As colisões em um jogo podem ser consideradas, um dos sistemas mais importantes e a base de tudo.
Pois, toda a lógica dos jogos são criadas com base no sistema de colisão, gerenciando a ação e a reação.
E a grande vantagem de usar Game Engines como a Unity, por exemplo, é a liberdade para customizar as colisões.
A praticidade dos colisores
Na Unity, já recebemos totalmente pronto, um sistema completo que gerencia a física e a colisão.
E também recebemos uma vasta opção de colisores, de diferentes formas, que encaixam muito bem em diversas situações.
E dessa forma basta escolher um colisor com o formato que mais se aproxime, do formato que você precisa.
Mas, um ponto bacana é que na Unity temos a possibilidade de customizar as colisões dos nossos objetos.
E usando o Physics Shape, é possível moldar de uma maneira mais refinada, a forma do colisor que você desejar.
Polygon Collider 2D
Um dos colisores mais versáteis é o Polygon Collider 2D, que é um colisor Poligonal com vértices ajustáveis.
E você pode adicionar mais pontos de vértices ou retirar conforme a sua necessidade.
Porém, ao adicionarmos ele em algum objeto, por padrão, já vem com um certo ajuste, tomando a forma do sprite.
Mas, essa colisão não chega a ser tão precisa em alguns momentos, necessitando um ajuste manual.
E dependendo do projeto fica meio inviável ter que sempre configurar manualmente essa colisão.
Mas, uma forma bacana de fazer esse ajuste é através do Physics Shape, diretamente nas configurações do sprite.
Pois, dessa forma, o Polygon Collider sempre assumirá o formato de colisão que você de fato deseja.
Physics Shape
Para isso vamos diretamente nas configurações do Sprite, fazer alguns ajustes para melhorar essa colisão.
E primeiro vamos em uma opção chamada “Generate Physics Shape”, e marcamos a caixa como verdadeira.
E agora vamos à opção “Sprite Editor”, e nas opções escolhemos o “Custom Physics Shape”, para customizar o colisor.
E você pode clicar em “Generate”, para gerar um colisor, e você pode editar seu formato arrastando os pontos criados.
E também excluir pontos existentes, ou clicar sobre a linhas para criar pontos de ajuste.
Mas, outra opção também é criar uma box de colisão pressionando o botão esquerdo do mouse, segurando e arrastando.
E após criado, fazer todos os ajustes que desejar, e dar um “Aply”, para aplicar e salvar as alterações realizadas.
E, ao adicionar um Polygon Collider ou dar um “Reset”, caso já tenha adicionado, ele assumira o formato definido.
Esses ajustes são muito bem vindos em diversas situações dentro do jogo, por exemplo, em tilemaps, escadas, etc.
Pois, normalmente os colisores em escadas não são perfeitamente gerados, impedindo uma boa movimentação sobre elas.
Mas, é sempre bom lembrar que não se deve abusar desse tipo de colisor, pois, ele pode pesar no processamento.
Pois, dependendo da quantidade de vértices geradas, os cálculos de física na engine serão aumentados drasticamente.
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