivo crucial para refatoração é a eliminação de códigos repetidos.
Pois, em projetos maiores, acabamos por vezes copiando funcionalidades entre diferentes scripts.
E essa prática de “duplicação de código” pode inicialmente parecer inofensiva.
Mas com o tempo gera confusão e dificulta a manutenção, especialmente se você precisar corrigir bugs severos.
Por exemplo, se você tem um comando que dá play em um áudio em diversas partes do seu jogo, e ocorre um problema no som.
Você terá que buscar em todos os scripts com esse comando, até achar o culpado do problema.
Mas, se você tivesse um sistema de som único para todo o jogo, você precisaria buscar o problema apenas nesse sistema.
Boas práticas da refatoração
Um código limpo facilita o entendimento e torna a depuração muito mais prática, pra você ou para futuros membros do projeto.
E para melhorar a legibilidade, você pode refatorar nomes de variáveis para algo mais descritivo.
E organizar métodos longos em funções menores, revisar trechos de lógica para deixá-los mais claros.
Além disso, escrever comentários explicativos em pontos complexos ajuda na compreensão e manutenção do código.
E especialmente quando novos programadores se juntam ao projeto.
Ou você precisa revisitar esse trecho em uma futura atualização do jogo.
Resumindo, refatorar é um processo contínuo que melhora o desempenho e a organização do seu jogo.
E ele não é feito somente ao fim do desenvolvimento, mas periodicamente enquanto você desenvolve.
Então, não tenha receio de investir tempo na limpeza do código, afinal facilita o desenvolvimento de novas funcionalidades.
Quer Aprender Mais sobre Desenvolvimento de Jogos?
Dê o próximo passo com o Start Gamedev, feito para iniciantes, onde você aprenderá a programar jogos do zero.
E desenvolver uma base sólida para criar sistemas eficientes e bem-estruturados, respeitando as melhores práticas.
Seja o primeiro a comentar.