Pixel art é um dos estilos mais democráticos de se aprender devido a sua facilidade.
Por ser um estilo de arte pequeno, podemos aprender os conceitos básicos mais rapidamente.
Porém, muito sentem uma grande dificuldade para sair de uma arte 32X32 para arte 10 vezes maiores, por exemplo.
Pixel Art: porque começar pequeno?
É um consenso geral para qualquer área que devemos sempre iniciar começando pelo simples.
Pois, é necessário treinar e fixar a base do conhecimento primeiro para depois explorar técnicas mais complexas.
E na pixel art não é diferente, primeiro começamos com artes no padrão 8X8, 16X16, 32X32, e assim por diante.
Mas muitos encontrar um baita problema quando precisam criar artes maiores que esse padrão.
Por exemplo, quando precisam criar uma arte para um cenário de um jogo, que normalmente é bem maior.
E ao tentar desenhar a arte de uma vez, se frustram devido à complexidade e a falta de noção de espaçamento.
E aqui o processo de criação é um pouco diferente, pois, precisaremos seguir alguns passos.
Padrão do personagem
Cenários para jogos dão um pouco de trabalho, pois, acima de tudo precisam respeitar o padrão de tamanho do personagem.
E aqui a primeira coisa é criar antes o personagem do jogo, para já definir o seu padrão de tamanho.
Pois, vamos precisar dele para ser a nossa referência de tamanho para as artes que irão compor o cenário.
E o próximo passo agora é definir os elementos que irão compor a cena e começar a construir a arte.
Mas, aqui é onde muitos erram, pois, já criam, um arquivo gigante e saem desenhando toda a cena.
E isso pode te dificultar a criar uma cena de um tamanho coerente com o padrão do personagem do jogo.
Crie Separadamente.
A principal dica que vai te ajudar a criar uma cena consistente, é criar cada elemento separadamente.
E aqui você vai criar um novo arquivo, arrastar o personagem para ele, e começar a criar usando ele de referência para tamanho.
E dessa forma você terá diversas vantagens, como, por exemplo, manter um padrão coerente.
Pois, mesmo que seja um machadinho ou uma árvore, você respeitará esse padrão para a arte final.
E outra grande vantagem, é o fato de você conseguir usar esses arquivos separados para criar esses assets.
Pois, todos esses elementos de cenários depois, podem se tronar props de fato em seu jogo.
E você precisará criar as animações desses props de forma independente da arte principal.
E assim que você estiver com todos os elementos prontos, ai sim criaremos arte completa.
Por exemplo, aqui nessa arte eu criei o arquivo do tamanho 640X360, seria de fato muito difícil desenha direto nesse arquivo.
Mas, como eu criei todos os elementos em arquivos independentes, seguindo essa dica, tudo ficou mais fácil.
Pois, bastou apenas organizar cada elemento posicionado no seu devido lugar, até formar essa arte gigantesca!
E inclusive já estou usando essa arte para criar um jogo!
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E logo abaixo deixaremos o link de uma super aula ensinando diversas técnicas avançadas para esse estilo de arte grande.
Como, por exemplo, criar artes realistas, ou até reflexos de água em pixel art, bora lá conferir.
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