Pixel art é um estilo de arte que muitos acreditaram que seriam extintos pelos jogos 3D com modelos realistas.
Mas, na verdade, ele se consolidou e está vivo até os dias de hoje, trazendo nostalgia para muitos jogadores.
E ainda evoluiu demais ao longo dos anos, para artes muito complexas, mas afinal qual é a melhor?
Como surgiu as artes em Pixel?
Na década de 1980 os consoles e processadores da época não tinham um alto poder de processamento.
E muitos dos jogos eram vendidos em cartuchos, que tinham um espaço de armazenamento muito pequeno também.
E por conta dessas limitações, os desenvolvedores precisavam inovar para superar essas barreiras.
E assim surgiram os jogos feitos em pixel, que é a menor unidade de renderização em qualquer dispositivo com tela.
E dessa forma eles organizavam os pixels, para representar personagens, cenários, enfim, toda ambientação do jogo.
E conseguiram um estilo de arte bonito para a época, e, ao mesmo tempo, extremante pequeno e leve.
A era de ouro da Pixel Art
As primeiras, pixel artes eram feitas na proporção de 8X8 pixels, como Pac-Man e Space Invaders, por exemplo.
E os processadores 8 bits foram amplamente explorados pelos jogos, ganhando até a fama de “Geração 8 bits”.
Mas, entre 1990 a 1996, houve uma grande disputa entre: sega e Nintendo, conhecida como a “Gerra dos Consoles”.
Pois, às duas marcas lutavam para dominar a geração 16 bits, que trouxe uma evolução no padrão das artes.
E com as melhorias dos processadores, os jogos em 16 bits podiam trazer artes maiores e mais complexas.
E com muito mais definição, profundidade e camadas nos cenários e personagens, dando muito mais liberdade criativa.
E nesse período foi a era de ouro para a Pixel art, pois, era o estilo que mais recebia jogos.
Mas, que durou até a chegada dos primeiros jogos em 3D, próximo ao fim da década de 90.
E foi onde muitos acreditaram ser a morte das Pixel arts.
Facilidade para criar Pixel Arte
Durante muitos anos a Pixel art ficou mais adormecida por conta dos grandes jogos em modelos 3D e realistas.
E isso fez com que as limitações de processamento deixassem de existir, por conta dos novos processadores poderosos.
E também houve uma facilitação no acesso das Engines e programas para pixel arte, para o público.
E com isso o desenvolvimento de jogos indie, tem ganhado muita força, e se apoiando muito em Pixel arte.
Pois, atualmente existe um público gigantesco de jogadores que adoram jogos em Pixel Arte por trazer a nostalgia do passado.
E para os Pixel artistas e desenvolvedores ficou muito mais fácil de trabalhar com esse estilo.
Pois, hoje podemos criar artes grandes e complexas sem se preocupar com nenhuma limitação tecnológica.
Por exemplo, jogos como Blasphemous dão um show em fazer cinemáticas com artes extremamente gigantescas.
E sem contar em todo o cenário extremamente complexo e realista, que encontramos no jogo!
Mas, isso não quer dizer que as pixel artes antigas são ultrapassadas, apenas por serem mais simples.
Pois, existem jogos que preferem usar um estilo mais 8 bits, ou 16 bits, justamente pelo fator “nostalgia”.
E dessa forma, os desenvolvedores podem escolher um estilo de arte mais realista ou mais “retro”.
Por fim, atualmente jogos em pixel arte ainda são muito bem aceitos no mercado, e ainda temos mais opções de estilos.
E a única limitação existente é a habilidade do pixel artista em si, que vai limitar o quão complexo será sua Pixel Art.
Mas, isso pode ser facilmente resolvido com estudo e prática, e um bom curso pode entregar tudo que você precisa.
Por exemplo, o curso Aprenda Pixel art é conhecido como o melhor curso do mercado justamente por isso.
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