Na criação de um jogo jogo completo saindo do zero, existem 4 pilares centrais que são a base.
E é muito importante para quem quer iniciar no ramo de desenvolvimento de jogos, conhecer quais são esses pilares.
Pois, dessa forma você poderá escolher uma dessas áreas que se familiarize, para se profissionalizar para o mercado de jogos.
Programação
A programação envolve o desenvolvimento do código e sistemas que permitirão as interações que ocorrem no jogo.
E isso inclui a programação de personagens, ambientes, itens, sistemas de pontuação, interface do usuário, etc.
Mas, programadores também trabalham na criação de mecanismos que controlam a física do jogo, movimento e colisões.
E também trabalham na otimização do código para garantir que o jogo execute de forma suave e sem problemas.
E isso mesmo em hardwares mais antigos, ou diferentes dispositivos como consoles, computadores e celulares.
Pois, a programação é uma parte essencial do processo de desenvolvimento de jogos e permite que os jogadores experimentem jogos emocionantes.
Criação de Artes
A parte artística é responsável pela criação dos elementos visuais que compõem o mundo do jogo.
E são separados em 2D e 3D, que são subdividos em estilos específicos como: pixel art, carton, Low poli,etc.
Pois, em jogos 2D, são criados sprites, que são imagens que representam personagens e objetos em diferentes posições e estados.
E diversas sequencias de imagens para dar a ilusão de movimento.
Usando por exemplo softwares, como Adobe Illustrator, Photoshop ou Aseprite, para a criação desses sprites.
Mas, em um jogo 3D, são criados modelos tridimensionais dos personagens, e cenários que usam polígonos.
E usam softwares de modelagem e animação 3D, como Blender, por exemplo, para criar modelos 3D detalhados.
Mas, também ferramentas de texturização e iluminação, trazendo a sensação de profundidade e realismo ao mundo do jogo.
E a parte artística é essencial para criar um jogo visualmente atraente e imersivo que prende a atenção dos jogadores.
Game design
É responsável por planejar e definir a jogabilidade e a experiência do usuário em um jogo.
Pois, o designer de jogos é responsável por criar os conceitos, regras, mecânicas e sistemas que dão vida ao jogo.
E trabalham em conjunto com a equipe de desenvolvimento para criar a visão geral do jogo, definir os objetivos, os desafios.
E os sistemas de recompensa, assim como determinar a história e os personagens.
Mas, também são responsáveis pela criação do design de níveis, que define a progressão do jogador pelo jogo.
E sendo responsável também por testar e equilibrar o jogo, identificando problemas de jogabilidade.
E ajustando os sistemas e regras para garantir que a experiência de jogo seja desafiadora e satisfatória.
Pois, podem incluir, por exemplo, a criação do GDD, com o design dos personagens, interface de usuário, roteiros, etc.
E a comunicação eficaz com outras equipes, como a equipe de programação e a equipe artística.
Mas, a missão do game designer é garantir que a jogabilidade, a história e a experiência do usuário sejam divertidas, engajadoras e envolventes.
Criação de Música e efeitos sonoros
A música e os efeitos sonoros são elementos cruciais e ajudam a criar a atmosfera, imersão e emoção do jogo.
E o áudio Designer é responsável por criar todos os sons e músicas que o jogador ouvirá durante o jogo.
Pois, a música é composta para ajudar a criar a atmosfera e a emoção que o jogo deseja transmitir.
E geralmente são criadas músicas para cada nível, temas para personagens e eventos importantes.
E também sons ambientes para ajudar a criar a sensação de um mundo vivo e em movimento.
Mas os efeitos sonoros, por sua vez, ajudam a adicionar camadas de realismo e imersão no jogo.
E aqui está incluso todos os sons que o jogador ouve ao interagir com o ambiente ou com outros personagens.
Por exemplo o som de uma espada sendo puxada, o som de um motor de carro ou o som de uma explosão, por exemplo.
E um Sound designer trabalha em estreita colaboração com as outras equipes de desenvolvimento de jogos.
Para garantir que a música e os efeitos sonoros estejam alinhados com a visão geral do jogo, por exemplo.
E incrementar ainda mais a experiência do jogo como um todo.
Porém, todas estas áreas são extremamente fundamentais para um excelente resultado final em um jogo.
E é comum um desenvolvedor indie ter que lidar com todas estas áreas na criação dos seus jogos.
Mas, recomendamos fortemente que foquem em uma delas para se especializar, e dominar a fundo.
E sempre que possível fechar parcerias para as demais áreas, melhorando a qualidade final do jogo como um todo.
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