Uma das dúvidas de quem está querendo começar a criar jogos, é: “Eu preciso pagar para usar os softwares?”
Pois, afinal dificilmente alguém que está começando, tem bastante grana para investir e muitos querem fazer apenas por hobby.
Trouxemos então neste artigo, alguns softwares grátis ou que permitem fazer um bom uso sem ter que investir muita grana.
E no fim desse artigo lhe daremos dicas preciosas para você aprender a dominar de vez muitas destas ferramentas apresentadas ao longo do artigo!
Escolhendo os programas
Os jogos nada mais são do que a junção do visual, áudio e o controle das ações pelo usuário.
E para cada uma destas coisas serão necessários softwares diferentes, tendo que analisar até mesmo o estilo do game.
Começando pela parte visual então, precisamos analisar se o game será 2D ou 3D, para a escolha dos programas.
Pixel Art:
A pixel art além de trazer um estilo retro ao game, também é mais fácil de se trabalhar!
E podemos utilizar gratuitamente, o Pixel Studio para pc e mobile e o Piskel com versões online e para download.
Mas, mesmo variando entre 30 e 40 reais, o Aseprite sem dúvidas é o mais completo para Pixel Art.
E merece ser mencionado, pois, ele traz ferramentas completas para pixel art com um baixo investimento.
Arte vetorial:
No campo das artes 2D, ainda existe um estilo conhecido com Arte Vetorial, que é muito utilizada em jogos mobile.
E que utilizam bastante formas geométricas para fazer as suas criações artísticas, sendo também muito leves.
Sendo assim, para esse estilo de arte temos o Inkscape que é um software open source.
E sem dúvidas, pode trazer resultados bem profissionais para as suas artes.
Ilustração e Concept Art:
Outro estilo que vem sendo bastante utilizado nos jogos é a arte digital, que traz toda uma identidade aos games.
Sendo quase que um desenho livre a mão, esse estilo de arte da muita liberdade criativa aos artistas dos jogos.
E tanto o Krita quanto o Gimp, são excelentes opções grátis que irão suprir todas as suas necessidades nesses estilos.
Modelagem 3D:
Para se trabalhar com modelos 3D, a coisa fica um pouquinho mais complicada e mais trabalhosa, por assim dizer.
Pois, Modelos 3D dependem de serem modelados, texturizados, e principalmente da criação de materiais.
Por sorte aqui também temos um software open source, que traz um nível profissional para os modelos 3D.
O Blender conta com uma base enorme de usuários, e sem dúvidas também é um dos mais utilizados nesse meio.
Músicas e efeitos sonoros:
Já na parte sonora é comum utilizarmos músicas e efeitos sonoros grátis, encontrados em alguns sites.
Site como fresound, freesfx, newgrounds, opengameart e diversos outros são de grande ajuda.
Mas, para quem quer estudar está área, tem o Lmms que é um software grátis que pode trazer bons resultados.
Porém, hoje em dia é comum, jogos terem musicas orquestrais, arranjos de violão, etc.
Também tem o Bosca Ceoil, que é mais simples, online e com estilo retro.
Porém, o Audacity pode te ajudar bastante na criação e edição de alguns efeitos sonoros para seus jogos.
E outro sftware que gera efeitos sonoros aleatórios em estilo retro, é o Sfxr.
Game Engines:
É talvez a área mais conhecida e responsável por unir a parte visual, sonora e programar o jogo em si.
Existem inúmeras engines disponíveis, e cada uma delas tem suas próprias regras com relação a monetização.
Porém, citaremos as principais e mais “amigáveis” no quesito de pagamentos de royalties para as empresas donas das engines.
A começar pela Godot que é open source e livre de royalties, ou seja, sem preocupações com taxas sobre vendas.
Temos a Unreal, que é uma engine extremamente poderosa no quesito “gráficos realistas”, ao nível triple A.
Sendo livre para lucros abaixo de 1 milhão de dólares, após esse valor é cobrado 5% de royalties em vendas.
Por fim, uma das preferidas dos desenvolvedores e studios indies, e também uma das mais “top” disponível no mercado.
A Unity é gratuita e completamente grátis, desde que você tenha lucros anuais inferiores a 100 mil dólares.
Pois, entre 100 mil e 200 mil dólares você precisa assinar a versão plus, custando R$ 2.295, 00 por ano.
E acima de 200 mil dólares você precisa da versão Pro ou Enterprise que custa R$ 10.395,00 por ano.
Super dica pra você!
A grande maioria das ferramentas recomendadas acima, irá exigir de você um certo nível de conhecimento para extrair o melhor que elas podem oferecem.
Mas, não se preocupe, pois, vamos te ajudar com essas super dicas abaixo pra você, saca só:
Aprenda Pixel Art:
Com o Aprenda Pixel Arte você irá se aprofundar ainda mais nas técnicas mais avançadas de Pixel Art, e descobrir os segredos dos melhores Pixel Artistas, clique na imagem ao lado e se surpreenda com o que os nossos alunos têm criado.
Pois, neste curso te ensinaremos muito mais do que apenas animar um personagem, mas a dominar de vez a pixel art!
E até quem sabe, trabalhar algum dia criando artes pra jogos, com tudo que você vai aprender…já pensou que bacana!
Start Gamedev:
Uma dica muito bacana para você, que tem interesse em aprender mais sobre a Unity e a sua linguagem C#, essa é a sua chance.
Pois, temos um curso sensacional que te mostra a base da programação na Unity.
E de quebra você ainda vai desenvolver um jogo top down com sistema de diálogo, crafts, inimigo e muito mais.
Basta clicar na imagem ao lado para saber tudo sobre esse curso incrível!
Game Sounds:
O Game Sounds foi pensado para te ajudar a criar seus próprios efeitos e trilhas sonoras personalizados para seus jogos.
E sem precisar depender de pagar para outras pessoas criarem esses áudios, ou até mesmo gastar horas, buscando áudios grátis pela internet a fora.
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