Desenvolver seu primeiro jogo é uma conquista incrível, mas a jornada não termina aí.
Pois, um passo crucial após a conclusão do seu projeto é decidir onde publicá-lo.
E essa escolha dependerá de seus objetivos, sejam eles acadêmicos, para construir um portfólio.
E até visando uma carreira profissional na indústria de jogos.
Primeiros jogos: Estudos e Portfólio
É comum alguns desenvolvedores iniciantes se sentir, inseguros ao terminar o seu primeiro jogo e lançar profissionalmente.
Pois, após lançar um jogo é comum recebermos feedbacks através de reviews, e termos que prestar suporte.
E algumas pessoas não se sentem preparadas para lidar com situações onde o jogo não vai bem.
E preferem escolher um caminho onde ele pode testar seus jogos de forma mais informal.
Pois, assim é possível se preparar para o futuro, e nesse caminho temos o Itch.io e o Gamejoult mais recomendados.
Itch.io
O itch.io é uma excelente plataforma para quem deseja compartilhar seus jogos gratuitamente ou como um portfólio.
E essa plataforma oferece uma grande flexibilidade, permitindo que você defina seu próprio preço.
E inclusive podendo ser gratuito, ou deixar que o próprio usuário continuar com algum valor que simbólico.
Mas acima de tudo, é uma comunidade acolhedora, focada na comunicação direta entre desenvolvedores e jogadores.
E algumas vantagens aqui é que publicar seus jogos, é gratuito, o que é ideal para projetos de estudo.
E a plataforma é conhecida por sua comunidade engajada, proporcionando feedbacks valiosos.
Mas, embora tenha uma comunidade sólida, o alcance global pode ser menor em comparação com outras plataformas.
GameJolt
Semelhante ao itch.io, o GameJolt é outra plataforma amigável para desenvolvedores iniciantes.
E ele é conhecido por hospedar jogos indie e oferecendo uma comunidade engajada.
Pois, os jogadores frequentemente procuram por novos jogos na plataforma, proporcionando uma boa exposição.
E ele também permite interação direta com jogadores e outros desenvolvedores.
Mas a grande desvantagem é que ele é limitado para projetos pequenos.
Pois, projetos maiores podem não obter a mesma visibilidade que no itch.io ou Steam.
Publicar jogos profissionalmente
Em outros casos, temos desenvolvedores iniciantes e experientes que desejam muito comercializar seus jogos.
Pois, não há nada mais gratificante do que criar um bom jogo e receber pelo seu bom trabalho.
E quando o caminho escolhido é esse, a melhor escolha em dúvidas é a Steam, pois, ela é muito justa.
E para os primeiros jogos, ir para o lado mobile pode ser bem mais difícil para o desenvolvedor iniciante.
Pois, o mercado mobile é um mundo a parte, e na grande maioria dos casos exige muito in vestimento.
Principalmente em marketing, por exemplo, para fazer o jogo se destacar dentro da loja, mesmo sendo gratuito.
E esse modelo de negócio, pode ser muito desafiador para um desenvolvedor iniciante.
Steam
A Steam é a maior loja de venda de jogos do mundo, com milhões de usuários ativos.
E publicar seu jogo aqui significa colocá-lo diante de uma audiência global, proporcionando uma exposição sem igual.
E a plataforma oferece uma variedade de ferramentas e recursos robustos para ajudar os desenvolvedores.
Mas principalmente o algoritmo de descoberta da Steam é projetado para destacar jogos que estão recebendo boas críticas.
E atraindo a atenção dos jogadores, ou sejas, se o seu jogo for bem recebido, a Steam ajudará a promovê-lo organicamente.
E embora a Steam cobre uma taxa de publicação e uma porcentagem das vendas.
A exposição que ela oferece pode compensar esses custos, por exemplo.
E até gerar um lucro significativo se o seu jogo for bem-sucedido.
E sem dúvidas é de longe a melhor plataforma para publicar jogos para serem comercializados.
A escolha da plataforma para publicar seus primeiros jogos, é uma decisão pessoal e estratégica.
E você deve avaliar cuidadosamente seus objetivos, orçamento e estilo de jogo antes de fazer sua escolha.
Mas, independentemente da plataforma escolhida, lembre-se de que a consistência, o aprendizado contínuo são fundamentais.
Para o sucesso a longo prazo como desenvolvedor de jogos!
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