Como terminar um projeto travado
Dezembro de 2020 eu comprei um curso de canto
E se você acha que isso não tem nada a ver com jogos, calma, tem tudo a ver!
Esse curso tinha o objetivo de melhorar a minha voz com diversos exercícios
Eram 21 dias de exercícios e em cada dia eu tinha que realizar um ou mais exercícios escolhidos pelo professor
Eu não poderia pular nenhum dia, pois senão, não teria o efeito certo
Dia 5 de janeiro eu conclui o 21º dia e como eu estava cantando diariamente, senti minha voz muito mais afinada, leve e potente
A questão é, o que isso tem a ver com jogos?
Meu jogo na Steam
Para quem não sabe, eu estou fazendo um jogo para publicar na Steam e ainda faltam algumas etapas para concluir ele
A questão é que eu estou demorando muito mais do que eu tinha planejado
E hoje eu fui me perguntar o porquê, por que eu estou demorando muito mais do que eu imaginava?
E a resposta veio com esse curso de canto!
Eu tinha um planejamento de 21 dias, fiz os 21 dias e consegui concluir exatamente no prazo determinado
E ai eu me perguntei, como eu posso usar essa experiência para conseguir terminar o meu jogo no prazo?
O prazo do seu jogo
Muitas vezes a gente faz um prazo para terminar um jogo baseado no tamanho do jogo
Então a gente imagina que, com o tamanho daquele jogo, podemos fazer em tantos meses
Acontece que esse não é o único fator que vai determinar o prazo do seu jogo
Existem diversas variáveis que podemos incluir como tempo, dedicação, conhecimento e etc.
Fora que muitas vezes achamos que vamos fazer uma tarefa em 1 dia e fazemos em 3
Então eu me perguntei novamente, como posso usar a experiência do curso de canto nos meu jogo?
Os 3 passos fundamentais
A resposta veio através de 3 coisas: tarefas definidas, consistência e foco no processo
A primeira coisa que tinha nesse curso eram tarefas definidas, cada dia um exercício especificando exatamente o que eu tinha que fazer naquele dia
E isso pode ser muito bem implementado nos nossos projetos
Nós precisamos, dentro do processo de criação, trocar os chapéus
Uma hora nós definimos como vai ser o jogo e outra nós pegamos o que já esta definido e criamos
O processo de criação e o de desenvolvimento precisam estar separados
Isso porque se você começar a criar o seu jogo sem ter ele bem definido, o que vai acontecer é que você vai querer modificar e colocar cada vez mais coisas
Dessa forma o seu projeto nunca vai terminar
Então o primeiro passo é: definir o tamanho do jogo e quais as tarefas temos para fazer em cada dia
Consistência é melhor que intensidade
Depois de ter tudo muito bem definido você precisa de uma coisa: consistência
E aqui eu vou usar o exemplo da academia, não adianta você levantar 50kg em 3 dias logo no começo, pois você vai se esgotar
Com o processo de criação do nosso jogo é a mesma coisa
Por mais que você tenha disponível 8 horas nos próximos 5 dias, não é recomendado você esgotar toda a sua energia logo de cara
Assim como a academia, você não vai começar levantando 100kg, você começa com 5, depois vai para 6 e assim por diante
O processo precisa ser gradual e nos seus projetos precisa acontecer a mesma coisa
Só termina os seus projetos quem se dedica um pouco de horas todos os dias e não quem dedica todo o seu tempo em 3 dias
Se esse é o seu primeiro projeto vai com calma, faz 1 ou 2 horas por dia
Escolha um tempo que você vai conseguir cumprir tanto nos dias livres, como nos dias que você esta extremamente ocupado
Coloque também um dia ou outro para descansar, isso é muito importante
Terminar o jogo é só consequência
A última coisa e não menos importante é: terminar o seu jogo é só consequência
Isso mesmo, é claro que nós queremos terminar aquele projeto e publicar
Mas é importante nós focarmos no processo e não no resultado
Com as tarefas bem definidas e um tempo livre por dia para fazer elas, só precisamos focar no que precisamos fazer a cada dia
Esse é o processo, o que eu preciso fazer hoje?
Somente isso importa para você terminar o seu projeto
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