Quinta-feira é dia de Hey Dev Podcast.
Eu, Wenes e o Capitão Dinossauro entramos ao vivo para conversar com alguém no mundo dos jogos.
O convidado da vez foi o Rafael Bastos, diretor da Dumativa, um dos maiores estúdios de games no Brasil.
O papo foi simplesmente incrível e mesmo aqueles que já vivem de jogos tiveram algo a aprender.
Eu mesmo, enquanto a conversa rolava, fui anotando algumas coisas que foram muito importantes para mim, afinal, a gente sempre tem algo a aprender.
Aqui eu te trago as coisas que eu aprendi com o Rafael e que podem ser muito importantes para você também.
Quem é o Rafael Bastos e a Dumativa?
A Dumativa é um estúdio brasileiro de jogos, criador de jogos como a Lenda do Herói e também a Ordem Paranormal.
O Rafael é um dos fundadores dessa empresa e também diretor de projetos.
Ele nos conta que o seu trabalho é definir os riscos, investimentos e planejamentos de cada projeto criado pelo estúdio.
Primeiro aprendizado
O primeiro aprendizado que eu tive foi em relação a gerenciamento de projetos.
Eu sempre comento aqui a importância das suas ideias virem de uma pesquisa de mercado, assim como eu faço nos jogos que publiquei.
Mas um problema que eu estava tendo é que muitas ideias estavam surgindo e eu literalmente estava fazendo um jogo atrás do outro incansavelmente.
Isso, para projetos pequenos, como estavam sendo feitos, pode até não ser um problema.
O problema mesmo é que eu aumentei um pouco o escopo do meu projeto no 5º projeto e isso já foi um problema.
Eu não me planejei, não vi o que seria necessário para fazer o jogo, não estudei o que iria colocar e não colocar no jogo, no final eu tive que adiar o lançamento.
É muito importante, mesmo que o projeto seja muito simples, você não pular nenhuma etapa do desenvolvimento, pois é assim que você vai criar uma base sólida para começar a fazer jogos cada vez maiores.
Segundo aprendizado
O segundo aprendizado foi em relação a análise de projetos.
Eu fiz tanta pesquisa de mercado que eu tenho ideia de jogo para daqui a pelo menos 2 anos.
A questão é, será que vale a pena?
Isso é uma pergunta muito importante a se fazer quando analisamos qualquer projeto.
E é muito importante analisar cada um para saber:
- Se é o momento ideal para fazer o jogo
- Se é melhor fazer no futuro
- Se é melhor nunca fazer
Tomar essa decisão é importante pois qual jogo criar depende muito do momento de vida de cada um, os objetivos a serem alcançados a curto e longo prazo, qual o retorno que aquele jogo vai ter e etc.
É muito importante saber que nem todo projeto é viável e também nem todo projeto é viável hoje.
Tudo vai depender de diversos fatores e fazer essa análise de projeto é fundamental para isso.
Terceiro aprendizado
Esse foi o último aprendizado, mas não menos importante.
O Rafael criou uma comunidade muito sólida de pessoas que gostam da Dumativa e dos jogos que eles fazem.
O processo de criação ele contou no podcast.
Mas é muito importante entender que, no longo prazo, a comunidade é essencial.
Se você está fazendo o seu primeiro jogo e vai demorar semanas para você terminar e publicar, talvez não deva se preocupar com isso.
A grande questão aqui é, se você quer ter longevidade nos seus projetos, você vai precisar de uma comunidade.
Uma coisa é seu jogo ter lucro no curto prazo, que é completamente possível.
Outra é seu jogo está vendendo daqui a 5 anos.
Para isso é fundamental criar uma comunidade e foi isso que eu aprendi com o Rafael nesse podcast.
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