Punição em jogos, porque este é um elemento tão importante e que devemos dar atenção?
Todos os jogos possuem seus objetivos e consequentemente as suas regras, para que tudo funcione como foi planejado.
E essas regras existem para garantir que o jogador execute determinadas ações, ou tenha determinados comportamentos.
Porém, as regras só funcionam de fato, se existir uma punição que force o jogador a andar na linha.
Punição: Teoria da Punição
A Teoria da Punição examina como a aplicação real de punições, pode influenciar o comportamento dos jogadores dentro do jogo.
E em essência, trata-se de como a possibilidade de ser punido afeta as escolhas e ações dos jogadores.
E essas punições são aplicadas em todos os jogos, independente do estilo, seja um competitivo online, ou um puzzle minimalista.
Mas, uma “punição” pode ser qualquer consequência negativa que um jogador possa enfrentar como resultado de suas ações.
E isso pode variar desde uma perda de pontos ou recursos, até uma penalidade mais severa.
Como por exemplo: ser excluído do jogo ou receber uma penalidade social.
E cada jogo deve adaptar o estilo de punição no contexto do seu game, pois, cada estilo tem demandas diferentes.
Punição: Roguelikes
Os jogos Roguelikes é um gênero de jogo criado totalmente em cima de uma alteração no formato de punição para a morte do jogador.
Pois, normalmente ao morrer, o jogo reinicia a cena, ou respawna o jogador, em alguma posição ou save.
Mas em Roguelikes morrer é parte do jogo, pode parecer contra intuitivo, mas é morrendo que se progredi aqui.
Ou seja, o simples fato de mudar a punição, trouxe um novo gênero de jogo muito divertido e desafiador.
Punição: MMORPGs
Jogos no estilo MMORPG que tenham mecânicas sociais como guildas, por exemplo, aplicam a punição para controle comportamental.
Pois, dentro da guilda existem hierarquias, onde o líder tem poder para aplicar punições em outros membros.
E distribuir cargos, para ajudar a gerir a guilda.
E dessa forma a própria guilda por meio dessa ferramenta começa a gerenciar o comportamento dos membros, mantendo a ordem.
Soulslikes
Jogos Soulslikes, por exemplo, são extremamente punitivos, onde cada erro do jogador pode custar caro, e até ser fatal.
Porém, esse é um estilo de jogo específico, para jogadores que realmente gostam de jogos mais desafiadores.
E esse estilo de jogo usa da punição elevada para forçar o jogador a ser o mais preciso possível.
E exigindo dele muita habilidade e domínio sobre o game.
Ninguém quer perder
A Teoria da Punição assume que os jogadores são racionais e tentarão maximizar seus próprios benefícios.
E levando em consideração não apenas as recompensas potenciais de suas ações.
Mas também as possíveis punições que podem enfrentar.
E isso pode levar os jogadores a evitar certas estratégias arriscadas, mesmo que ofereçam altos retornos.
Se o risco de punição for considerado muito alto, por exemplo.
Mas, a punição está presente em todos os elementos do jogo, ou seja, a cada falha do jogador normalmente ele é punido.
Porém, é preciso balancear muito bem a severidade dessa punição com o erro do jogador, para manter o jogo justo.
Pois imagine o quão frustrante seria para um jogador apenas encostar em um inimigo comum, e já tomar um dano fatal.
Mas, jogador precisa receber um feedback claro sempre que for punido, para aprender com o erro, e prestar mais atenção.
Por isso temos barra de vida em jogos, que mudam da cor verde para a vermelha, a medida que o jogador recebe dano, por exemplo.
E ao tomar um dano, é comum a tela tremer, ficar vermelha, a barra de vida piscar.
E até o jogador piscar, tudo para mostrar para ele que ele errou e foi punido.
Alinhar as Expectativas
O jogador precisa ter formas de medir o quão arriscado é uma escolha, de forma visual.
Por exemplo, um inimigo pequeno nunca deve dar um dano fatal no jogador.
E o inimigo Colossal do tamanho da tela, causar pouco dano.
E o mais correto é indicar visualmente através do tamanho, que este inimigo representa um grande perigo para ele.
Mas, existem jogos que adicionam mecânicas punitivas, afim de deixar a gameplay ainda mais competitiva e interessante.
Por exemplo, em PUBG temos a mecânica do gás que é severamente punitiva, afim de forçar o jogador a se mover e batalhar com outros jogadores.
E os jogadores iniciam em um mapa, que tem uma área de gás que se fecha, e força a todos irem ao centro, o último sobrevivente vence.
A punição é um elemento presente em todos os jogos, e precisamos ser criativos ao definir as punições em nosso games.
Pois, ela pode afetar diretamente o balanceamento do jogo, e até mesmo aumentar a competitividade e o desafio.
Pois, o simples fato de criar um bom sistema de punição, pode até mesmo dar luz a um novo gênero de jogos totalmente novo e revolucionário!
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