Um dos trabalhos de todos os desenvolvedores, em especial os indies, é em algum momento divulgar seu jogo.
Mas para os iniciantes, isso pode ser um tanto desafiador, conseguir produzir conteúdo de qualidade para divulgação.
Porém hoje vamos trazer uma dica de um gravador dentro da Unity, e que pode ser muito útil para esse propósito.
Qual a vantagem do Recorder?
Todos os jogos em algum momento precisarão ter gameplays gravadas para material de divulgação.
E pode ser tanto para as redes sociais, quanto para a criação da sua página de vendas na loja que irá publicar.
Mas, utilizar de ferramentas externas, pode ser um pouco complicado na hora de fazer gravações e prints.
Pois, dependendo da ferramenta, além de dar um certo trabalho, pode ser que ainda comprometa a qualidade de imagem.
Porém na Unity, temos a possibilidade de utilizar um gravador que nos facilita nesse processo, o Recorder.
E possibilita a criação de vídeos com diversas qualidades, chegando até 4K 60 fps, e diversas capturas de tela.
Como instalar?
Para instalar basta ir em Window – Package Manager – Unity Registry e buscar por Recorder, e depois instalar.
E depois para usa-lo precisamos ir em Window – General – Recorder -Recorder Window.
E logo em seguida ira abrir a janela do Recorder, onde poderemos configurar e realizar nossas gravações.
E você pode arrata-la e anexar em qualquer outra aba que ficar mais prático para seu projeto.
Como usar?
Primeiro precisamos ir em Add Recorder, para selecionar o tipo de captura que desejamos realizar.
E dentre as opções, podemos criar clips de animação como os feitos no Animator, em Animation Clip.
E gravações de tela em Movie, Image Sequence para prints do jogo e em áudio capturamos os áudios em si.
Mas, os mais usados serão o Movie e Sequence, e que permitem configurações semelhantes nas qualidades.
Capture:
Aqui podemos definir uma câmera, alvo para ser capturada, como câmera de jogo ou outra específica.
E também realizar capturas em câmeras 360, render de texturas e até amostragens de texturas.
E também definir o nível de qualidade gráfica que vai de 240 p até 4k – 2160 p, e até alguma resolução personalizada.
Format:
Aqui podemos definir qual o formato de vídeo, se é em Mp4, VP8 WebM ou em ProRes Quick Time.
E qualidade baixa, média, ou alta para os vídeos que serão produzidos.
E para imagens podemos optar por PNG, JPG e até EXR, com a possibilidade de incluir alpha, na imagem.
Output File:
E por fim, aqui podemos dar um nome para o arquivo que será produzido.
E podemos também escolher a pasta de saída do arquivo, ou seja, onde desejamos salvar nossas capturas, por exemplo.
E após todas as configurações realizadas, basta ir à aba acima e iniciar a gravação no botão Start Recording.
E aqui podemos realizar algumas configurações também como taxa de frame rate e taxas de Fps.
Com o Recorder fica muito mais prático produzir conteúdo do seu game, e com alta qualidade.
E por isso, vale a pena demais testar a ferramenta e brincar com todas as possibilidades que ela nos dá.
E esperamos que essa dica possa te ajudar a produzir seu conteúdo e divulgar seu tão amado game.
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