Se você procurar por puzzle minimalismo 2d na Steam verá que existem centenas de jogos publicados desse gênero.
Verá também que muitos desses jogos como Hook ou Hexcells tem milhares de reviews.
Isso mostra para nós que o mercado de jogos é muito mais profundo do que jogos triple A ou indies que explodem em vendas.
Esse mercado nos mostra que para ter sucesso no seu jogo nem sequer precisa ser conhecido ou explodir em vendas.
Mas aí fica a pergunta, o que se deve ao sucesso dos jogos puzzle minimalistas?
0 – O que são puzzles minimalistas?
Jogos puzzles minimalistas tem algumas características em comum:
- Menu simples, com apenas 2 ou 3 opções;
- Geralmente só existe a tela de jogo (sem telas de menu ou de qualquer outro tipo);
- Apenas uma trilha sonora (que precisa ser bem escolhida/composta, visando evitar o cansaço por repetição);
- Poucos efeitos sonoros (geralmente por volta de 5);
- Programação simples (o principal é a lógica dos puzzles);
- Maior parte do desenvolvimento investido na criação de bons puzzles;
- Arte gráfica extremamente simples, mas muito bem executada (uso extensivo de figuras geométricas e bom uso das cores);
1 – Mercado potencial
O primeiro de tudo é que existe um mercado em potencial muito grande interessado nesses jogos.
Isso se prova com a quantidade de vendas que tem jogos como hook e hexcells.
E se você acha que esse é um ponto fora da curva, sim você está certo.
Esses são jogos que venderam milhões e como todo jogo que vende milhões, ele é fora da curva.
O que temos que lembrar é que existe muita coisa entre zero e 1 milhão, ou seja, se seu jogo não vender 1 milhão ele ainda pode ser um sucesso, mas depende de um fator importante.
2 – Alto lucro e baixo risco
Jogos puzzles minimalistas são muito simples de serem feitos, o investimento em tempo e em dinheiro é baixo.
Para você ter uma ideia, você pode fazer um jogo puzzle minimalista muito bom em 1 ou 2 meses.
Você pode ter uma ideia indo para casa e essa ideia virar um jogo em 1 semana.
Esse é o poder do puzzle minimalismo 2d, jogos de muito baixo custo e isso faz serem jogos com altíssimo lucro, mesmo que você não ganhe milhões.
Se você gastar 1.000 reais para fazer um jogo desse e ele te retorna 20.000, você teve um baita lucro com o seu jogo.
20.000 – 1.000 = 19.000 de lucro
Fora que mesmo se seu jogo não der certo, você gastou 2 meses e não 2 anos para fazer um jogo.
A exigência de um mercado como esse é muito menor e isso faz o risco ser muito menor também.]
3 – Minha experiência pessoal
Para quem não sabe, eu lancei 7 jogos na Steam e 1 na Google Play.
O meu primeiro jogo publicado foi o Endless Balls Cannons, na Google Play.
Falando de nichos onde temos baixo investimento para criar um jogo, os jogos Hyper Casuais são um deles, mas a grande pergunta é: Esse é um nicho lucrativo?
É um fato que para criar um jogo Hyper Casual é muito mais simples do que qualquer RPG, o grande problema é entendermos o retorno que esse mercado pode dar.
Por experiência pessoal e de muitos estúdios aqui no Brasil, os jogos hyper casuais são muito simples de serem feitos, assim como os jogos puzzle minimalistas, mas o retorno não é nem de perto o mesmo.
Jogos hyper casuais são feitos para pessoas que não querem investir um centavo para jogar o seu jogo e mesmo que você coloque propagandas, para ter retorno você precisará de 50.000 ou 100.000 downloads.
Isso torna impossível para desenvolvedores indies entrarem no mercado, a chance de algum retorno é muito baixa.
Foi essa a exata experiência que eu tive quando publiquei o Endless Balls Cannons e depois o Destroy the Cubes na Steam.
O Endless Balls Cannon me deu alguns centavos e o Destroy the Cubes me retornou e ainda retorna centenas de cópias vendidas por mês.
Isso nos faz refletir que o sucesso dos jogos puzzle minimalistas também se dá por ter pessoas dispostas a investir dinheiro para se divertir.
O público alvo faz toda a diferença.
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