Um “pitch” nada mais é do que uma apresentação curta e convincente.
E que os desenvolvedores fazem para transmitir a essência do jogo a potenciais investidores.
Pois, com ela é possível destacar os pontos fortes e despertar o interesse deles para conhecer seu projeto.
Pitch: A quem é destinado?
Desenvolver jogos muitas vezes é muito custoso, e muitas equipes buscam financiamento externo para cobrir esses custos.
E um Pitch bem elaborado pode atrair investidores “anjo” ou Publishers que estão dispostos a apoiar financeiramente o projeto.
E fazendo seu jogo ter um ar mais profissional, o que é crucial para convencer seus financiadores da seriedade do trabalho.
Por isso, seu pitch precisa ser o mais completo possível, mas de forma direta.
E dando de cara todas as informações necessárias para o investidor se inteirar rapidamente do projeto.
Por exemplo, inicie falando do seu jogo já nas primeiras páginas: o que ele é, sinopse da história caso tenha e, as mecânicas planejadas.
Pois, assim você evita gastar o tempo mais precioso da total atenção deles, no início da conversa, com coisas irrelevantes.
E principalmente deixe claro quais as plataformas que vocês desejam publicar o jogo.
E recomendável que você use o máximo de imagens possível para ilustrar o assunto que esteja falando.
Pois, assim eles conseguirão visualizar melhor o que o seu jogo será, na prática.
E com imagens, gifs e vídeos, você evitará que a proposta do seu jogo desvie do que realmente ele será.
Informações importantes
Saber apresentar sua equipe pode diferenciar o amador do profissional.
Pois, isso irá passar muito mais confiança, de que serão capazes de finalizar o trabalho.
E aqui elabore uma boa descrição das habilidades de cada membro.
E caso tenham experiências anteriores não deixe de citar, para dar ainda mais credibilidade.
Mas, o mesmo vale caso você esteja desenvolvendo sozinho, faça uma boa descrição das suas habilidade.
E não deixe de citar projetos e trabalhos passados, caso tenha muitos, escolha apenas os melhores e mais profissionais.
E principalmente uma Demo do seu jogo é indispensável para mostrar o andamento em que se encontra o desenvolvimento.
Mas, tome muito cuidado, pois, aqui, você precisa entregar a Demo mais “polida”, e o mais livre possível de Bugs e problemas.
E principalmente deixe claro para eles em qual versão sua Demo está, se é alpha, beta ou vertical Slice.
E outro detalhe é que muitos desenvolvedores sentem medo nessa hora de dizer o que realmente precisam.
Mas saiba que os investidores já estão acostumados a negociar valores.
Por isso , faça um balanceamento coerente do que você precisa: portabilidade, marketing, presença em eventos, localização do jogo, teste de qualidade.
Pois, dessa forma seu investidor terá mais convicção de que realmente você e a sua equipe tem um planejamento solido para o jogo.
Quanto pedir?
Essa é uma questão bem pessoal e particular de cada projeto, vai de pender muito também dos gastos e prazos do projeto.
E para uma referência um valor médio tranquilo para um publischer de médio porte seria de 50 mil.
E para uma publisher de médio porte, até 300 mil.
Mas, estes são valores médios referencias, tudo vai depender de como for a negociação do seu jogo.
Porém, é importante fazer o balanceamento do quanto você e sua equipe irão necessitar.
E dividir até mesmo qual a porcentagem da grana, é destinada para qual área.
E sempre ilustre em gráficos, estilo “pizza” mesmo, para deixar tudo o mais visual possível.
Não esqueça de acrescentar na soma o pagamento mensal dos integrantes, por quantos meses.
E também o quanto seu game se mostra promissor, para convencer o investidor que é um produto com grande potencial de lucros.
E é extremamente importante dar alguma prova social de que o seu jogo já está sendo bem aceito pelo público.
Pois, isso traz um peso ainda maior na decisão do investidor.
Por exemplo, se o seu jogo já tem página na Steam e possui listas de desejos, essa informação é quase que uma obrigação constar no seu Pitch.
E se você possui redes sociais ou uma comunidade, coloque os números dessas redes sociais.
Ter um bom Pitch do seu jogo em mãos é o diferencial que definirá se você conseguirá ou não investidores.
Pois, além de deixar a reunião muito mais organizada e entregando informações claras e precisas.
Você ainda passa um ar muito mais profissional para seu possível investidor.
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