Criar jogos não é uma tarefa fácil, pois, as preocupações vão além das enfrentadas ao longo do desenvolvimento.
Por exemplo, qual será a melhor plataforma para publicar seu jogo, e que ira se encaixar com suas necessidades.
E é sobre isso que conversaremos hoje, te entregando algumas boas opções para você dar o primeiro passo!
Steam
Clique aqui e saiba mais!
É considerada a maior plataforma pelos desenvolvedores para publicar seus jogos, e principalmente sendo adorada pelos devs indies.
Pois, é uma plataforma justa com todos, e ter um excelente algoritmo de divulgação!
E além disso, conta com mais de 100 milhões de usuários, por estar presente em praticamente todos os países.
E para publicar na Steam, você precisa criar uma conta e preencher um formulário, que permitirá você se tornar um parceiro.
Você pode recuperar essa taxa!
Sua taxa de publicação é de 100 dólares, que atualmente está saindo 524,99 reais, para cada jogo que você publicar.
Mas, que poderá ser devolvida, assim que seu jogo alcançar uma receita bruta ajustada de no mínimo 1.000 dólares.
Pois, seu principal faturamento vem da porcentagem cobrada em cada cópia vendida.
E que varia para cada pais, mas para nós brasileiros essa porcentagem gira em torno de 30 %.
E uma dica muito bacana para você, que tem interesse em aprender mais sobre a Unity e a sua linguagem C#, e poder lançar seus jogos em diferentes plataformas, está é a sua chance.
Pois, temos um curso sensacional que te mostra a base da programação na Unity.
E de quebra você ainda vai desenvolver um jogo top down com sistema de diálogo, crafts, inimigo e muito mais.
Basta clicar na imagem ao lado para saber tudo sobre esse curso incrível!
Itch.Io
Clique aqui e saiba mais!
É uma das plataformas mais populares entre os desenvolvedores pela facilidade que eles proporcionam.
E você pode publicar jogos para diversas plataformas e até mesmo hospedar o game para rodar diretamente no navegador.
E além de permitir que o desenvolvedor distribua seu game de maneira gratuita, ou até coloque valores mínimos de contribuição.
E quando receber, eles ficam com 10% dos ganhos dos criadores em sua loja.
App Store
Clique aqui e saiba mais!
Através da Apple Store é possível publicar seus jogos e aplicativos, para dispositivos da Apple (IOS).
Nela é necessário realizar um cadastro também para informar seus dados, assim como em diversas plataformas.
Quando você criar uma conta como desenvolvedor, a Apple fornecerá algumas opções para cadastro:
- Individual – U$99 / por ano (R$ 352,75), Para desenvolvedores ou pessoas físicas.
- Organization- U$99 / por ano (R$ 352,75), para empresas que querem publicar aplicativos. E esse tipo de cadastro, é necessário o DUNS Number da empresa.
- Enterprise Program- U$ 299 / por ano (R$ 1.065,38), para empresas que querem publicar aplicativos.
- E nesse tipo de cadastro também é necessário o DUNS Number.
- Mas nesse tipo de conta, você poderá publicar aplicativos internos para sua empresa.
- Por exemplo: Aplicativo de chat exclusivo da empresa que não deve ficar publicado na Apple Store.
E uma taxa de 30% de todos os ganhos feitos na loja, para ganhos acima de 1 milhão de dólares.
Mas, para quem fizer abaixo desse valor durante o ano fiscal, pode se inscrever em seu programa de incentivo a pequenas empresas.
E assim reduzindo drasticamente essa taxa para 15% apenas.
Mac App Store
Clique aqui e saiba mais!
Aqui você tem a possibilidade de publicar seus jogos para o sistema operacional da Apple que é usado em seus Macs.
E você basicamente terá que realizar o processo de cadastro para obter a sua conta de desenvolvedor na loja.
E após a aprovação da sua conta, não é cobrado taxas para hospedar seus jogos na loja, apenas as taxas padrões.
Google Play
Clique aqui e saiba mais!
Aqui você poderá publicar seus jogos para o android, que está presente em milhões de dispositivos espalhados pelo mundo.
E sem dúvidas é um dos maiores mercados para se publicar jogos e aplicativos.
Pois, você paga uma taxa única de 25 dólares para obter a sua conta de desenvolvedor.
E em 1º de janeiro de 2022, as taxas foram reajustados para os seguintes valores:
- Para desenvolvedores inscritos no nível da taxa de serviço de 15%:
- 15% sobre o primeiro USD 1 milhão em ganhos anuais
- 30% para lucros acima de USD 1 milhão no ano
- 30% para os desenvolvedores que não estão inscritos no nível da taxa de serviço de 15%
- 15% para produtos por assinatura com renovação automática
Amazon
Clique aqui e saiba mais!
Por meio da Amazon, é possível publicar para FireOs e Android, dos seus diversos aparelhos como tablets e Tvs.
E você poder criar gratuitamente a sua conta de desenvolvedor, basta apenas que você atenda a todos os requisitos exigidos.
E sua taxa é semelhante ao da Steam onde é cobrado 30% dos teus lucros dentro da loja.
Sony
Clique aqui e saiba mais!
Para desenvolver e publicar nos consoles da Sony o processo é um pouco diferente.
Pois, são eles que escolhem os desenvolvedores para fechar as grandes parcerias e enviar seus devkits.
Mas, a Sony possui uma iniciativa para facilitar para os desenvolvedores indies.
E para ser um parceiro da Sony além de todo o processo padrão, é preciso ter uma empresa registrada formalmente.
PlayStation Store
Após ser aprovado você pode publicar na Playstation Store para Ps3, Ps vita, até para alguns aparelhos licenciados pela empresa.
Porém, apesar de a entrada como parceiro ser gratuita, a empresa já foi criticada nessa iniciativa.
Pois segundo alguns desenvolvedores, ela não da tanta visibilidade aos jogos indies.
E além de cobrar 30% dos lucros, você precisaria investir cerca de 25 mil dólares para ter mais visibilidade.
Microsoft
Clique aqui, Xbox Live ID Program!
Clique aqui, Xbox Live Creators Program!
Já para publicar na loja da Microsoft que abrange até os consoles da Xbox, existem algumas formas.
E pode ser pelo modo tradicional em que a empresa entra em contato com você oferecendo uma parceria.
E também através dos programas Xbox live Creators e Xbox ID, onde o primeiro modelo é direcionado ao desenvolvedor indie.
E permite enviar seu jogo para a loja, tendo um acesso limitado as ferramentas de apoio e menos visibilidade.
Taxas para Xbox Live Creators e Xbox ID:
Já no Id é para empresas que buscam colocar seus jogos profissionalmente e contar com todo apoio e recursos da Microsoft.
E em Ambas é pago uma taxa única, para o Live Creators 20 dólares e para o ID é 99 dólares.
Nintendo
Clique aqui e saiba mais!
Você pode publicar seus jogos na nintendo eShop, que é basicamente a loja da Nintendo.
Mas, para isso será necessário primeiramente ser aprovado por eles.
Pois, o processo é gratuito, bastando preencher alguns formulários com seus dados e aguardar a aprovação da Nintendo.
E após ser aprovado você recebera toda a documentação necessária para desenvolver seus jogos para o Nintendo Switch.
E além de receber a permissão de comprar o Kit de desenvolvimento que possibilitará desenvolver para 3DS e Wii U.
Nuuvem
Clique aqui e saiba mais!
Este é um site brasileiro, que permite você vender jogos de diferentes estilos para pc, Windows, mac e linux.
E existem diversos estúdios brasileiros famosos com jogos publicados na Nuuvem.
Por exemplo: Behold studios, Ad-Rock Games, BitCake Studio.
E até grandes jogos como Red Dead redemption 2, GTA, Borderlands, etc.
E não é cobrado taxas para publicar na Nuuvem, apenas você preenche os formulários e envia seu jogo para eles.
E quando aprovarem e seu jogos efetuar vendas, a Nuuvem cobrará uma porcentagem.
Pois, eles usam o modelo tradicional de participação nos lucros, assim como a Steam, Apple e Google.
Gamejolt
Clique aqui e saiba mais!
Este site tem uma proposta muito bacana e diferente que une o desenvolvedor indies ao Streamer produtor de conteúdo.
Pois, além de você ter a possibilidade de criar uma conta e publicar seus jogos de maneira gratuita.
É possível ceder até 10% dos teus lucros, para os Streamers que divulgarem, seu game em suas redes sociais.
Ou seja, os Streamers parceiros podem baixar gratuitamente seu jogo para divulgar em conteúdos e lives.
E cada vende realizada através desse link, você divide até 10% dos lucros.
E sem dúvidas fica bom para ambos os lados.
Cada site e empresa tem suas particularidades, vantagens e desvantagens.
Por isso, pesquise mais a respeito e principalmente, fique por dentro das suas políticas e termos de uso.
Dessa forma você poderá escolher a que melhor se encaixar em suas necessidades!
Seja o primeiro a comentar.