Pixel arte é um dos estilos artísticos mais consolidados atualmente, nos trazendo um forte sentimento de nostalgia.
Pois, é um estilo de arte muito ligado aos jogos, e uma das suas vantagens é que qualquer pessoa pode aprender.
E basta se dedicar, e treinar as técnicas desse estilo… Então hoje você vai descobrir como desenhar árvores mais realistas.
Descubra seu estilo!
Antes de começarmos, gostaria de dizer que cada um possui seu estilo de desenhar.
E não existe o estilo certo ou errado, pois, a Pixel Arte permite você se descobrir e evoluir conforme pratica.
E então as dicas que darei aqui são referentes a como aprendi e como gosto de fazer.
Mas, não se limite só a essas dicas, pratique muito e evolua, e agora bora pôr a mão na massa!
Tronco da Árvore
Passo 1: Selecione as cores
Neste desenho usei 5 tons de cores para trazer mais detalhes, e principalmente acentuar diferenças de luz e sombra.
E então selecione uma cor base, e a partir dela, escolha dois tons mais claros e dois mais escuros.
Porém, faça isso tanto para o tronco da árvore, quanto para as folhas, ambos precisarão de 5 tons de cores.
Passo 2: Silhuetas
Vamos começar pelo tronco da árvore, e aqui você precisa selecionar o tom de cor base, o que está no meio.
E isso é importante para ajudar a visualizar melhor, a evolução do seu desenho conforme adiciona as outras cores.
E agora você precisa criar a silhueta desse tronco de árvore, faça no estilo que te agradar.
Mas, sempre comece com a base da árvore bem larga, e conforme sobe para os galhos, vá afinando-os.
Passo 3: Adicione relevo
Primeiro, escolha a posição da fonte de luz, para adicionar as sombras no lado oposto.
E agora você seleciona o primeiro tom escuro, a partir do tom base, e pinte mais sombras do lado oposto a luz.
Mas, a dica é pintar formas de sombras como se fossem rachaduras pela árvore, podendo ou não se conectar.
Pois, trará a sensação de casca com relevo irregular no tronco, lembrando: coloque mais sombras ao lado oposto da luz.
Passo 4: Focos de Luz
Agora como no passo anterior, você escolherá o primeiro tom de cor mais claro, a partir da cor base.
E nas áreas do tronco, preenchidas com o tom de cor base, você fara a mesma sequência de desenhar rachaduras.
Mas, agora com o tom de cor mais claro, e a dica é manter sempre a irregularidade nas formas.
E não preencha toda cor base com esse tom claro, essas manchas apenas acentuam locais de maior incidência de luz.
Passo 5: Detalhes finais
Agora que sobrou só a cor mais escura e a cor mais clara, vamos só detalhar o tronco com elas.
E com o tom mais escuro, você pintará novamente rachaduras, mas apenas dentro das partes de sombra do tronco.
Pois, essa cor acentua a sensação de profundidade no relevo da árvore.
E com o tom mais claro, você pintará nas partes mais claras do troco, pequenos pontos e riscos.
E lembre de usar pequenas formas irregulares, pontos únicos, alguns se conectando e outros não.
Pois, essas duas cores acentuarão os detalhes da árvore, e trazem a sensação de desenho 3D.
Folhas da Árvore
Passo 1: Formato da folha
Para criar as folhas, precisaremos trabalhar com as camadas ou layers do programa, no meu caso usei o Aseprite.
Mas, caso esteja utilizando outro programa, pesquise como usar as camadas nele, para facilitar aqui.
E o primeiro passo é criar uma silhueta de um ramo de folhas, com a cor mais escura dos 5 tons escolhidos.
E você pode duplicar esse ramo em mais 3, e pintar cada ramo com as outras cores, menos a cor mais clara de todas.
E assim você terá 4 ramos iguais, mas com cores diferentes.
Passo 2: criar a copa da árvore
Com o ramo mais escuro, você precisará copiar ele, e criar uma camada que fique atrás do tronco da árvore.
E nessa camada de fundo, vamos colar esse ramo copiando várias vezes, até chegarmos no formato da copa inteira.
E não se preocupe com os espaços vazios dentro do formato geral, afinal eles darão a sensação de folhas.
Pois, mesmo as árvores possuindo muitas folhas, existem pequenos espaços vazios que permitem ver o céu atrás delas.
Passo 3: grupos de folhagens.
Bom agora com o próximo ramo de folha, de tom mais claro, vamos repetir o processo.
Porém, dessa vez criamos uma layer a frente da layer do tronco da árvore, e vamos colar esse ramo nela.
Mas, vamos fazer pequenos grupos de folhagens com esse shape de ramo, e que fiquem dentro da copa da árvore.
Passo 4: adicionando mais camadas
Agora basicamente é repetir esse processo, com os outros 2 ramos de cores mais claras que sobraram.
E basta criar uma camada a frente para cada um deles, e sempre colando os shapes, em grupos de folhagens.
E dessa forma, sua copa passa a impressão de folhagens bem distribuídas com cores diferentes.
Pois, temos a visão tanto das folhas mais claras, quanto as mais escuras no interior da árvore.
Passo 5: Detalhes finais
Os detalhes finais são muito semelhantes ao que fizemos na árvore, adicionando traços de luz nas folhagens.
E usaremos o tom mais claro, para fazer traços de luz nas ramas mais claras do desenho, contornando a lateral das folhas.
E você pode repetir esse processo, nas camadas abaixo, contornando as folhagens com um tom mais claro que elas.
E isso vai trazer uma mistura de cores, que trará a mesma sensação de desenho 3D para as folhas também.
Tenho certeza de que com essas dicas, suas árvores vão melhorar demais, principalmente se adicionar mais técnicas avançadas nelas.
Minhas primeiras árvores não eram nem de longe parecidas com essas, mas após estudar o Aprenda Pixel Art, consegui evoluir demais.
Pois, lá eu entendi tudo o que fazia de errado, e posteriormente aprendi as técnicas mais avançadas desse estilo de arte.
Vou deixar o link para você conhecer também esse curso incrível que te ensina do 0, a criar as melhores pixel arts.
Basta clicar na imagem ao lado para saber mais, e esperamos que tenha curtido esse tutorial cheio de dicas para você!
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