O Protótipo, pode ser considerado um dos passos mais importantes e mais esquecidos pela galera, principalmente iniciante.
Pois, muitos não dão valor ao quão vantajoso pode ser criar um protótipo para seu jogo.
E nesse artigo você entenderá tudo sobre protótipos, o que são, vantagens e quando é o momento de criar um.
O que é um Protótipo
Antes de entender toda a sua importância, você precisa primeiro saber o que é um Protótipo.
E uma maneira mais simples e resumida de explicar, seria dizer que ele é um rascunho jogável do seu jogo.
Ou seja, uma versão simples do seu game, contendo a ideia central do jogo, e que pode ser jogada e testado por outras pessoas.
Qual o objetivo de um Protótipo?
O objetivo principal, é sempre com a finalidade de testar e validar ideias que você tenha para seu jogo.
Podendo ser a base principal do game em si, ou também apenas algumas mecânicas, ou jogabilidades específicas.
E o simples fato de criamos um Protótipo para nossos jogos já nos trazem bons frutos como consequência.
Coletar feedbacks
Quando enviamos uma build jogável ou um protótipo para pessoas testarem, é extremamente importante você enviar junto um formulário, para coletar feedbacks.
Podendo ser em formato de e-mail, textos, mensagens, enfim, ofereça alguma forma de te enviarem o feedback.
Pois, é com base neles que você vai validar se a sua ideia está realmente bacana, se está divertida, e até mesmo se vale a pena ou não seguir com o desenvolvimento do jogo.
O que perguntar em um formulário?
Qualquer pergunta que te ajude a tirar as suas dúvidas são validas.
Mas busque perguntas que consigam extrair, o que a pessoa realmente sentiu ao jogar seu game.
Saber quanto tempo ela passou jogando, se existe algo que incomodou ela em gameplay, se os controles estão confusos, etc.
Ou até dúvidas sobre mecânicas específicas do seu jogo, que você venha a ter.
Poupar tempo de desenvolvimento
Umas das maiores vantagens é o fato de você poupar tempo de desenvolvimento, pois, caso a ideia seja ruim e ninguém goste, pra que seguir anos desenvolvendo ela?
Por isso, entrar de cabeça em um projeto sem criar um protótipo pode ser considerado um grande erro.
Pois, você corre o risco de passar 6 meses, 1 ano, 2 anos ou mais, desenvolvendo um jogo que no fim ninguém vai jogar.
Não se apegue ao seu jogo!
Temos a péssima mania de acreditar que a nossa ideia é revolucionária, e que quando estiver pronta em um jogo, vai revolucionar o mercado.
E você precisa evitar esse pensamento, porque ele te faz ignorar criticas construtivas, opiniões dos jogadores, e principalmente se apegar demais ao projeto.
Você precisa sim acreditar no seu potencial, mas sempre manter os pés no chão e os ouvidos abertos para opiniões construtivas.
Mantenha os pés nos chão e ouvidos abertos!
Você não cria jogos para si mesmo!
A verdade é que não criamos jogos para nós mesmos jogarmos, por isso é importante escolher para qual público que você quer criar o jogo.
E buscar entregar em seu jogo, jogabilidades e tudo que esse público mais gosta e procura.
E principalmente escutar o que eles têm a dizer, a respeito de possíveis melhorias que você pode fazer.
Estude o mercado
Quando temos uma ideia de jogo é importante estudar os jogos concorrentes, e entender através de análises e comentários, tudo aquilo que esse público gostaria de jogar.
E com isso você pode melhorar essas mecânicas, e adicionar ideias próprias em seu game.
E através do protótipo, avaliar a aceitação do público e descobrir se o seu jogo está no caminho certo!
O que colocar em um protótipo?
Existe um conceito em Game Design chamado núcleo de jogabilidade, que são as mecânicas centrais do jogo, e que juntas formam uma jogabilidade.
Em Age of Empires, você tem mecânicas de coletar ouro, pedra, madeira, comida, e através delas evoluir toda sua vila… Este seria um núcleo… Mecânicas de batalhas outro, exploração outro, etc.
Então, você precisa testar o núcleo de mecânicas central do seu jogo, e validar se estão divertidos.
Dispense as melhores práticas!
Está frase parece estar errada, mas não está!
Em um protótipo você quer testar o mais rápido possível seu jogo, então esqueça codificações complexas que vão tomar muito tempo, faça funcionar da forma mais simples que puder.
Esqueça gráficos super detalhados, modelagens complexas… Faça tudo o mais simples possível, podendo até mesmo usar formas geométricas ou sprites sem animações.
Jogue fora seu Protótipo!
Um ponto crucial é que um Protótipo não serve para ser a base de criação de um jogo.
Sua finalidade é apenas testar e validar suas ideias!
Mas, após a validação, esse projeto deve ser descartado e iniciado do zero, respeitando todas as melhores práticas, recomendadas na codificação, organização de projeto e tudo mais!
Probuilder para criar protótipos
Existe uma ferramenta na Unity que pode ser usada com esse objetivo de validar a ideia de um jogo, de maneira rápida.
Com o Probuilder você pode criar rapidamente cenários, ambientes, tudo de maneira prática para acelerar esse processo de criação e validação.
Pois, ele cria estruturas low poli, sem texturas muito avançadas, sendo assim bem mais leve.
E ainda assim, pode tranquilamente ser usado, em um projeto para ser lançado de fato.
Em que momento crio o Protótipo.
O protótipo é um passo que vem antes mesmo de se iniciar de fato o desenvolvimento do seu projeto.
Aliás, é ele o responsável por dar o “ok”, para a inicialização do desenvolvimento do seu jogo!
Então assim que você fizer a pesquisa de mercado, toda a parte da elaboração da ideia do jogo, mecânicas, estilo, público, plataformas alvo para lançamento, etc.
O Protótipo entra em cena, para validar todo essa passo inicial, entes de começar de fato o desenvolvimento pra valer.
Mas você pode aprender os segredos mais usados pelos Game Designers profissionais para tornar seu jogos ainda mais divertidos e viciantes.
Como criar um GDD completo? como descobrir o perfil de um jogador? Como criar diagramas e Fluxograas em seus jogos?
Você aprende isso e muito mais no curso Game Design Experience!
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