A parte da programação em jogos talvez seja a parte que as pessoas mais querem aprender e isso não é a toa.
A programação é o que vai fazer o seu jogo funcionar, é o que vai dar vida ao seu jogo.
Desde a física até a animação, tudo passa pela programação.
Mas para muitos que estão começando é um mundo um pouco obscuro e muitos têm dificuldade de entender como funciona a programação.
Aqui nesse artigo eu te darei uma base para você entender melhor o que é programação e como você pode aprender da melhor maneira.
Como aprender a programar jogos?
1 – Existem muitas linguagens
2 – O funcionamento do computador
3 – A base de qualquer programação
4 – A diferença entre as linguagens
5 – O raciocínio
Existem muitas linguagens
Uma das maiores dificuldades de quem esta começando é entender qual a diferença entre a variedade de linguagens que existe e diante disso qual a linguagem mais fácil para se aprender.
E para você entender isso você precisa, primeiro, aprender como funciona o computador.
Isso mesmo, você precisa entender como ele funciona porque o nome “linguagem” não é a toa, nós usamos programação para conversar com o computador.
Toda vez que você vai programar você esta dando ordens para o computador.
Você esta falando para ele o que você quer que ele faça.
E para você mandar ele fazer o que você quer, você precisa entender o que ele pode fazer.
O funcionamento do computador
Um computador é feito, basicamente, de um processador e uma memória RAM.
Um processador faz 2 coisas:
Cálculos matemáticos – o processador calcula informações, como uma calculadora convencional.
Compara informações – o processador também é capaz de comparar informações.
E para ele fazer essas 2 coisas ele precisa guardar informações, para isso existe a memória RAM.
É lá onde todas as informações estão guardadas para o processador fazer os cálculos que ele precisa.
Agora, veja comigo, se o computador pode fazer essas 3 coisas, o que você acha que podemos mandar ele fazer?
A base de qualquer programação
Em qualquer linguagem de programação você terá total liberdade de:
Guardar informações: Chamamos isso de variáveis, valores que você guarda e pode modificar depois.
Fazer cálculos: Você pode pegar essas variáveis e fazer os cálculos que quiser com elas, soma, subtração, divisão, potência, raiz e etc.
Comparar informações: Essa é a mais complicada de entender, mas isso acontece porque temos diversos usos.
Você pode pegar a informação de uma variável e saber se ela é verdadeira ou falsa, se o número dela é maior ou menos que o 5, por exemplo.
Você pode pegar uma lista de informações e comparar para ver se existe alguma variável igual.
Existem diversas funcionalidades que você vai aprendendo conforme você vai entrando nesse mundo.
Mas ai entra a pergunta, o que difere então uma linguagem da outra?
A diferença entre linguagens
Se toda linguagem conversa com o computador e ele faz sempre as mesmas funções, todas as linguagens deveriam ser iguais então né?
Se você chegou a essa conclusão, você esta completamente certo.
Todas as linguagens são iguais pois elas “conversam” com o computador.
Mas existe uma pequena diferença entre elas.
Isso acontece porque você pode programar em números binários ou em linhas de códigos.
O fato é, o que muda é a complexidade da linguagem e também a forma de escrever as mesmas funções.
Programar em linhas é muito mais fácil do que programar em código binário.
E declarar uma variável em C# é diferente de declarar em python, mas no fundo você esta fazendo as mesmas coisas.
O raciocínio
Se todas as linguagens fazem as mesmas coisas, no que eu devo me preocupar para aprender a programar jogos?
A resposta não é escolher a linguagem certa e sim desenvolver seu raciocínio.
Raciocínio é você usar ferramentas para chegar em um objetivo.
E em programação você não vai fazer muito diferente disso.
Olha só, se eu tenho um objetivo que é fazer um café e eu quero mandar o computador fazer isso, a sua programação seria essa:
Esquentar água
Pegar café do saco
Pegar o filtro
Coar o café
Tirar o filtro
Pegar a xícara
Colocar o café na xícara
Lembra que eu te falei que você vai mandar o computador te obedecer?
É exatamente isso que eu fiz nesse suposto exemplo.
O computador lê linha por linha e você vai dando os comandos até chegar no resultado que você quer.
Aprendendo as ferramentas
Passando isso para o mundo dos jogos, existem milhares de ferramentas que você pode usar para ter o resultado que você quer.
Existe a ferramenta de mover, rotacionar, animar, ligar/desligar uma luz, aumentar/diminuir o brilho do sol, posicionar um objeto, aumentar/diminuir um objeto e muitas outras coisas.
Todas essas ferramentas são criadas pelas engines, basta você aprender cada uma delas.
É claro que você não precisa aprender todas e nem decorar como escrever cada uma.
O foco aqui é você entender o que cada uma faz e como você pode juntar cada uma delas para chegar no resultado que você quer.
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