“Quantidade”… essa é uma palavra que deve ser gravada na mente de todo desenvolvedor indie.
Pois, um dos maiores desafios de um desenvolvedor indie, é conseguir lucrar com seu jogo.
E muitos desenvolvedores cometem erros fatais para seus projetos ao trocar a “Quantidade” por “Preço Alto”.
Quantidade e preço baixo
Ao precificar o seu jogo, sabemos que muitos desenvolvedores ficam tentados a colocar um preço maior.
Pois, sabemos o quanto um jogo por mais que simples, é complexo de se desenvolver.
Mas, jogos indies precisam ter muita cautela, pois, a concorrência em lojas como a Steam pode esmagar o seu jogo.
E isso principalmente porque na Steam temos jogos indies, Triple Indies e Triple A, com orçamentos gigantescos investidos.
Logo uma estratégia que vem dando muito certo é cobrar um valor mais baixo pelo seu jogo.
E ainda assim entregar uma qualidade de gameplay absurda, para o jogador.
Pois, a barreira de compra dele será muito baixa por conta do preço, mas sentirá que o jogo vale muito mais.
Ao se surpreender com a qualidade recebida nesse game, e como forma de satisfação ele divulgará organicamente seu game.
Modelo de Negócios Sustentável
Preços mais baixos tornam os jogos mais acessíveis para um público mais amplo.
E muitos jogadores estão dispostos a experimentar jogos indie se o custo de entrada for menor.
E isso pode levar a uma base de jogadores mais significativa, para seu jogo.
Mas, também a Steam e outras plataformas, têm uma grande quantidade de jogos disponíveis.
E manter preços competitivos pode ser crucial para destacar o jogo em meio à concorrência, incentivando mais pessoas a experimentá-lo.
Pois, ao vender mais cópias a preços baixos, os desenvolvedores podem criar um modelo de negócios sustentável a longo prazo.
E isso é especialmente importante quando os orçamentos de marketing podem ser limitados em comparação com grandes estúdios.
Sem contar que participar de vendas e promoções, como descontos sazonais ou bundles, pode ser uma estratégia eficaz para impulsionar as vendas.
Jogos que adotaram essa tática
Apewar é um jogo de guerra de macacos FPS, tático e de ação online adaptado da vida real.
Onde você deve construir sua equipe de macacos e lutar contra seus inimigos.
E foi desenvolvido Radatomic Studios, e lançado em acesso antecipado, ou seja, ele ainda está em desenvolvimento.
Porém, o detalhe aqui é que o jogo já conta com mais de 4.200 reviws, e em sua maioria muito, positivas.
Mas, aqui os desenvolvedores fizeram uma escolha muito assertiva de cobrar apenas 1 dólar pelo jogo.
E se multiplicarmos o número de análises por 50, podemos chagar em uma estimativa aproximada de quantas cópias o jogo vendeu.
E isso dá aproximadamente 200 mil cópias, ou seja, o faturamento desse jogo com certeza foi excelente.
Outro jogo que lucra milhões é a série do jogo Zup, que é um puzzle minimalista extremamente simples de se desenvolver.
E que seu primeiro jogo consta com mais de 7900 analises, e usando a fórmula nos daria aproximadamente 395 mil cópias.
Porém, esse jogo é ainda mais impressionante, pois, a cada 3 a 6 meses em média, eles lançam uma nova versão.
E que bate, números muito aproximados de vendas e reviews, e atualmente o estudio já conta com mais de 15 versões.
E todas cobram em média 1 dólar ou até menos em seu preço, porém, aqui podemos notar outra sacada.
Pois, devia a quantidade de versões existentes, o desenvolvedor pode vender um pacote por mais de 100 reais.
E ainda assim não ser caro mesmo sendo um jogo simples, devido à quantidade de versões no pacote.
Sem dúvidas estes desenvolvedores encontraram formas brilhantes de entregar um jogo de qualidade.
Mas acima de tudo com um preço muito baixo e, ao mesmo tempo, lucrar milhares de dólares, pelo seu trabalho.
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