Você baixou um game gratuito na loja de aplicativos do seu celular. Após iniciar o game e começar a jogar, percebe que em determinados momentos, alguns anúncios são exibidos. Por quê isso acontece?
Muitos desenvolvedores independentes optam por distribuir seu game gratuitamente nas lojas como uma maneira de atração de usuários. Afinal, um produto pago gera mais resistência do que um produto gratuito, não acha?
Mas acontece que nem todos gostam de trabalhar arduamente em seu projeto, finalizá-lo depois de muito esforço e apenas colocá-lo para download de uma forma gratuita. Então é aí que entram os anúncios.
Os anúncios são uma forma de um desenvolvedor – ou até mesmo empresa – lançar um game gratuitamente para download e ganhar dinheiro em cima de cliques e/ou visualizações de maneira orgânica neles.
Basicamente, funciona assim:
Uma API de processamento de anúncios é adicionada ao código-fonte do game para que em determinados momentos – momentos esses definidos pelo desenvolvedor – essa API chame um tipo de anúncio também previamente determinado dentro do game.
Por exemplo, ao término de uma partida ou ao game over de um jogo, é exibido um anúncio na tela. Ou logo ao iniciar já é exibido um anúncio.
E eles podem variar. Podem ser anúncios do tipo banners (aqueles que ficam no rodapé ou em cima), intersticials (aqueles que ocupam a tela inteira) ou mesmo vídeos (com um tempo mínimo de duração antes de poder fechar ou sem tempo mínimo). E todos pagam valores diferentes por visualizações/cliques.
Antes de continuar, gostaria de deixar claro que não existe valores absolutos tampouco fórmulas mágicas que te façam gerar “x” dinheiro por cliques. Mas, existem parâmetros baseados em métricas medianas de valores pagos por quem já ganha dinheiro desta forma e são esses parâmetros, da média que os desenvolvedores recebem, que trarei para este artigo, tudo bem? Use como uma base apenas.
Todos os gerenciadores de monetização de anúncios pagam em dólar. Mas não se anime ainda, pois por mais que seja em dólar, o custo por clique/visualização é extremamente baixo.
O eCPM (custo por mil impressões) é a medida que utilizamos para saber quantos dólares você poderá fazer em média por dia. Basicamente a cada 1.000 visualizações de um anúncio em seu game, você ganha alguns centavos de dólares.
Mas esse valor varia de país para país. O Brasil, por exemplo, é um dos países que possuem o eCPM mais baixo. Já os EUA, possuem um dos mais altos. Isso ocorre porque nos EUA existem muito mais empresas anunciando em apps do que no Brasil, por exemplo.
Usando o EUA como exemplo, temos:
Anúncios para banners
De 1 a 5 dólares por mil impressões.
Anúncios intersticials (tela cheia)
De 3 a 10 dólares por mil impressões.
Anúncios para vídeos
De 5 a 20 dólares por mil impressões.
Logo, isso significa que, se você tiver 1.000 exibições de um anúncio único no seu game em um dia, você poderá estar ganhando dentre US$ 1 a US$ 20 por dia.
Mas claro, lembrando que esses valores poderão variar de região para região. Então se o seu game tiver muitos jogadores de países como o EUA, China ou Canadá, seu eCPM será alto. Caso sejam países como Brasil e Índia, será mais baixo.
O número de usuários para se gerar um único eCPM pode variar bastante. Existem fatores como a quantidade de vezes que o mesmo usuário joga o seu game, ou mesmo a quantidade de vezes que os anúncios são exibidos.
Mas supondo que você tenha jogadores suficientes para gerar eCPM de 1 dólar e consiga obter 10.000 impressões diárias, seus ganhos poderão ser dentre US$ 10 a US$ 200 por dia.
O segredo, neste tipo de monetização, é a quantidade de usuários ativos em seu game. Jogadores ativos trarão mais impressões de anúncios que por consequência, trarão um melhor eCPM.
Com muito trabalho e dedicação, é sim perfeitamente possível gerar uma renda suficiente para que consiga sobreviver com os ganhos obtidos através de seus games.
Se o seu game já te rende monetização e você quiser compartilhar sua experiência conosco, relate para nós aí nos comentários abaixo! 🙂
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