Desde que eu comecei a entrar no mundo dos jogos, eu sempre quis ouvir quem já era mais experiente na área.
Isso porque o mundo dos jogos é algo um pouco obscuro ainda para quem quer começar.
Por mais que seja um mercado muito grande, ainda é muito desconhecido o caminho a seguir.
Foi no ano de 2019 então que eu percebi que estava cometendo um erro que muitos jovens desenvolvedores cometem.
Eu nunca tinha publicado um jogo, por mais que eu programasse jogos há mais de 6 anos, na época.
E uma coisa que eu sempre ouvia dos CEO das empresas de jogos de sucesso no Brasil era que eu devia publicar o meu primeiro jogo o quanto antes.
O meu primeiro jogo
O meu desafio então foi publicar um jogo no menor tempo que eu conseguisse e para isso eu tinha que resolver um problema que eu e muitos desenvolvedores iniciantes têm.
O grande problema era que as ideias de jogos que eu tinha eram muito grandes, como jogos de futebol ou jogos de mundo aberto.
E até por isso eu sempre tinha projetos que nunca terminavam, porque eles eram grandes demais.
O que eu fiz então foi pegar jogos simples, de celular e começar a jogá-los.
Eu fiz isso pela forma como o nosso cérebro funciona.
O nosso cérebro só vai ter ideias de tudo aquilo que ele vive.
Então, como eu jogava somente FIFA e GTA, as ideias de jogos que eu tinha eram exatamente nesse nível.
Agora, a partir do momento que eu comecei a jogar jogos mais simples, o meu cérebro também começou a ter ideias de jogos mais simples.
O meu primeiro jogo foi um jogo puzzle de celular, no estilo endless balls.
Eu demorei para fazer ele um pouco mais do que eu imaginava, mas depois que eu publiquei eu realmente vi que eu estava perdendo tempo.
O por quê, então, devemos publicar um jogo o quanto antes?
Quando eu ouvia que eu precisava publicar meu primeiro jogo o quanto antes parecia que eu estava prestes a entrar em uma corrida e quanto mais tempo eu demorasse, mais eu iria ficar parado no mesmo lugar.
O fato é, a minha intuição estava certa.
O processo de desenvolvimento de jogos é algo que parece simples, mas quando falamos do mundo profissional, existem diversas coisas que precisamos errar.
Sim, nós precisamos errar e isso é normal, pois é errando que se aprende.
O fato é, se você demorar demais para errar você também vai demorar muito para aprender e evoluir.
Você precisa, necessariamente, passar por todas as etapas do desenvolvimento e quanto mais vezes você fizer isso, mais você vai aprender.
E foi por isso que eu tive a necessidade de aprender a ter ideias de jogo mais simples, pois assim eu poderia passar por todas as etapas do desenvolvimento o mais rápido possível.
Os aprendizados e oportunidades
O meu primeiro aprendizado então foi que montar equipes e criar jogos muito grandes não é o melhor caminho para começar.
Isso porque querer criar jogos muito grandes e gerenciar equipes sem ter muita experiência é querer pular etapas.
É como se você fosse do sub-11, de um time de futebol e quisesse jogar no profissional.
A chance de algo dar errado é muito grande pois você ainda não conhece muito bem todas as etapas do desenvolvimento de jogos.
Por isso o importante é começar pequeno e de preferência sozinho.
Não que você não possa contratar pessoas para fazerem trabalhos específicos pra você, mas montar uma equipe com muitas pessoas e tentar gerenciar isso por meses é um trabalho que exige muita experiência.
E isso é o que falta para nós no começo.
Por isso você vai errar e vai errar muito no começo, portanto, é muito melhor você errar em um projeto simples do que em um projeto grande.
O risco de investimento e retorno é muito menor.
Pensa comigo, você prefere fazer um jogo em 2 semanas e ele dar errado ou gastar 2 anos da sua vida fazendo um jogo e ele dar errado?
Com certeza você vai querer errar o quanto antes para poder acertar o quanto antes também.
É por isso que você precisa publicar um jogo o quanto antes, para poder evoluir.
Quanto mais rápido você errar, mais vai evoluir e evoluindo, mais experiente você se torna para projetos maiores que vão te dar cada vez mais retorno.
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