A teoria da recompensa, se baseia na ideia de que os jogadores são motivados a continuar jogando.
E a alcançar objetivos dentro do jogo por meio da oferta de recompensas.
E todos os desenvolvedores almejam alcançar a fórmula do sucesso em jogos.
Porém, o sucesso é relativo e depende de inúmeros fatores combinados.
Mas, com o auxílio de estudos aprofundados como a teoria da “Recompensa em Games”, o caminho até a diversão se torna mais fácil.
Recompensa: O pior erro
O pior erro dentro de um jogo é não recompensar o jogador, pois, isso desmotiva o ele a realizar as missões do jogo.
Pois, quando iniciamos um novo game, queremos receber uma experiência única, que nos permita crescer.
E evoluir ao longo da gameplay, e essa evolução é percebida através das recompensas recebidas.
Mas, um desenvolvedor precisa saber também o momento certo de premiar, como premiar um jogador e com o que premiar ele corretamente.
E existem inúmeros gatilhos mentais que podem ser despertados em jogadores, e estes gatilhos estimulam sentimentos e ações neles.
Por exemplo, o gatilho da recompensa é muito poderoso.
Pois, não existe sensação melhor do que superar um desafio e ser premiado.
E os desenvolvedores usam esse gatilho para ensinar, premiar, valorizar ações.
E assim ir conduzindo as ações o jogador de forma prazerosa, dentro da gameplay.
Recompensa: Intrínsecas e Extrínsecas
Intrínsecas são aquelas que são inerentemente gratificantes para o jogador, como a sensação de superar um desafio difícil.
Ou a satisfação de explorar um mundo fascinante, a admiração por uma narrativa envolvente, etc.
E esse tipo de recompensa justifica pessoas que gostarem de jogos de exploração, e outras que preferem jogos competitivos online, etc.
Ou seja, recompensas intrínsecas acontecem sem necessariamente você dar algo ou premiar o jogador diretamente.
Mas as Extrínsecas são as recompensas tangíveis dentro do jogo, como pontos, moedas, itens, desbloqueios de níveis ou conquistas.
E essas recompensas muitas vezes estão ligadas ao progresso do jogador ou à realização de certas tarefas dentro do jogo.
E o uso estratégico e balanceado dessas recompensas pode influenciar o comportamento do jogador de várias maneiras.
Direcionando o comportamento
As recompensas podem ser usadas para guiar o comportamento do jogador.
E assim ir incentivando ele a adotar determinadas estratégias de jogo.
Podemos utilizar de diferentes formas a recompensa para manter o jogador engajado dentro do game.
Por exemplo, o jogador iniciar com habilidades básicas, e a medida que supera seus desafios, ele desbloqueia novas habilidades.
E isso deixa o jogador cada vez mais imerso, curioso para saber até aonde vai ir às habilidades do personagem.
Porém, é preciso balancear essa entrega de recompensas ao jogador, para preservar o valor percebido por ele.
Pois, ao premiar demais o jogador com a mesma coisa, essa recompensa perde o valor para ele.
Porém, se você apresentar inúmeros desafios e raramente premiar o jogador.
Logo ele também desanima de jogar, por isso a importância do equilíbrio.
E uma maneira de resolver isso é criar diversas recompensas diferentes como: power ups, moedas, vidas extras, pontuação, xp, etc.
Pois, você sempre poderá premiar o jogador constantemente, com recompensas diferentes.
Mas, mantendo a escassez delas, mas sem deixar de premiar o jogador.
A recompensa é indispensável e está presente em todos os jogos, independente do seu gênero e estilo.
Mas é preciso saber premiar o jogador corretamente, pois, o desbalance da recompensa pode estragar a experiência do jogador.
Mas você pode aprender os segredos mais usados pelos Game Designers profissionais para tornar seus jogos ainda mais divertidos e viciantes.
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