O Unity Profiler é uma ferramenta da Unity de análise de desempenho que ajuda a otimizar seu jogo.
Mas, poucos desenvolvedores iniciantes sabem que existe essa ferramenta para auxiliar no desenvolvimento.
E neste artigo você conhecerá mais sobre como o Profiler pode ser muito útil no seu dia a dia!
Unity Profiler: Monitore o desempenho
É comum muitos desenvolvedores iniciantes não se preocuparem com a otimização de seus jogos.
Mas, com o passar do tempo e desenvolvendo projetos mais elaborados, essa necessidade surge naturalmente.
E a Unity fornece inúmeras ferramentas de monitoramento para auxiliar o desenvolvedor nessa otimização.
E o Profiler é um excelente exemplo, coletando informações detalhadas sobre o desempenho das suas aplicações.
Pois, você pode acessar o Profiler indo em Window > Analysis > Profiler ou usando o atalho de teclado Ctrl+7 .
Profiler: Recursos
Ele oferece vários módulos para analisar diversos aspectos do seu jogo, como uso de CPU, GPU, memória, iluminação, etc.
E em resumo é possível monitorar todas as áreas que estão em execução durante o play teste do game.
E o funcionamento do profiler é bem simples, basta ativa-lo, e ele abrirá uma janela para o monitoramento.
Pois, é através dela que você acompanhará os dados do profiler, após dar o play na Unity.
E quando você clicar em um pico do gráfico, o play para a execução para você conferir esses dados.
Analisar Performance dos seus Scripts
Ao abrir a janela do profiler, é bacana ativar a opção “Clear on Play”, para limpar os gráficos a cada teste.
E também a opção “Deep Profile”, que conseguira olhar mais a fundo dentro das funções do seu script.
E na opção “Profile Modules”, é interessante que desative tudo que não for o foco da sua análise no momento.
Pois, assim você consegue uma visualização menos poluída, como aqui no caso deixamos apenas uso de CPU.
E na janela ao lado é possível selecionar o que você gostaria de monitorar, aqui também deixamos apenas Scripts.
E abaixo selecione “Hierarchy”, para de fato olhar dentro dos seus scripts e localizar o que mais pesa!
Porém, agora basta dar play na Unity e buscar por picos muito grandes nos gráficos e clicar para analisar.
E aqui você precisará focar no “PlayerLoop” que é referente aos seus scripts.
E basta abrir os tópicos dentro do Player loop para encontrar o que está consumindo mais processamento.
Como isolar um comando?
É possível isolar um bloco de comandos específicos dentro do seu script, para análise.
E desse forma você pode verificar quando esse bloco está consumindo do processamento.
E para isso você precisa importar a biblioteca “UnityEngine.Profiling”, e usar o comando Profiler. BeginSample(“”).
Pois, você adiciona esse comando dá um nome para esse bloco e no fim do bloco adicionar o comando Profiler. EndSample().
E assim ao rodar o Profiler novamente ele destacará esse bloco criado e mostrará a porcentagem que ele está consumindo.
E isso é muito útil pra te ajudar a isolar algum ponto problemático, especifico do seu código.
Mas, principalmente para estudar maneiras de otimizar esse trecho e melhorar a execução do seu jogo!
Usar o Profiler é uma parte essencial do desenvolvimento, pois, permite medir o desempenho do seu jogo.
E identificar possíveis gargalos ou problemas que precisam ser resolvidos.
Em resumo o Unity Profiler é uma ferramenta vital para otimizar seu jogo e garantir o melhor desempenho possível.
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