De longe, a Unity e a Unreal são as engines mais populares entre desenvolvedores de jogos independentes e por boas razões.
Unity vs Unreal é como comparar Coca-Cola com Pepsi, ou Xbox One vs Ps4, ou ainda Doritos vs Ruffles. Já deu para perceber o nível da disputa, né?
Ambas engines são capazes de produzir gráficos de qualidade “AAA”, ambas têm uma grande portabilidade entre a maioria dos sistemas padrão da indústria.
Unity e Unreal vêm embaladas com uma extensa caixa de ferramentas, incluindo editor de terreno, simulação de física, animação, iluminação avançada, suporte a Realidade Virtual e muito mais.
Então, de cara, parece que temos um empate? Bom… Não é bem assim… Cada engine tem sua própria vantagem e desvantagem.
Então vamos à análise dessa verdadeira batalha entre titãs. Qual a melhor: Unity ou Unreal?
Introdução
Fundada em 2004 com o objetivo de tornar o processo de desenvolvimento de jogos acessível para todos e não apenas para grandes empresas, a Unity faz exatamente isso.
Quase todos desenvolvedores de jogos começaram ou passaram pela Unity como a principal ferramenta de desenvolvimento.
O seu design intuitivo, grande comunidade, enorme loja de assets, milhares de tutoriais e cursos e ainda com a linguagem C#, aprender a criar jogos na Unity é realmente muito acessível.
Lançada em 1998 pela Epic Games, Unreal sempre foi conhecida por seus gráficos potentes e sua grande presença em jogos “AAA.
Com uma recente versão gratuita, a Unreal acabou tornando-se acessível também para desenvolvedores menores, a colocando como principal concorrente da Unity.
Embora não possua uma documentação tão clara, uma comunidade não tão ampla e uma interface que pode ser intimidadora para alguns, ela oferece uma potência enorme em uma engine.
A Unreal é capaz de reproduzir gráficos do mais alto nível, mantendo sua eficiência. Também é repleta de ferramentas e recursos que uma vez dominados, não estabelecerá limites à sua imaginação.
Gráficos
Unreal
O vídeo acima demonstra um curta metragem produzido na Unreal, e é dela que começaremos a falar neste tópico sobre gráficos.
Resultados gráficos semelhantes podem ser alcançados com ambas engines. No entanto, a Unreal é repleta de ferramentas e predefinições que realmente funcionam e podem ser facilmente ajustadas.
Luzes volumétricas, pós-processamento, lens flares… está tudo lá, pronto para ser usado.
A iluminação na Unreal parece muito mais precisa e suave em relação à Unity. As sombras têm uma aparência polida. Tudo isso usando menos processamento do que a Unity usaria, por exemplo, e melhorando muito o desempenho.
O editor de material da Unreal é superior ao da Unity, dando uma gama maior de possibilidades para quem trabalha com 3D.
O sistema de pós-processamento é semelhante ao que é usado na indústria cinematográfica, dando-lhe uma sensação cinematográfica suave.
Unity
Dando direitos iguais, o vídeo acima foi produzido utilizando a Unity. Como pode ser visto, você pode conseguir resultados bem semelhantes de ambas engines no quesito gráficos e agora falaremos da Unity.
Se você tiver buscando por produzir um game com gráficos poderosos e deseja trabalhar bastante com iluminação, partículas e afins, você muito provavelmente chegará no resultado que deseja, mas não sem esforço.
O sistema de iluminação é bastante moderno e suporta a mais recente tecnologia, como PBR e GI, mas você vai encontrar-se manipulando sua iluminação de cena muitas vezes, tentando resolver efeitos estranhos e outros problemas.
O detalhe da sombra não é tão bom quanto a Unreal, mas definitivamente não é ruim. Com a nova atualização 2018, a Unity atualizou para um modelo de iluminação mais leve, que era definitivamente necessário. Mas comparado a Unreal, ainda pode ser melhor.
O Unity tem um modesto editor de material, ele suporta os mapas normais usuais, mapas de oclusão, texturas de base, etc, com alguns parâmetros muito limitados para ajustar.
Curva de aprendizado
Unity
É aqui que a Unity definitivamente brilha. Com sua interface intuitiva, você estará manipulando o mecanismo e tendo várias ideias ao mesmo tempo.
É realmente muito fácil de entender seu funcionamento e até compartilhar seus projetos com seus amigos.
A grande gama de materiais existentes na internet torna a Unity uma engine poderosíssima em relação a qualquer outra. De cursos a simples tutoriais, fóruns, sites e uma excelente documentação, a chance de você ficar perdido é muito pequena.
Seja qual for seu problema que estiver tendo no momento do desenvolvimento de seus projetos, com certeza será fácil achar uma solução.
Unreal
Este, sem dúvida, é o ponto fraco da Unreal. No primeiro contato, a engine poderá se mostrar intimidante, difícil e frustante…
O C++ torna a sua programação complicada, pois apesar de possuir um editor visual para “programar” ações, grandes implementações devem ser feitas diretamente em C++.
Um dos grandes problemas da interface da Unreal são suas janelas com infinitos botões e pop-ups, que poderão confundir você.
Não há tanto conteúdo disponível online, a documentação é um pouco complicada de se ler e não há comunidades grandes para ajudá-lo caso tenha algum problema.
Linguagem de programação
Unity
A Unity usa a linguagem C# de programação, que é bastante semelhante ao C++, mas muito mais simples e fácil de aprender. Isso torna mais fácil dar o passo inicial para aprender programação.
Unreal
Unreal tem suporte ao C++, que é indiscutivelmente mais difícil de aprender do que C#, mas ela tem também uma programação visual, chamada de Blueprints.
Blueprints é um sistema de script visual onde você não precisará colocar uma única linha de código.
É só conectar várias funções umas às outras para “codificar” seu game e criar diferentes comportamentos.
Embora seja ótimo e você provavelmente poderia fazer um jogo inteiro sem uma única linha de código dessa maneira, em seu estado atual, algumas coisas são melhor feitas no código.
Ter algumas habilidades em C ++ será muito útil ao trabalhar com o Unreal.
Preço
Unity
A Unity possui três opções: Personal, Plus e Pro.
A edição “Personal” vem com todos os recursos principais e é totalmente gratuita . Você tem permissão de até US$ 100 mil em receita anual, ultrapassando essa quantia, você terá que migrar para uma versão paga.
Outra coisa importante também é que a versão Personal exibirá sempre uma tela de splashscreen com a logo da Unity e escrito “Made in Unity” antes do jogo começar (coisa de 3 segundos).
Pro oferece todos os benefícios do Plus e não tem limite de receita anual.
Unreal
O Unreal tem uma abordagem diferente – eles vão te dar a engine completa com todos os seus recursos de graça. Mas você deverá repassar para sempre 5% de sua receita total. Exceto nos primeiros US$3000 por jogo por trimestre, você pode manter 100% disso.
Conclusão
Escolha a Unity se:
- Você está apenas começando a fazer jogos e não tem experiência com codificação ou programas 3D. Você pode fazer um curso na área ou mesmo caminhar sozinho por tutoriais na web.
- Você quer fazer jogos 2D ou jogos mobile.
- Não está muito preocupado em alcançar um realismo gráfico com seus projetos.
- É fã de games indies mais simples.
- Você só quer fazer um jogo visualmente interessante sem se preocupar muito com o aspecto técnico.
Escolha a Unreal se:
- Você não está com medo de um desafio.
- Você tem experiência em codificação e preferencialmente alguma experiência com programas 3D.
- Você já tem experiência em fazer jogos.
- Você quer criar games super realistas.
- Você já conhece a Unity
Unreal é ótima em muitos aspectos, mas com sua curva de aprendizado íngreme, pode ser bem difícil dominá-la se você for um iniciante. Mesmo com a Unity você pode se sentir intimidado no começo!
Mas a Unreal é definitivamente sua melhor aposta se você quer se concentrar em gráficos e jogabilidade de alto nível.
Claro, a Unity tem algumas falhas e talvez não suporte os gráficos tão altos quanto a Unreal, mas ainda pode produzir um ótimo resultado. Será muito mais fácil e rápido finalizar um jogo a Unity do que no Unreal, pelo menos no começo.
Seja o primeiro a comentar.