Muitos não sabem, mas mesmo após finalizar o seu jogo, ainda existem pontos aos quais você deve se atentar.
E um desses pontos é a escolha de uma data de lançamento para seu jogo.
Qual a melhor data? Existe uma data perfeita para se lançar um jogo?
Impulsionados pela Steam.

Bom primeiramente não existe uma data em específico que fará seu jogo vender mais, pois, as vendas dependem mais do seu jogo em si.
Porém, existem alguns detalhes que você precisa dar atenção, para que seu jogo seja melhor visto.
Pode se dizer que a Steam é a maior plataforma para jogos atualmente, com milhões de pessoas do mundo todo!
E isso faz dela a maior porta de entrada para todos os desenvolvedores a este mercado, tanto indies quanto studios triple A.
Mas também a própria Steam possue recursos e ferramentas que ajudam a impulsionar seu jogo no lançamento.
Assim como datas para se fazer grandes promoções de jogos, em resumo a steam dá um ótimo suporte no marketing para vendas.
Avaliações positivas, lista de desejos, e a própria loja recomendando faz com que as vendas cresçam naturalmente.
Game Inside, onde entregamos semanalmente diversos conteúdos relacionados ao desenvolvimento de jogos.
Além de realizarmos lives abordando os temas secretos que muitos Game Designers guardam a sete chaves!
Clique na imagem ao lado para saber mais sobre nossa comunidade secreta, e abrir a caixa preta com os segredos por trás do desenvolvimento de jogos!
Qual a relação destes fatores com a data de lançamento?

Estas características fazem com que a Steam seja escolhida para ser o local de publicação da grande maioria dos jogos.
Aumentando drasticamente a concorrência, e consequentemente a disputa por relevância dentro da plataforma.
Sendo palco de grandes lançamentos de jogos Triple A e eventos grandiosos de ofertas em determinadas datas.
Aqui está a grande primeira dica, evitar datas de lançamento Triple A é uma boa escolha.
Afinal dificilmente você terá um bom jogo pra disputar atenção e compras com grandes jogos do mercado.
Outra dica seria evitar os períodos de Steam Sales, onde a loja oferta milhares de jogos com superdescontos.

Pois, nesses períodos a concorrência por visibilidade aumenta demais, e isso pode prejudicar as vendas do seu game nesse período.
É muito importante também ficar de olho em jogos que concorrem diretamente com o seu.
Se teu jogo for de corrida, evitar a mesma data de lançamento de um Forza Horizon, por exemplo, seria uma boa escolha.
Mudando o foco

Datas específicas de grandes lançamentos e super promoções, devem ser consideradas em qualquer outra plataforma que escolher.
Porém, também existem desenvolvedores indies que escolhem mudar o foco na hora do planejamento dos games.
Ao invés de procurar uma melhor data para lançar o jogo, eles simplesmente lançam o mais breve possível sem focar em datas.
Pois, aqui geralmente o foco é criar vários jogos curtos no menor tempo possível, sem mesmo trabalhar o marketing do game.
Geralmente essa estratégia se aplica em jogos minimalistas, que são desenvolvidos em poucos meses.

Em resumo se preocupe mais com datas se teu jogo tem um tempo mais longo de desenvolvimento e você também investiu em marketing.
Caso seja um jogo simples e rápido, as datas não farão muita diferença pra você.
Mas você pode aprender os segredos mais usados pelos Game Designers profissionais para tornar seu jogos ainda mais divertidos e viciantes.
Como criar um GDD completo? como descobrir o perfil de um jogador? Como criar diagramas e Fluxograas em seus jogos?
Você aprende isso e muito mais no curso Game Design Experience!
Seja o primeiro a comentar.