Conheça as principais game Engine presentes nesse ramo de desenvolvimento de jogos cresce a cada ano.
E lembrando que não é um ranking da melhor para a pior.
Pois, cada uma delas tem seus propósitos e atendem a um público
Game Maker
O GameMaker é uma engine focada para desenvolver jogos 2D,com uma interface de usuário intuitiva e fácil de usar.
E permite que desenvolvedores iniciantes possam criar jogos sem precisar de muita experiência em programação.
Pois, ela usa linguagem de script GML (GameMaker Language), que é fácil de aprender e entender.
E oferece uma variedade de ferramentas de desenvolvimento visual, e suporte para diferentes plataformas.
Como por exemplo: Windows, Mac, Linux, iOS, Android, HTML5 e consoles de jogos.
Construct
Construct é uma game engine popular para desenvolvedores que desejam criar jogos 2D.
Pois, possui uma interface de usuário intuitiva, fácil de usar.
E permite que desenvolvedores iniciantes possam criar jogos sem precisar de muita experiência em programação.
Oferecendo uma variedade de ferramentas de desenvolvimento visual, por exemplo.
E permitindo criar facilmente animações, efeitos, sistemas de física e mecânicas de jogo interativas sem precisar escrever código.
E também oferece suporte para diferentes plataformas, incluindo Windows, Mac, Linux, Android, iOS e HTML5.
Mas, ainda conta com uma comunidade ativa e solidária, com muitos tutoriais, fórum.
E recursos disponíveis para ajudar os desenvolvedores a aprender e aprimorar suas habilidades na criação de jogos.
Godot Engine
Godot é uma game engine de código aberto e gratuita, possui uma interface de usuário fácil de usar.
E permite criar jogos sem precisar de muita experiência.
Pois, usa sua própria linguagem de script, chamada GDScript, facilitando a criação de jogos mais rápida e eficiente.
Mas, seu motor gráfico é poderoso e oferece suporte para gráficos 2D e 3D.
E com recursos como iluminação em tempo real, sombras e muito mais.
Porém, é totalmente gratuita, significa que os desenvolvedores podem usá-la sem nenhum custo e ter acesso ao seu código-fonte.
GDevelop
GDevelop ainda não possui grandes jogos de destaque por ser um engine bem emergente no mercado.
E é um motor de jogos 2D de código aberto gratuito, que se concentra na criação de jogos para PC e mobile, e web.
E utiliza um sistema baseado em eventos em vez de linguagem de programação, semelhantes a Construct.
Permitindo que você crie a lógica do seu jogo usando eventos visuais, compostos de condições e ações, por exemplo.
E disponibiliza um editor de Pixel art interno chamado Pascal e também uma biblioteca de recursos gratuitos.
RPG Maker
Como o nome já sugere essa engine foi criada especificamente para facilitar a criação de jogos no estilo RPG.
E disponibiliza um editor de mapas para criar cenários com diferentes assets de qualidade.
E banco de dados de personagens, inimigos, itens, habilidades e uma biblioteca de recursos, incluindo sprites, gráficos e música.
Mas, uma novidade que surgiu bem positiva é que usa o RPG Maker usa Javascript para seus plugins.
E isso abre espaço para o desenvolvedor criar funcionalidades que desejar em um qualquer editor externo.
E depois pode adicionar na pasta de plugins do RPG Maker.
Unreal Engine
Unreal Engine é outra game engine popular que é frequentemente usada para desenvolver jogos AAA (triple-A).
E é conhecida por seus gráficos de alta qualidade e realismo, com recursos avançados de renderização em tempo real.
E ferramentas de iluminação dinâmica, trazendo maior realismo para seus jogos.
Mas também, possui uma física avançada que permite aos desenvolvedores criar interações realistas com objetos, personagens e ambientes.
E por ser uma das Engines mais conhecidas no mercado, ela também tem uma comunidade forte.
E com muita demanda de trabalho por desenvolvedores que dominam essa Engine.
Unity Engine
É uma das game engines mais populares do mercado, amplamente utilizada.
E principlamente para desenvolvimento de jogos em diferentes plataformas, incluindo PC, mobile e consoles.
E a mais escolhida por inúmeros desenvolvedores indies, justamente por essa facilidade.
Pois, é uma ferramenta poderosa e flexível, com uma grande comunidade de desenvolvedores.
E uma vasta quantidade de recursos disponíveis, na asset store por exemplo.
Cada game engine tem suas vantagens, desvantagens e cada uma atende um determinado publico.
E a nossa dica é vc pesquisar qual engine te agrada mais, e focar 100% dos seus esforços nela.
Pois assim você poderá dominar a ferramenta totalmente, e conseguir extrair o máximo dela pra criar seus jogos.
Uma dica muito bacana para você, que tem interesse em aprender mais sobre a Unity e a sua linguagem C#, essa é a sua chance.
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E de quebra você ainda vai desenvolver um jogo top down com sistema de diálogo, crafts, inimigo e muito mais.
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