Construir um plano de carreira para seu estúdio é fundamental, mas é um assunto pouco abordado.
Pois, isso é crucial para o sucesso a longo prazo de um estúdio de jogos, ou até pára desenvolvedores indies.
E a fidelização de um público-alvo nichado, pode ser o melhor caminho para lançar jogos com bons lucros.
Plano de carreira: se especialize em um nicho.
Imagine um desenvolvedor indie que escolhe se especializar em jogos do gênero metroidvania.
E opta por sempre criar jogos semelhantes a esse estilo escolhido, obviamente que os primeiros trabalhos serão mais simples.
Mas, com constância e persistência, a cada novo jogo lançado esse desenvolvedor irá lapidar suas habilidades.
E aprender com os erros e acertos obtidos nos jogos anteriores, sempre se baseando nos feedbacks dos jogadores.
E assim ele pode começar criando um jogo de plataforma simples, lançar, e colher feedbaks.
Mas, no segundo ele melhora a experiência do primeiro e adiciona mais elementos.
E assim por diante, até que após o 5 jogo lançado, a qualidade estará incomparável, e el faz um sucesso relativo.
E a partir desse momento, esse desenvolvedor evoluiu o jogo de um simples plataforma 2D para um metroidvania.
Ou seja, a tendência é a cada novo jogo, a qualidade aumentar drasticamente.
E o desenvolvedor, lançar jogos cada vez mais divertidos e interessantes, pois, estará constantemente se refinando nesse nicho.
E o ponto aqui é que após diversos lançamentos essa cara fidelizou um público que nichado e fiel.
Pois, será um público que já conhece a qualidade dos seus jogos e, já saberão o que receberá.
Consolidando sua marca
Podemos observar o efeito de se seguir o caminho exemplificado anteriormente no jogo Zup.
Pois, é um jogo minimalista, feito por um só desenvolvedor, mas que conta com mais de 15 títulos lançados.
E alguns com mais de 12 mil reviews na Steam, e em média todos muito bem vendidos e avaliados.
E o fato é que esse desenvolvedor se especializou em um nicho, e lapidou o mesmo jogo para seu ápice.
Ou seja, ele consolidou um público fiel que sempre comprará cada novo lançamento do seu estúdio.
E aqui está o erro de muitos desenvolvedores, atirar para todo lado, buscando criar jogos muito diferentes.
E no fim tendo sempre que construir um novo público saindo do zero, para cada jogo lançado.
A fidelização do público ocorre porque os jogadores se identificam não apenas com o gênero do jogo.
Mas também com a visão e a competência do estúdio na criação desse tipo específico de experiência.
E isso beneficia não apenas a comunidade de jogadores, mas também o estúdio como um todo.
Pois, a longo prazo pode ajudar seus jogos conseguirem sempre uma base minima de vendas.
Abaixo você pode ver um vídeo mais detalhado sobre a estratégia usada pelo jogo ZUP!
Seja o primeiro a comentar.