Pixel art é um estilo artístico retro que é muito utilizado em jogos mesmo nos dias atuais.
E você com certeza deseja aprender a criar suas próprias Pixel Artes, mas não sabe por onde começar, certo?
Pois, este é o seu guia definitivo para Pixel Art, onde você encontrará tudo que precisa saber para começar hoje mesmo.
Pixel Art: O que é um Pixel?

Um pixel é a menor unidade de uma imagem digital, representando um único ponto de cor na tela.
E cada Pixel combina três cores primárias (vermelho, verde e azul) para formar uma ampla gama de cores.
E são as combinações de diversos Pixels que permite aos monitores exibirem suas imagens.
O que é Pixel Art?

Já que todas as imagens são compostas por pixels, logo tudo é Pixel Art?
E isso não é verdade, pois, a Pixel Art é uma forma de arte digital onde organizamos cada pixel para formar imagens.
Mas diferente das grandes escalas dos monitores, as pixel artes tem padrões de tamanho muito reduzidas.
Quais são os padrões comuns de Pixel Art?

Normalmente em Pixel Art, especialmente focada para jogos, existem alguns padrões extremamente comuns de se trabalhar.
E são: 8X8 px, 16X16 px, 32X32 px, 48X48 px, 64X64 px, 96X96 px e 128X128 px.
E acima disso já são consideradas artes muito complexas para jogos ou até “PixelRealistas”.
Por qual nível começo?

Comece respeitando as etapas e o seu processo evolutivo, entre 8×8 até 32X32 está excelente para um iniciante.
E obviamente fazendo uma progressão saindo de arte no padrão 8X8 até conseguir lidar com 32X32.
Mas, de 48X48 até 64X64, é para os pixel artistas intermediários, e de 96X96 acima, deixe só para os avançados e profissionais.
Por onde eu começo a criar Pixel Art?

Antes de tudo você precisará de um software, e existem diversas opções excelentes.
Por exemplo, para computador use: Aseprite (pago), Piskel (gratuito), Pixilart (Gratuito).
E os dois últimos sugeridos rodam até mesmo em computadores antigos desde que tenham internet, pois, são pelo navegador.
E para criar no celular você pode usar o Pixel Studio que é gratuito.
Escolha uma referência

Você pode criar um novo projeto no seu software utilizando os padrões para iniciante, mencionados anteriormente.
Mas é importante definir qual desenho você irá criar: uma maça, uma árvore, uma pedra, um guerreiro, etc.
E principalmente usar referencias para te ajudar a criar um desenho mais interessante.
Evite erros básicos

Como este é o seu primeiro contato, certamente você cometerá erros básicos em suas artes.
Mas é normal, pois, conforme avançamos em nossos estudos, percebemos mais esses erros.
Por exemplo: Doubles, Jaggs, Cores Saturadas, Luz e sombra, etc.
Doubles

Os Doubles acontecem mais em linhas que fazem ângulos, sendo basicamente pixels dobrados.
E que criam quinas ou serrilhados, engrossando elas, tirando toda a suavidade da arte, em geral.
E o ideal é sempre retirarmos os Doubles, e suavizar o máximo possível a linha do desenho.
Jaggs

Os Jaggs acontecem quando criamos uma linha reta em ângulo, que inicia em um valor padrão.
Mas do nada mudamos esse padrão, por exemplo, subimos de 2 em 2 px e de repente fazemos uma linha com um valor diferente.
Quebrando o padrão, deixando um aspecto bem desagradável, corrija buscando sempre um padrão de pixels uniforme nas linhas.
Cores Saturadas

Comumente acreditarmos que um tom saturado e chamativo vai deixar nossas artes mais belas e destacadas.
Mas, na verdade, causa o efeito contrário, cansando a vista de quem esta olhando suas artes com tons intensos.
Então, busque escolher tons médios a princípio, nem saturados demais e, nem sem saturação.
Luz e Sombra

Toda arte precisa trazer efeitos de Luz e sombras para alcançarem aquele aspecto 3D mais chamativo.
E você deve sempre definir o foco de onde vem a luz, para poder distribuir as cores corretamente.
Ou seja, cores claras para os pontos de maior foco de luz, e sombras coerentes para onde a luz não chega tanto.
Outline

Outline é o contorno que adicionamos em nossos desenhos para que ele se destaque do fundo.
E você pode ou não adicionar Outlines em seus desenhos, pois, o fato de não ter não é um erro.
E comumente usamos o contorno em preto ou até em branco para destacar nossas artes.
Outline colorida

Mas um macete muito bacana para as outlines é contornar seu desenho com linhas coloridas.
Mas, as cores não são aleatórias, escolha uma cor mais escura na mesma tonalidade da parte colorida do objeto.
Por exemplo, se a pintura interna é verde, selecione um verde-escuro, se for azul-claro, use um azul-escuro, etc.
Use Silhuetas

Outra dica extremamente importante e que facilita a criação das suas Pixel Artes são as Silhuetas.
Ou seja, nunca inicie sua arte já detalhando ela e criando como se, já estivesse sendo finalizada.
Faça uma silhueta, avalia se a forma te agrada, e aos poucos adicione os detalhes.
Passos de criação de Pixel Art

Isso não é regra, mas facilita: comece pela silhueta do desenho, e corrija até chegar na forma ideal.
E ai adicione os detalhes como roupas, acessórios, rosto, mas tudo com uma cor única.
Pra só então no último passo detalhas, adicionando luz e sombra, colocando mais tons de cores, por última animação.
Padrão de Pixel Art para jogos

Uma dúvida comum é qual padrão de Pixel art devo seguir para as artes do meu jogo.
E uma dica é usar de referência seu personagem principal, se ele feito em 32X32, use esse padrão para todo o jogo.
Ou seja, cada elemento que você criar, coloque seu jogador ao lado para sempre comparar as proporções.
Mas, e os Chefões?

É comum sim Chefões ou alguns inimigos, ou elementos serem maiores que seu jogador.
E a questão não é que o limite é apenas 32X 32, obvio que um chefe nesse caso pode ter 64 px de altura.
Mas, ao colocar o jogador do lado, eles precisão parecer harmonioso entre si, precisão parece fazer parte do mesmo mundo.
Existem inúmeras outras dicas e técnicas que poderíamos dar como, por exemplo:
Teoria das cores, Pixel Perfect, Camadas.
Mas não caberia tudo aqui, e essas dicas básicas desse artigo já vão te ajudar demais a começar bem na Pixel Art.
Porém, se você quiser aprender Teoria das cores, Pixel Perfect, Camadas e até técnicas avançadas de pixel art, temos o curso Aprenda Pixel Art que te ensina tudo isso e muito mais.
Olha só as artes de alguns dos nossos alunos!




E muitos saíram do absoluto zero com o curso você acredita? Ta esperando o que pra evoluir também?
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