O Game Design, é uma área que a princípio parece ser muito fácil de lidar e acaba sendo subestimada.
Pois, muitos tem uma visão limitada da sua importância, dentro da criação de todo o seu jogo.
Por isso, é vital para seu projeto sempre testar e validar se suas decisões de Design estão no caminho certo.
Crie pequenos Protótipos!
A maneira mais prática e fácil de validar se suas mecânicas e seu jogo está divertido, é testando.
Pois, assim você consegue avaliar através dos feedbacks, se o seu jogo está agradando o jogador.
E uma forma é criando um protótipo com artes e programação mais básica, mas funcional para testes.
E aqui não precisa se preocupar tanto com melhores práticas, um jogo totalmente polido ou artes sensacionais.
Mas, faça apenas o necessário para que as mecânicas principais, possam funcionar como você imaginou.
E entregue para diversas pessoas testarem e principalmente as que tem o perfil para qual você pretende vender.
E após ouvir os feedbacks, será mais fácil avaliar o que funcionou, e cortar ou ajustar o que não está funcionando.
Não se apegue ao seu jogo!
Uma das coisas mais difíceis para os desenvolvedores, principalmente indie, é não se apegar ao projeto.
E esse é um grande erro que pode até mesmo fazer seu game fracassar totalmente.
Pois, após os testes, é preciso analisar se as mecânicas criadas estão realmente entregando a experiência que você imaginou.
E caso a resposta seja negativa, é crucial ajustar essa mecânica e em alguns casos, até mesmo retirar do jogo.
E nesse momento, por mais que você como desenvolvedor goste dessa mecânica, seus possíveis compradores não gostaram.
Por isso, você deve pensar friamente, se manter essa mecânica faz realmente sentido na estrutura de gameplay.
E por mais que ela te orgulhe por ter dado trabalho para desenvolve-la, o produto final é muito mais importante.
Valorize seu tempo!
O tempo para qualquer desenvolvedor, indie ou equipe, é extremamente importante.
Por isso, criar protótipos apesar de parecer contra intuitivo, na verdade, é extremamente fundamental.
Pois, a depender do escopo do seu jogo, um protótipo pode literalmente fazer você ganhar meses.
Por exemplo, um jogo com escopo de anos de desenvolvimento, sem nenhuma validação pode te fazer perder literalmente anos.
E vale a pena demais gastar um mês em um protótipo, e validar se realmente compensa avançar com o projeto.
E dependendo do feedback recebido, você deve até mesmo abandonar o jogo e partir para uma nova ideia.
Pois, mesmo perdendo um mês como no exemplo, você pode ter evitado ter perdido anos de desenvolvimento.
E então, é importante não se apegar ao jogo, artes, mecânicas, personagens, pois, você pode ter que cortar do game.
Pois, boas validações tiradas de um protótipo, pode ser o diferencial que guiará seu game para o sucesso mais certo.
Por fim, sempre que validar um protótipo, é interessante refazer o jogo do zero, agora sim adotando boas práticas.
Pois, a ideia de um protótipo é ser um jogo criado rapidamente apenas para fins de testes.
E assim dispensando melhores práticas, mas seu projeto final precisa sim, ser bem construído desde o começo!
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